Agora os Boletos pagos até as 13h30 passarão a ser liquidados no mesmo dia

Mudança valerá a partir de sexta-feira (15/3) e trará mais agilidade no recebimento de valores pagos por meio do boleto

 

Boletos bancários pagos até as 13h30 passarão a ser liquidados no mesmo dia a partir desta sexta-feira (15/3), informou a Federação Nacional dos Bancos (Febraban). A mudança dará mais agilidade ao processo de compensação do pagamento, que é quando a pessoa física ou a empresa recebe o valor pago por meio do boleto. Essas alterações mudarão apenas o tempo para receber o dinheiro. Para pagar o boleto, a Febraban afirma não haver mudanças.

Isso significa que o credor poderá receber o dinheiro pago por meio de boleto no mesmo dia, a depender do contrato que tenha com o banco. Até então, para que um valor pago por boleto chegasse à conta, era necessário até três dias úteis. Isso ocorre porque os bancos precisam repassar o valor pago para a instituição que deve receber, e o prazo para isso acontecer é de até 72 horas úteis.

A alteração nas compensações de boletos vai abranger as operações realizadas em 136 bancos no país. “A mudança trará mais agilidade para o cobrador, e vai beneficiar muito o comércio. No caso do e-commerce, por exemplo, vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”, avalia Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Boletos

Os boletos, utilizados como meio de pagamento de contas de energia, internet, escolas, academias, condomínios, planos de saúde, consórcios, financiamentos, cartões de crédito e cobrança entre empresas, contabilizaram 4,2 bilhões de documentos transacionados no ano passado, de acordo com a Febraban. Essas transações resutaram no movimento de R$ 5,8 trilhões.

Essa não é a primeira vez que o sistema bancário faz mudanças nos boletos. A alteração mais recente ocorreu em julho de 2017, quando a Febraban anunciou o sistema de pagamento de boletos, batizado de Plataforma Centralizada de Recebíveis (PCR).

A PCR fez com que fossem impressos, no boleto, dados exigidos pelo Banco Central: CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento, valor, além do nome e número do CPF ou CNPJ do pagador. Outra novidade foi a possibilidade de pagar boletos vencidos em qualquer banco.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.