8 benefícios de como a IA generativa pode ser uma aliada na comunicação dos RHs das empresas

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A Inteligência Artificial generativa, que possibilita respostas rápidas a poucos cliques de distância, está em crescimento nas empresas em diversas áreas, entre elas, os departamentos de Recursos Humanos. Uma pesquisa global da IBM mostrou que ao menos 41% das empresas brasileiras já utilizam a IA no dia a dia, com uma tendência de ascensão para os próximos anos.

Para falar sobre a importância desse assunto, o especialista Leandro Alvarenga, CEO da Flashvolve, uma Enterprise Tech que tem como objetivo potencializar o engajamento entre as empresas e seus colaboradores, clientes ou parceiros por meio de experiências personalizadas com Inteligência Artificial e Criativa entregues pelos principais meios de comunicação, lista os oito benefícios das ferramentas de IA nos RHs das empresas:

  1. Banco de respostas automatizadas para perguntas frequentes: sempre há perguntas que são realizadas com frequência. Com a ferramenta de IA, é possível construir um banco de respostas padrão que são automatizadas e consultadas em menos de um minuto, economizando tempo.

2.              Geração de conteúdo para a Comunicação Interna:  um dos maiores desafios das companhias nos dias de hoje é a comunicação. Com a IA, é possível gerar conteúdos para fortalecer a comunicação interna e, consequentemente, a marca empregadora, melhorando a imagem com os colaboradores.

3.              Produção de conteúdo para treinamento e desenvolvimento:  tanto para quem está chegando quanto para os colaboradores que já têm um tempo na empresa, é preciso ter um programa de desenvolvimento permanente que traz conteúdos conectados com o mercado de trabalho. A partir da IA, é possível elaborar cronogramas do que será abordado e adaptá-los à cultura da empresa, gerando economia de tempo e proporcionando espaço para a criatividade. 

 

4.              Otimização do processo de recrutamento e seleção: um dos maiores desafios dos departamentos de Recursos Humanos é, sem dúvidas, o recrutamento e seleção em meio a milhares de currículos e pouco tempo para encerrar o processo seletivo. Com a IA é possível filtrar os candidatos mais aderentes às vagas e selecionar os melhores para as próximas etapas. 

5.              Simplificação nas tarefas administrativas: no dia a dia, os RHs têm diversas tarefas repetitivas, o que acaba despendendo um tempo valioso. Ao implementar a IA, as burocracias do cotidiano ficam mais leves, proporcionando espaço para pensar no estratégico e na criatividade. 

6.              Ajuda na avaliação de desempenho: um outro desafio é a gestão de planos de carreira dentro das empresas. A partir da IA, é possível gerar dashboards que trazem uma avaliação completa no que foi desenvolvido pelos colaboradores ao longo de um período, além de feedbacks que são importantes para o processo de evolução e promoções. 

7.              Melhores análises nas pesquisas de clima:  precisa saber o que precisa ser melhorado na empresa? Com as soluções de IA, é possível não somente automatizar o processo, como também ter um compilado de dados estatísticos que trazem uma análise completa

8.              Melhora na experiência do funcionário: a IA otimiza o tempo no dia a dia e permite uma maior proximidade dos colaboradores, o que consequentemente melhora a avaliação em um médio prazo. Mas, não esqueça: faça dela como uma aliada, mas, não deixe de ter o lado humano de saber ouvir e estar presente.

Sobre a Flashvolve 

Desenvolvida em 2021, a Flashvolve é uma Enterprise Tech que tem como objetivo potencializar em até 15x o engajamento com inteligência artificial e criativa entre as empresas e seus colaboradores, clientes ou parceiros por meio de experiências personalizadas e entregues pelos principais meios de comunicação, como WhatsApp, Instagram, Facebook, Workplace, Slack e Telegram. A tecnologia da Flash permite que as empresas deem autonomia para que os próprios colaboradores, clientes ou parceiros criem experiências desejadas, em menos de 60 segundos, proporcionando uma economia de 95% de tempo e mais de 70% de redução de custo. Em seu portfólio constam clientes como Santander, DASA, Hypera Farma, Vale, Porto Seguro, Magalu e outros.

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