Vitamina C: entenda os benefícios para a sua saúde bucal 

Entre os séculos XVI e XIX, estima-se que em cada viagem marítima de longa duração, a metade dos marinheiros morreram de escorbuto. Uma doença sucedida pela ausência da vitamina C, causando inflamação das gengivas, feridas nas mucosas e na pele, podendo ocasionar infecções secundárias e até mesmo, a morte.

O que é a vitamina C?

É uma vitamina muito importante para manter a saúde em dia, sendo um nutriente essencial para o nosso corpo. Todas as células e o organismo precisam dela para que possam funcionar bem.

Ela é um antioxidante hidrossolúvel, ou seja, uma vitamina que é solúvel em água.

Esses oxidantes combatem substâncias chamadas de radicais livres que são espécies de oxigênio que danificam o tecido do corpo. Eles conseguem retardar o envelhecimento e proteger de outras doenças.

A quantidade de vitamina recomendada pelas autoridades é de aproximadamente 45 ml, sendo o suficiente para combater uma doença chamada escorbuto, uma antiga enfermidade que acometia os navegadores.

Escorbuto

É uma doença que surge como consequência da falta extrema de vitamina C no organismo, o que desencadeia alguns desequilíbrios no organismo, que podem levar à morte.

O ácido ascórbico, que é a vitamina C, é essencial para o colágeno e está presente na maioria dos tecidos do corpo, sendo importante para a cicatrização e regeneração da pele, atuando no metabolismo e na síntese de lipídios e proteínas.

Ela passa a fortalecer o sistema imune, entre outros fatores genéticos. Veja os alimentos em que é possível encontrar a vitamina C, sendo eles:

  •  Laranja;

  •  Morango;

  •  Brócolis;

  •  Kiwi;

  •  Limão.

É necessário tomar cuidado com o consumo excessivo dessas comidas. Tudo deve ser ingerido de forma regular, para não gerar nenhuma outra consequência.

  1. Sintomas

Um dos sintomas dessa doença é o sangramento gengival, que pode causar a perda dos dentes.

Caso chegue nessa extremidade, é necessário que o paciente recorra ao tratamento de um profissional odontológico, e comece um tratamento de prótese dentaria.

Além de tudo isso, pode gerar também inflamações de articulações, dores e a queda de cabelo.

Quando a doença aparece em um bebê, é encontrada irritabilidade e dores nas pernas.

A perda de apetite e a dificuldade para ganhar peso, também podem ser considerados sintomas dessa enfermidade.

  1. Tratamento

O tratamento é feito pela reposição dessas vitaminas no organismo, elas serão ingeridas durante o período prescrito pelo médico.

Fora isso, existe o modo caseiro, que é o consumo de alimentos ricos em vitamina C.

Gengivite

Além do escorbuto, a falta de vitamina C pode causar a inflamação nas gengivas que gera a gengivite, quando não tratada de forma adequada.

Além da falta da vitamina C, a precária escovação também pode ser a principal causa para essa doença.

Quando a gengivite não é tratada, pode desencadear a periodontite, uma infecção mais intensa, fazendo com que as gengivas fiquem distantes dos dentes.

A periodontite pode causar até mesmo a perda dos dentes, porque, os tecidos que seguram eles passam a ficar fracos por conta da infecção.

O recomendável é que o paciente faça o tratamento através da colocação de um dente por meio de um implante. A falta deles pode causar diversas consequências.

Com essa ausência, isso pode estimular a pessoa a mastigar de um lado só, causando o desgaste dos demais dentes e até mesmo uma disfunção da mandíbula.

Além do mais, é possível que os dentes vizinhos queiram ocupar o lugar do ausente fazendo com que eles fiquem tortos e moles.

Ao inserir o implante, é possível que o paciente veja a diferença do implante dentário antes e depois do tratamento e observe como foi eficaz.

  1. Procedimento estético

Para as pessoas que tiveram como consequência a perda do dente durante a periodontite, é possível fazer uma restauração através de procedimentos estéticos, que servem para dar um sorriso ainda mais bonito.

Um dos mais conhecidos é um no qual o dentista realiza um desgaste do esmalte dos dentes, ou seja a parte branca deles, para então encaixar um outro de forma impecável. Ele é chamado de lente de contato dental.

Um outro tratamento muito eficaz para esse problema é também extremamente parecido com a lente. Esse é feito com um revestimento muito similar ao vidro, que assim como o anterior, serve para devolver ao esmalte do dente, o formato e a cor.

A única diferença entre os dois é que as facetas implantadas são um pouco mais finas que o normal.

Esse último tratamento citado tem como nome facetas de porcelana, e é bastante útil e eficaz também.

  1. Tratamento ortodôntico

Além da falta de vitamina C, a má higienização bucal e os dentes tortos também podem ser os principais colaboradores para a junção dos restos de alimentos entre eles. Por isso, é preciso fazer uma boa escovação com uso do fio dental e enxaguante bucal.

Outra forma de correção são através de tratamentos ortodônticos, como o aparelho dentário invisível, que alinha os dentes e dificulta o acúmulo de bactérias entre eles.

Benefícios da vitamina C

A vitamina C tem diversos benefícios. Um deles, é que ela é a chave para a presença do colágeno dentro do corpo, que é uma proteína sintetizada dentro dele que traz sustento e firmeza para a pele.

 

Quando o corpo apresenta falta de colágeno, é possível que a pessoa envelheça mais rápido.

  1. Prevenção cardiovascular

Para ter vasos sanguíneos e artérias saudáveis, é necessário uma boa quantidade de vitamina C, pois com a ausência dela, não é possível produzir colágeno para restaurar as paredes dos vasos sanguíneos arteriais, fazendo com que fiquem enfraquecidas.

Essa vitamina é um sistema de prevenção cardiovascular, podendo prevenir de infarto até um acidente vascular cerebral.

  1. Varizes

Muitas das vezes, as pessoas apresentam varizes e déficit circulatório, que são os casos em que ocorre perna vermelha e escurecida.

Com o auxílio das vitaminas, os vasos poderão se regenerar de forma mais fácil, causando uma melhora na circulação.

  1. Melhora a imunidade

Ela aumenta a força do sistema imune, porque ele funciona através de células chamadas glóbulos brancos, que dentre eles, existem algumas que limpam bactérias e vírus, chamadas de macrófagos.

Para que essas bactérias que fazem a limpeza sejam ativadas, é necessário que haja uma boa quantidade de vitamina C.

Ela entra dentro do macrófago e ativa essas células para que elas possam funcionar com uma força maior.

  1. Principal aliada do sorriso

Assim como o cálcio, a vitamina C ajuda no fortalecimento dos dentes, fazendo com que eles fiquem mais fortes e bem colocados na boca.

Faça de tudo para que tenha uma dosagem ideal dessa vitamina dentro do seu corpo, e isso trará muitos benefícios, além de evitar diversas doenças.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui