Respirar pela boca pode afetar a saúde bucal?

Não precisa de nenhum conhecimento muito profundo para saber que todo ser humano precisa respirar, para que ele possa sobreviver. 

Porém, o que se aprende é que normalmente a respiração deve ser realizada pelas vias nasais, e a expiração deve ser feita pela boca. 

Fica então o questionamento, quem respira pela boca, pode ter problemas na saúde bucal?

Antes de responder essa pergunta em definitivo, vale sempre o lembrete da importância de uma boa saúde bucal, em qualquer fase da vida. 

Porém, principalmente quando se é mais novo, você evita diversos problemas que podem virar casos sérios, caso não sejam tratados em uma clínica odontológica infantil, por exemplo.

A higienização bucal parte, primordialmente, do individual de cada um, em que a pessoa realiza a escovação dentária em casa, ao menos três vezes ao dia, dando ênfase em cada pós-refeição. 

Entretanto, não são todos os problemas que podem ser evitados em casa, e exigem a consulta a uma clínica odontologica.

Por que as pessoas respiram pela boca?

Caso você seja uma dessas pessoas que respiram pela boca, muitas vezes deve se perguntar o porquê disso acontecer, já que o correto e o que se espera do corpo humano é que essa respiração seja feita pelo nariz. 

Dessa maneira, é relevante você entender como ocorre esse processo, assim como alguns problemas que podem ser adquiridos.

Quando uma pessoa respira pela boca, significa que algo não está acontecendo da maneira que deveria ser, pois isso não é natural do ser humano. 

Caso perceba que isso está afetando a sua saúde bucal, não deixe de realizar consultas recorrentes à uma clínica dentária, para evitar que mais complicações ocorram.

Um dos principais motivos para que essa respiração seja prejudicada, é que as vias aéreas estejam sendo obstruídas de alguma forma, em que os principais fatores disso costumam ser:

  • Alergias;
  • Aumento dos cornetos;
  • Aumento das amígdalas;
  • Desvio do septo.

Caso note que não consegue realizar a respiração de maneira correta, você deve recorrer a um profissional da saúde o mais rápido possível, antes que isso passe a te prejudicar de modo mais grave.

Fazendo isso, além de entender o motivo de respirar assim, você ainda previne complicações que podem vir a ser sérias.

Além disso, é importante que se realize consultas para tratar esse tipo de obstrução nas vias aéreas, justamente para evitar que complicações em outros âmbitos ocorram. Por exemplo, o caso que pode acontecer na cavidade bucal, ainda mais em crianças.

Por esse motivo, consulte o quanto antes uma clínica dental infantil.

Principais problemas ao se respirar pela boca

Agora que ficou mais claro de entender os motivos da respiração pela boca acontecer. É fundamental também conhecer alguns dos principais problemas que podem ser causados na cavidade bucal, caso não haja um tratamento preventivo adequado. 

Lembrando que além disso, podem surgir complicações que a longo prazo podem ser muito prejudiciais para a saúde de modo geral.

Pode parecer algo inofensivo a curto prazo, mas respirar pela boca tem sim seus malefícios, principalmente quando se é mais jovem. 

Dessa maneira, para evitar esses problemas quando se é muito novo, leve os filhos a um dentista de bebe, para que ele possa, desde cedo, prevenir tudo isso.

Por ser um conhecimento mais técnico, muita gente não tem o aprendizado de que a respiração pela saúde bucal pode até mesmo prejudicar a arcada dentária. 

Pois quando ela acontece, estreita o palato, também conhecido como céu da boca, gerando um problema no maxilar, conhecido como atresia.

Quando se respira pela boca, seus dentes não entram em contato em nenhuma hora, provocando alterações a longo prazo na oclusão, causando mordida cruzada e aberta, assim como outros problemas nesse mesmo sentido.

Além disso, quando se dorme com a boca aberta, é muito comum ficar com ela seca, que pode vir a causar a falta de produção de saliva, o que é muito ruim para o funcionamento da cavidade bucal. 

Ainda mais no período noturno, que já sofre com a falta de salivação, onde essa serve para manter a boca hidratada.

Desse modo, a principal forma de tratamento é justamente a consulta recorrente aos profissionais da área de saúde, tanto geral quanto bucal. 

Assim, você consegue evitar que problemas em todo o organismo ocorram, impedindo também complicações que podem vir a ser mais sérias do que a mordida cruzada, por exemplo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui