Panela Candanga | Cultura Gastronômica do Cerrado | Casapark

Produtores locais e do Entorno do DF participam dos quatro dias de feira na Praça Central do shopping e apresentam produtos artesanalmente preparados com opções para todos os paladares, veganas e vegetarianas

Cerrado possui um movimento cultural gastronômico que antecede a construção de Brasília e que permeia a história do Distrito Federal e do Entorno.  Essa sabedoria culinária sobrevive há séculos passada de geração em geração, se tornando alimento pelas mãos de pequenos produtores locais. Para mostrar uma parte dessa riqueza de sabores e de cultura, a 19 a 22 de maio, o Casapark recebe a 7ª edição da feira Panela Candanga, com a participação de 25 produtores da Região que comercializarão embutidos, defumados, queijos, pães, doces, conservas, cervejas, cafés, chás, infusões, produtos veganos e vegetarianos. A feira acontece na Praça Central com entrada gratuita e livre para todos os públicos.  O horário de funcionamento é de quinta a sábado, das 12h às 21h, e domingo, das 12h às 20h.

Com produção e curadoria de Carol Monteiro, Luciana Fabrino Alcamim e parceria de Gracilene Bessa, produtoras culturais atuantes no mercado de eventos gastronómicos da cidade há alguns anos, a Feira Panela Candanga é um epicentro de economia criativa e de terroir do Centro-Oeste.

Participam desta edição da Panela Candanga os produtores Goyás Defumados: Defumados e produtos da roça do Goiás; Wanna Brie – Queijaria Viva: Queijos Vivos Veganos; Corina: Cervejas Artesanais; Dom Brandi: Molhos orgânicos de tomate, conserva e geleia. Receita original, artesanal e vegana; Sua Casa Com Arte: Bandejas para decoração de cozinhas; Bono Cookie: Cookies Artesanais com insumos de alta qualidade; Veganita:  Queijos Vivos feitos com castanhas; Ju Vaz Sweet: Confeitaria artesanal premium; De Planta: Granola, focaccia, pão integral de fermentação natural, pesto de baru, tomatinhos confitados, pasta de amendoim, rolinhos de canela, empadinhas; Empório capital: Queijos Artesanais; Chef David Lemberger:  Caramelos Belgas; Cake e Health: Bolos Saudáveis e Funcionais; Quiches da Guida: Quiches feitos para alimentação inclusiva; Fine n’ Rolls: Cinamon Rolls; OCCA agroecológica: Produtos gastronômicos agroecológicos; Tereza Thomaz: Terrines, Antepastos, Patês, Molhos; Roots Kombucha: Kombuchas artesanais; Léo Cacau Gourmet: Produtos feitos com cacau, castanhas, frutos desidratados; Pão lá de Casa: Pães artesanais de fermentação natural; Apiário dos Sonhos:  Meles e produtos com mel; Carol e a Granola: Granolas artesanais; Quero Pipoca Gourmet: Pipocas Gourmet; Vai té Chá: Chás artesanais e infusões; Cyntia Ashiuchi: Confeitaria de guerrilha com influência yogashi & opções veganas; Café Honesta: Curadoria de cafés especiais feitos por mulheres, preços honestos, comércio justo e inclusivo; e Doces Gigante Tentação: Doces gigantes de tacho.

Grande parte dos brasilienses incluem “o ir à feira” como uma opção de lazer e há muito tempo o brasiliense já entendeu que a gastronomia é uma cultura. Buscando manter viva e pulsante essa herança culinária, nasceu a “Feira Panela Candanga”, idealizada como uma plataforma de divulgação de pequenos empreendedores da gastronomia local, fortalecendo laços culturais e humanos, e firmando a identidade gastronômica brasiliense.

Brasília atualmente representa o 3o polo gastronômico do Brasil, e uma parte significativa dessa grande força, vem do trabalho destes pequenos produtores e seus produtos artesanais, utilizados por Chefs de Cozinha e, também, compondo a mesa de brasiliense que prezam pela qualidade e origem do que consomem em seu cotidiano. Este mercado funciona como nexo de uma cadeia produtiva que envolve agricultores, distribuidores, setor de serviço, importação, segurança, entre outros.

“Participar da Feira Panela Candanga, sempre é uma experiência fascinante! Nela a gente tem a possibilidade do contato mais próximo com o cliente. Isso auxilia muito na divulgação do meu trabalho e fortalecimento da minha marca”, diz Juliana Vaz, confeiteira e chocolatier da Ju Vaz Sweet. Além disso, continua, “no cenário gastronômico, sempre surgem oportunidades de parcerias comerciais com outros expositores. Fora que o clima de trabalho com os colegas é excelente”.

PH Capovilla, charcuteiro da Goyáz Defumados, afirma que “a Panela Candanga proporciona que nós, pequenos produtores, entremos em contato com um público que não necessariamente frequenta as feiras da cidade, e ao mesmo tempo mostra ao público que Brasília tem sim uma produção pujante e excelente de alimentos artesanais saudáveis, orgânicos e de qualidade que não deve nada a nenhum outro lugar”.

Serviço:

7ª Panela Candanga

Feira de produtores do Cerrado de produtos gastronômicos e para a cozinha e a casa

Expoiostores |

Onde | Praça Central do Casapark

Quando | De 19 a 22 de maio

                   Quinta a sábado, das 12h às 21h

                   Domingo, das 12h às 20h

Entrada | Gratuita

Classificação Indicativa | Livre para todos os públicos

Endereço | SGCV Lote 22, Brasília – DF

Contatos | +55 (61) 3403-5300

                    @casapark

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui