O RJ registra mais de 17 mil casos de violência sexual entre 2017 e 2021

Mais de 70% das notificações de violência sexual feitas nas unidades de saúde do estado são do sexo feminino.

 

O estado do Rio de Janeiro registrou mais de 17 mil casos de violência sexual, entre 2017 e 2021, nas unidades de saúde, 66% delas, cerca de 11 mil, tiveram como vítimas crianças e adolescentes, na faixa de 0 a 19 anos.

Os dados são de um boletim da Secretaria de Estado de Saúde, em alerta à campanha Maio Laranja, iniciativa nacional criada para dar visibilidade às ações de combate ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil no Brasil.

Mais de 70% das notificações de violência sexual feitas nas unidades de saúde do estado são do sexo feminino. Entre os meninos, a faixa etária de 5 a 9 anos é a que registra o maior número de vítimas.

De acordo com o boletim, o pai aparece como principal agressor nos casos de violência sexual contra crianças de um a quatro anos. Já na faixa etária entre cinco e 14 anos de idade, a violência foi praticada por amigos ou conhecidos.

Vale lembrar que a notificação dos casos suspeitos e confirmados de violência no Sinan, Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde, é obrigatória a todos os profissionais da área, de instituições públicas ou privadas.

Mas a notificação também pode ser feita por profissionais de outros setores, como educação, assistência social, saúde indígena e conselhos tutelares, que tenham contato com as vítimas.

Ainda, segundo a Secretaria, nos casos de violência contra crianças e adolescentes, as unidades que prestarem atendimento também devem obrigatoriamente comunicar as ocorrências ao Conselho Tutelar.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.