O inverno chegou! Saiba qual a importância da atividade física na estação

O Pilates pode ser uma excelente escolha para aliviar as dores

 

E foi dada a largada do inverno! Durante estes dias frios, praticar atividade física tem uma grande importância e trás grandes vantagens além de um gasto calórico muito maior. Nesse período, o corpo precisa se movimentar para manter a temperatura estável, atividade metabólica fica mais lenta, as dores musculares e articulares aumentam.

Segundo a professora Josi Araújo (CREFITO 245732), da Pure Pilates, maior rede de Pilates da América Latina, o exercício físico é um grande aliado na prevenção de doenças que costumam surgir no inverno. As doenças circulatórias e respiratórias são mais frequentes e perigosas, por isso a necessidade de realizar uma atividade física com baixo impacto, personalizado e focando na necessidade e objetivo do individuo.  “Sabemos que com o frio, o corpo sofre com as baixas temperaturas e acontece a vasoconstrição periférica o que favorece a concentração de sangue nas regiões mais centrais do corpo, deixando as extremidades mais frias. O pilates realiza movimentos leves que facilitam a adaptação do metabolismo no momento do exercício para que o organismo não sofra no momento do treino ou atividade física”, explica a professora.

Durante o período de temperatura baixa é comum o corpo reduzir a irrigação sanguínea provocando a vasoconstrição.  Os nossos músculos e vasos sanguíneos se contraem para diminuir os efeitos da queda de temperatura é durante essa contração que costuma causar dores musculares e, em alguns casos, problemas de postura. Já as dores nas articulações, são provocadas quando o líquido que auxilia a lubrificação das articulações, na qual chamamos de (líquido sinovial) se torna mais espesso também em função do resfriamento corporal.

Para prevenir os incômodos musculares e as dores que aumentam, o melhor remédio é sempre o movimento, ficar parado nunca será uma boa opção.  “Quando realizamos atividade física elevamos a nossa temperatura corporal, o que é fundamental para a reversão dos processos que causam dores musculares e nas articulações, além disso o nosso sangue é bombeado com mais facilidade para locais onde costumamos ter mais frio, como por exemplo, as extremidades do corpo”, finaliza Josi Araújo.

Fonte:

Pure Pilates

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui