Em circunstâncias normais num ano de World Cup, o torneio já estaria em curso e estaríamos todos a desfrutar do que só pode ser descrito como o maior carnaval de futebol que o desporto tem para oferecer. Contudo, devido ao clima extremo do Qatar durante o Verão do hemisfério norte, a competição foi transferida para Novembro e Dezembro – mudando completamente o formato das ligas e taças em todo o mundo.
Olhando para o site de aposta esportiva online Betfair, o Brasil é o favorito para ganhar a edição de 2022 do World Cup – o que poria fim à espera dos 20 anos da Seleção por um sexto título depois de ter sido campeão no Japão em 2002, derrotando a Alemanha por 2-0 no Estádio Internacional de Yokohama, graças a dois golos de Ronaldo.
Assim, embora tenhamos de esperar alguns meses para saber se o plantel do Tite irá prevalecer sobre o seu estatuto de favoritos ou desmoronar-se sob a imensa pressão que tem feito inúmeras vezes ao longo das últimas décadas, reunimos este guia de tudo o que precisa de saber antes do World Cup.
Como o Brasil garantiu o seu lugar no Qatar
Embora a classificação COMNEBOL do Brasil ainda não tenha terminado tecnicamente, uma vez que ainda precisam de jogar a sua última partida contra os seus velhos adversários, a Argentina, após o abandono do concurso inicial em circunstâncias bizarras, a Seleção tem a garantia da primeira posição após vencer 14 e empatar três dos 17 jogos até agora – marcando 40 golos e sofrendo apenas cinco.
A partida final contra a Albiceleste, que ainda não tem data confirmada, não será, portanto, mais do que um jogo de aquecimento para a World Cup, uma vez que a classificação final está selada. Mas nenhuma das partes vai querer perder o seu recorde invicto nas eliminatórias, pelo que continuará a ser um jogo intenso e ambas vão querer a confiança de vencer antes de irem para o Qatar.
Quem irá o Brasil enfrentar no seu grupo?
O Brasil foi sorteado no Grupo G com a Sérvia, Suíça e Camarões, todos relativamente familiares para a Seleção – uma vez que enfrentaram as duas nações europeias na fase de grupos da World Cup de 2018, derrotando a Sérvia por 2-0 mas empatando em 1-1 com a Suíça, enquanto que os camaroneses venceram os Camarões por 4-1 no Grupo A em solo nacional em 2014.
O Brasil vai adorar as suas hipóteses de vencer as três selecções no Qatar e de se classificar para os oitavos-de-final com facilidade. Curiosamente, se o Brasil chegar ao topo do Grupo G, poderá haver um encontro entre todos os sul-americanos nas oitavas-de-final – uma vez que enfrentará os vice-campeões do Grupo H e que parece provável que seja o Uruguai, que enfrentará Portugal, Gana e Coreia do Sul.
Olhando mais abaixo no seu caminho para a final, o Brasil poderá enfrentar a Argentina nas meias-finais. Com tanto em jogo, que partida seria essa.
Quem fará parte do plantel?
Não deve haver demasiadas convocações surpresa para a selecção brasileira para o Campeonato do Mundo, com os seus recentes vencedores da Champions League – Éder Militão, Casemiro, Rodrygo e Vinicius Junior na esperança de acrescentar ao seu troféu de 2022, enquanto Alisson, Ederson, Gabriel, Thiago Silva, Alex Telles, Fabinho, Bruno Guimarães, Fred, Gabriel Martinelli, Philippe Coutinho, Raphinha, Richarlison e Gabriel Jesus são rostos familiares para os seguidores da Premier League.
Neymar, a quem se juntará o seu companheiro de equipa Paris Saint-Germain Marquinhos, liderará a linha e o peso das expectativas da nação estará mais uma vez sobre os seus ombros. No entanto, a pressão deve ser um pouco aliviada, uma vez que esta equipa ostenta mais qualidade do que qualquer outra equipa do Campeonato do Mundo do Brasil nos últimos anos.