James Webb: nova imagem destaca Grande Mancha Vermelha de Júpiter

A Grande Mancha Vermelha é uma espécie de “furacão vermelho enorme e agitado” com o dobro do tamanho da Terra, e é considerada a assinatura de Júpiter

Uma nova imagem de Júpiter feita pelo telescópio James Webb mostra a imponência da Grande Mancha Vermelha no maior planeta do Sistema Solar. A captura foi feita em formato bruto (raw), pelo instrumento Nircam de Webb, na quarta-feira (27/7).

A Grande Mancha Vermelha é uma espécie de “furacão vermelho enorme e agitado” com o dobro do tamanho da Terra, e é considerada a assinatura de Júpiter. No registro feito por Webb, é possível ver “os braços” das atividades ciclônicas da Mancha Vermelha, antes não tão perceptível por outros telescópios.

Segundo o site Space.com, a imagem foi feita pelo instrumento NIRCam, que observou Júpiter por quase 11 minutos com o uso do filtro F212N, que observa a luz que tem comprimento de onda mínimo, como de uma bactéria comum.

O registro foi compartilhado com o Space.com por cientistas que solicitaram os dados das observações feitas pelo telescópio — esses especialistas têm acesso aos registros de maneira exclusiva por um ano, para facilitar a análise e estudos. A nova captura ainda não está disponível no site oficial da Nasa.

De acordo com o Instituto de Ciência do Telescópio Espacial, que opera o James Webb, o observatório vai focar, nessa semana, nas luas de Júpiter e no grande asteroide Hygeia.

O oitavo planeta do Sistema Solar já havia chamado a atenção de James Webb no período de testes dos instrumentos do aparelho. Em 14 de julho, a Nasa compartilhou imagens do planeta e das luas dele, Europa, Tebe e Métis. Os registros também foram feitos por meio do Nircam de Webb, no que os cientistas chamaram de captação com detalhes “sem precedentes”.

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.