Especialista em enxoval de cama dá dicas para um sono perfeito

Para a Charada Conceito, marca com flagship em São Paulo, começar um dia com as energias renovadas implica em vivenciar uma noite com descanso reparador, tranquila e com todos os itens para o máximo conforto do corpo e mente 

Entender e proporcionar ao nosso corpo condições adequadas para um descanso que seja de fato reparador é um grande desafio nos dias atuais. Por isso, além de se munir de produtos que elevem o nosso sono em sua qualidade máxima, é preciso entender sobre a importância do ciclo circadiano e de como o quarto deve ser tratado como o centro da casa e respeitado como um templo voltado ao relaxamento.

 

A marca Charada Conceito, renomada marca de enxoval e decoração com flagship em São Paulo, promove uma análise sobre tudo o que deve ser analisado para um sono perfeito:

 

 

Ciclo circadiano. O que é?

 

O corpo humano, assim como o organismo de outros animais, obedece a ciclos da natureza, como o claro-escuro, por exemplo. Muitas vezes nos esquecemos disso, devido às facilidades proporcionadas pela luz elétrica. À noite, ao chegarmos a nossas casas, após um longo dia de trabalho ou estudo, ainda temos longas horas de divertimento, ou mais trabalho e estudo. Nesse contexto, a luz de lâmpadas elétricas, bem como aparelhos de televisão, notebooks, videogames e smartphones são estimuladores!

 

Ritmo circadiano ou ciclo circadiano (do latim circa = cerca de + diem = dia) designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite.

 

É ele quem regula todos os ritmos materiais, bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, como a influência sobre a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo, por exemplo. Ou seja, é esse mecanismo que regula o nosso organismo entre o que é dia e noite e, a partir disso, nossos processos fisiológicos são comandados para que o nosso corpo consiga se preparar para dormir, acordar, estar ativo, sentir fome e, assim por diante.

 

 

Mas como respeitar este ciclo?

É sempre importante que tenhamos uma boa noite de descanso e que estejamos com as atividades que devemos exercer durante o dia e a noite bem definidas e reguladas. A partir do momento em que quebramos este ciclo, estamos sujeitos a possíveis desequilíbrios emocionais, variações de humor, infecções recorrentes (como a facilidade em ficar gripado, por exemplo) e, em casos mais graves, até mesmo doenças cardiovasculares.

 

 

Sono reparador

O ciclo completo de sono é composto de dois estágios: REM e não REM. Ele se inicia pelo chamado sono leve ou sono de ondas rápidas, quando ocorre a sonolência, a sensação de pálpebras pesadas e a indicação de que o cérebro está se desacelerando, reduzindo a frequência das ondas cerebrais e relaxando os músculos. Mas ainda é fácil despertar ao som de ruídos. Por isso, nessa hora é importante que o quarto seja completamente silencioso e o mais longe possível da rua.

 

O primeiro estágio (não REM) está ligado à recuperação do físico. Por sua vez, o segundo estágio (REM) tem que ver com o revigoramento da mente. Assim, cuidar para que tenhamos uma boa noite de sono é, portanto, zelar por nossa saúde. Além de buscar um ambiente silencioso, é importante que o quarto também seja totalmente escuro durante a noite e que receba a luz do sol durante o dia para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

 

Outros comportamentos que dificultam o sono saudável e devem ser evitados são: comer excessivamente à noite, pois sobrecarrega o organismo e atrapalha o sono e ingerir bebidas alcoólicas antes de dormir pode levar a pessoa a roncar mais e, dessa forma, a perder parte do sono profundo. Quem tem o hábito de trabalhar e utilizar aparelhos eletrônicos na cama contribui para uma intensa atividade cerebral – justamente o contrário do planejado! Deixar o ambiente sujo ou desorganizado, como se fosse um depósito de coisas (úteis ou inúteis), dificulta a entrada no estado de sonolência.

 

Precisamos, dessa forma, adotar uma atitude positiva e respeitosa em relação ao sono, a fim de obtermos o revigoramento necessário para uma vida saudável. Além disso, alguns ingredientes especiais nos ajudam a relaxar, ao máximo, sem nos esquecer de escolhermos um bom colchão, travesseiro, edredom e Pillow Top, que jamais pode faltar.

 

5 Itens para Elevar seu Sono:

 

Chás e Suplementos

Antes de dormir, eles ajudam a relaxar, acalmar e propiciam a chegada de um sono com mais qualidade, profundo, contínuo e, verdadeiramente, regenerador. De modo geral, a recomendação é tomar por volta de uma ou duas horas antes de se deitar.

 

Higiene do Sono

Ela pode ser dividida em alguns cuidados passos para que seu resultado seja completo. Entre as medidas, tomar sol, pelo menos, 20 minutos ao dia; criar um ritual pré-sono bem agradável (como ouvir música, por exemplo) e jantar mais cedo, até 19h30, respeitando o tempo necessário para que a digestão aconteça.

Pillow Top

Pillow Top, da Charada Conceito | Foto: Divulgação

Quer dormir se sentindo como se estivesse nas nuvens? Essa é a ideia do Pillow Top, da Charada Conceito. Trata-se de uma escolha perfeita para adicionar uma camada luxuosa de conforto e maciez para sua cama. Assim como as camas dos melhores hotéis, propicia conforto extra e é composto por tecido 100% algodão antialérgico e lavável, com toque de pluma.

Cover Me

Edredom Cover Me, da Charada Conceito | Foto: Divulgação

Lavável e antialérgico, o Cover Me, produzido pela Charada Conceito, tem o poder relaxante e indutor do sono devido a cobertura de 600 fios com toque acetinado. Na Charada Conceito, o cliente pode decidir entre três gramaturas: 100g; 200g, indicado para cidades com temperaturas medianas, que oscilam entre 18 e 23 graus Celsius; e 300g, adequado para climas frios, abaixo dos 17 graus, ou para pessoas com o hábito de dormir com o ar-condicionado ligado.

Colchão

Colchão Sleep Relax Restore by Charada Conceito | Foto: Divulgação

O Colchão Sleep Relax Restore by Charada Conceito é o equilíbrio perfeito entre a comodidade e suporte, refletindo o profundo conhecimento do marca com relação ao bem-estar na cama. Com espumas especiais open cell memory Foam D75/85 composto por densidades gradativas, ele tem um conforto intermediário e macio, não deforma e é resultado do emprego de matéria-prima de alta qualidade que oferece comodidade, resistência e durabilidade. É um produto inovador e é resultado de tecnologia que permite o envio a vácuo – sua forma compactada reduz em quatro vezes os caminhões utilizados para as entregas. Bastam apenas 3 segundos para deixá-lo no seu formato original de uso, depois de abrir a embalagem. Com tampo em malha viscose pesada tem 540g/m², apresenta laterais em sued branco acoplado.

 

Na loja física da Charada ou no e-commerce, está disponível nos padrões solteiro, Casal, Queen, Super King, a Charada, nas alturas de 25 cm ou 30 cm.

 

Sobre Charada Conceito

A Charada Conceito, marca tradicional de decoração e enxoval há mais de 50 anos, oferece produtos com design exclusivo e personalizado. Com nossa expertise e moderno equipamento italiano, fabricamos roupas de cama com tecidos diferenciados e sofisticados, em tamanhos especiais e sem emendas.

 

Sediada em São Paulo, com sua flagship no bairro de Higienópolis, a marca oferece um portfólio completo para vestir sua cama com Pillow Top, colchas matelassê, duvets, edredons, lençóis, porta travesseiros, almofadas e toalhas de mesa. Transformando ideias em produtos exclusivos com acabamento impecável e design único.

 

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui