Escolas públicas do DF recebem show de palhágica

Em junho, as aulas de escolas públicas de Planaltina, Recanto das Emas e Paranoá estarão mais divertidas com os espetáculos do Palhágico Chochou, que mescla elementos do circo, teatro e mágica. O projeto inclui, ainda, oficinas de palhágica para educadores das escolas

Uma imersão pela “Palhágica” – uma mistura de palhaçaria e mágica -, dentro de sala de aula. Essa é a proposta do espetáculo infantil “Show de Palhágica”, estrelado pelo Palhágico Chochou, interpretado pelo ator brasiliense Galileu Fontes; que ganha espaço na rede pública do Distrito Federal, em junho. O conteúdo multicultural tem como foco, não apenas os alunos, mas também os professores e educadores que atuam no ambiente escolar. Estudantes, de 7 a 11 anos, das regiões administrativas Recanto das Emas, Planaltina e Paranoá, serão presenteados com a programação cultural. Serão apresentados, por escola, dois shows e uma Oficina de Palhágica, destinada aos trabalhadores.

O objetivo é levar cultura e diversão para crianças em vulnerabilidade social, bem como tornar a programação escolar mais dinâmica e, a maneira de ensinar, mais versátil. Serão ao todo, durante o mês de junho, 12 shows aos alunos e seis Oficinas de Palhágica para professores e outros profissionais que atuam no ambiente escolar. O projeto é contemplado pelo FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

 “Poder apresentar o Show de Palhágica para crianças da Rede Pública é maravilhoso. É mágico poder tornar esse momento inesquecível, através do riso e do encantamento. Acredito que o sorriso é a menor distância entre dois corações e a palhágica tem o dom de atingir as pessoas, onde elas não têm defesa: no coração”, explica Galileu Fontes, idealizador e ator da iniciativa.

Sobre as Oficinas de Palhágica, Galileu conta que consiste em mais uma possibilidade lúdica para educadores usarem como artifício em suas aulas. “Nós usaremos recursos cênicos da palhaçaria e números de mágicas que possam ser facilmente aplicados à sala de aula.  Por meio de jogos, exercícios teatrais e da palhaçaria, os educadores poderão ter novas perspectivas lúdicas para aplicar em sala de aula -, além de elementos do circo, que podem ser trabalhados com os alunos, como por exemplo, a mágica e o estado cômico do palhaço.

Objetivo

O projeto reforça a necessidade da realização de projetos artísticos culturais em regiões de alta vulnerabilidade social. “Acreditarmos que cultura e educação são pilares estruturais para a construção de uma sociedade saudável”, afirma Galileu, que é profissional de Artes Cênicas, formado pela Universidade de Brasília (UnB).

De acordo com pesquisa realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CODEPLAN), em 2018, 86,74% dos brasilienses nunca frequentaram teatro. Dessa maneira, o projeto contribui para a formação de plateia, por levar a obra até o público, gratuitamente.

Público
O projeto “Show de Palhágica” atenderá diretamente a comunidade escolar caracterizada por estudantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, entre 7 e 11 anos de idade. Nas oficinas serão capacitados educadores das escolas, entre eles, diretores, coordenadores e professores.

Educação
A programação conta com elementos do circo, da palhaçaria, da mágica e do teatro.  Os jogos teatrais e da palhaçaria exigem a prática necessária que pode auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora, sendo que isso ocorre de uma maneira divertida e prazerosa.

Com relação aos números de mágicas, os professores poderão ensinar para os alunos. Afinal, a criança entende que, para poder realizar as mágicas aprendidas, é preciso disciplina e dedicação, sendo necessário internalizar e praticar cada fase da mágica. As artes cênicas ajudam as crianças mais tímidas a se integrarem de maneira mais fácil. Isso as capacita de forma a vencer a barreira inicial no momento de interagir e se integrar com determinado grupo.

O Show de Palhágica

Premiado pelo Prêmio Web de Teatro 2018, o espetáculo com duração de uma hora é um show de variedades, com números costurados pelo humor e magia para entreter públicos de todas as idades, podendo ser apresentado em diferentes espaços. Em cena, o Palhágico Chochou conduz a plateia para mergulhar no universo circense, por meio de números “clownescos” e de ilusionismo, com técnicas de mentalismo, ventriloquia, improviso e contação.

O show já realizou mais de 200 apresentações em espaços como teatros, shoppings, escolas e eventos sociais. E nem a pandemia freou a turma. Durante o período de isolamento social, a programação foi adaptada para o formato digital, alcançando tanto o público do DF, como SP, PE, MG, RJ, RS e PR, totalizando mais de 9 mil espectadores presenciais e on-line.

 

 Acessibilidade

O espetáculo é inclusivo. Por isso, levará ao ambiente escolar todo o suporte técnico para que pessoas surdas, com mobilidade reduzida ou cadeirante possam viver a mesma experiência circense que os demais.

O idealizador e artista

Galileu Fontes é o “Palhágico Chochou” (palhaço e mágico). Ator e arte-educador, foi no teatro que ele viu despertar a sua maior paixão: o sorriso de uma criança, ao protagonizar os mais diversos personagens da Cia Néia e Nando, onde passou por vários espetáculos do universo infantil.

Graduado em Artes Cênicas, pela Universidade de Brasília, UnB, Galileu estudou mágica infantil, ventriloquia e palhaçaria com grandes especialistas do Brasil e do mundo. Chochou busca proporcionar uma experiência inesquecível através do equilíbrio entre profissionalismo, diversão e encantamento. O artista foi contemplado com a terceira colocação do Prêmio Web de Teatro do Grupo Tripé, como melhor espetáculo infantil do DF, no ano de 2018.

Ficha técnica

O projeto “Show de Palhágica” é composto por um time de profissionais. Entre eles, Galileu Fontes (Palhágico Chochou), Lucas Amado (operador de som e designer gráfico), Denis Camargo (diretor Artístico), Elen Carol Maia (coordenadora de produção), Sônia Paiva (figurino), Pedro Caroca (gestor financeiro), Tatiana Elisabeth (interprete de libras) e Etcetera Comunicação (assessoria de imprensa).

Serviço: Show da Palhágica na Rede Pública do DF

Contato: (61) 99977-xxxx

E-mail: palhagicochochou@gmail.com

Instagram: @palhagicochochou

Site: palhagicochochou.com.br

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui