Dia dos avós: os melhores alimentos para fortalecer a saúde na terceira idade

 

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, traz estudos que comprovam que a nutrição é um dos pilares mais importantes para a longevidade saudável

Brasília, 25 de julho de 2022 – Se engana quem pensa que, com a chegada da terceira idade, os avós não conseguem aproveitar a vida da melhor forma. Apesar de alguns quadros de saúde serem comuns e naturais devido ao passar dos anos, o processo de envelhecimento pode ser mais leve e saudável com o auxílio dos alimentos corretos.

Segundo Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, de modo geral, é muito importante manter uma alimentação balanceada, com o consumo de todos os grupos de alimentos, sem exageros ou exclusões, além de uma boa hidratação, consumindo água de forma fracionada ao longo do dia.

Estudos recentes, publicados no PubMed em 2019 e 2022, trazem a nutrição como um dos pilares para a longevidade saudável, mostrando que uma rotina alimentar baseada no consumo frequente de alimentos frescos, com abundância de vegetais e baixa ingestão de opções ultraprocessadas (que levam diversos componentes químicos, como conservantes), diminui o risco de desenvolvimento de doenças e aumenta a qualidade de vida dos idosos.

Os problemas ósseos são os mais recorrentes com o passar do tempo. “Leite e derivados, vegetais verde escuros, sardinha, gergelim e feijões, por exemplo, são alguns dos principais alimentos que devem fazer parte da dieta, pois fornecem cálcio, fósforo, magnésio e proteínas que atuam na manutenção de massa óssea”, explica a nutricionista. Também é essencial a exposição solar diária recomendada, para garantir bons níveis de vitamina D.

Já para manter e fortalecer os músculos, a especialista destaca o consumo de fontes de proteína, como carnes, queijo, feijões e ovos. “Além disso, é fundamental aliar à prática de atividades físicas para potencializar essa prevenção ou melhora”, conta. As carnes e ovos também são ótimos aliados na produção de colágeno – uma proteína que tem como função fortalecer, hidratar e promover elasticidade na pele.

A ingestão adequada de castanhas, amêndoas, abacate, azeite e peixes é excelente para regular os índices de colesterol, triglicerídeos e alterações na glicemia.

E, para a imunidade, a dica é o consumo de boas fontes de vitamina C, como laranja, limão, pêssego, morango, kiwi, acerola e maracujá.

Que tal aproveitar o Dia dos Avós com as receitas deliciosas e super práticas que Renata Guirau separou? Colecione momentos únicos ao lado de quem sempre te nutriu de amor! Encontre tudo o que precisa no Oba Hortifruti e ainda participe da Campanha de Selos de Desconto, com itens profissionais e importados.

Overnight de pêssego (fonte de fibras, cálcio e vitamina C)

2 colheres de sopa de aveia em flocos

1/2 pêssego fatiado para decorar

1/2 pêssego picado

Framboesas e folhas de hortelã para decorar

1 colher de sopa de chia

1 pote (170g) de iogurte natural

Modo de preparo:

 

Faça a primeira camada com iogurte e semente de chia. Em seguida, coloque o pêssego picado e a aveia. Repita a sequência quantas vezes desejar.

Decore com o pêssego fatiado, as framboesas e as folhas de hortelã.

Prepare na noite anterior, para consumir no café da manhã do dia seguinte.

Quibe de forno (fonte de proteína e vitamina B12)

500g de carne moída

200g de trigo para quibe

1 pote (200g) de creme de ricota

½ talo de alho poró picado

½ cebola picada

Sal, hortelã, páprica defumada e pimenta síria a gosto

Modo de preparo:

Coloque o trigo para hidratar por 1 hora, escoe e retire o excesso de água. Misture com a carne moída, a hortelã e a cebola picada e coloque os temperos a gosto.

Unte um refratário com azeite, coloque a metade da massa, distribua o creme de ricota e o alho poró picado e finalize com o restante da massa.

Faça cortes superficiais na diagonal e regue com azeite. Leve para assar em forno médio pré-aquecido por aproximadamente 35 minutos.

Omelete de forno com abobrinha (fonte de cálcio e proteínas com boa digestibilidade)

4 ovos

1 xícara de chá de abobrinha fatiada

1 xícara de chá tomate picado

1 xícara de chá de queijo ralado

1/2 cebola roxa picada

1/2 xícara de leite desnatado

2 colheres de sopa de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó

Sal, pimenta do reino e ervas a gosto

Modo de preparo:

Bata os ovos em um bowl e acrescente os legumes picados e os temperos a gosto. Adicione a farinha e o fermento em pó e mexa delicadamente até incorporar bem.

Unte um refratário, despeje a mistura, polvilhe o queijo e coloque para assar por cerca de 30 minutos em forno médio.

Sobre o Oba Hortifruti – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 60 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Acesse: http://www.obahortifruti.com.br/

Siga o Oba Hortifruti

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui