Data-driven: quais os dados mais importantes a serem considerados

Com um mundo cada vez mais digital, a cultura do data-driven vem ganhando mais espaço dentro das empresas e sendo considerado como peça-chave para a maioria dos empreendedores, como aqueles que possuem uma empresa de automação residencial.

Para quem não conhece, o data-driven é uma metodologia baseada em montar todas as estratégias e processos de uma empresa através de dados, ou seja, todas as decisões são guiadas através dessas informações coletadas de forma digital, isso faz com que tudo funcione com mais assertividade, deixando de lado os achismos e executando atitudes baseadas em dados.

Porém, por mais que ter os dados seja algo importante, o crucial é saber como utilizá-los, pesquisas indicam que somente 3% dos dados coletados são usados efetivamente, enquanto 37% dos colaboradores perdem tempo procurando as informações que precisam e 23% desperdiçam tempo gerenciando os dados.

Por este motivo, é preciso reduzir o tempo perdido e saber quais são os melhores dados a serem usados pela sua empresa, no texto de hoje, nós separamos quais são os dados mais importantes a serem considerados na hora de utilizar o data-driven, pronto para conferi-los? Então vamos lá!

Dados internos como resultados e finanças

O primeiro dado que deve ser considerado na execução do data-driven é justamente aquele que está relacionado com o setor interno do seu negócio. Antes de querer explorar informações que vem de fora, é fundamental ter total controle e conhecimento sobre tudo que você reuniu que vem de dentro da sua empresa, desde processos administrativos até processos de brunimento de cilindro.

Colete todos os dados sobre resultados, contendo um balanço geral de como sua empresa está desempenhando nos últimos anos, também é importante coletar informações financeiras, sobre vendas, faturamento, lucro, despesas, entre outros.

Também fique de olho nos dados sobre seus colaboradores, todos eles podem te ajudar a melhorar e otimizar suas estratégias internas, e fazer com que você consiga alcançar e moldar suas estratégias com base nas informações que possui sobre sua empresa.

Informações sobre o mercado

Falando agora da parte externa, um dos principais dados é justamente as informações sobre o mercado, saber o que está em alta, o que está em baixa, qual o movimento de seus concorrentes e como o mercado está se desenvolvendo é crucial dentro de suas estratégias.

Colete números e informações sobre o mercado que está inserido e busque aperfeiçoar seus conhecimentos sobre ele, quanto mais você souber, melhor serão montadas suas estratégias e mais precisas serão tomadas suas decisões.

Dados sobre o público-alvo

Conhecer o público-alvo é um fator primordial para qualquer empresa, é através desses dados que você consegue montar novos produtos, criar estratégias, gerar novas campanhas de marketing e vendas, aprimorar seu atendimento, e por aí vai.

Quanto mais dados você tiver sobre seus clientes e as pessoas interessadas em seu negócio, mais fácil será de você conseguir definir como chegar até eles, então quanto mais você coletar informações como idade, localização geográfica, gostos pessoais, preferências, situação escolar, socioeconômica, produtos mais comprados, entre outros, mais fácil será para o seu negócio.

Dados sobre tendências

Ninguém pode prever o futuro, porém com o data-driven você consegue aumentar suas chances de predição, coletando os dados e informações que mostram sobre tendências, novidades e lançamentos que estão dando resultados ou negativado dentro da empresa.

Procure saber mais sobre as grandes tendências do mercado, como se mesa rustica de madeira está em alta ou não, quanto mais você souber sobre atividades futuras, maior será sua chance de ter sucesso.

O que achou sobre o texto de hoje? Já sabe os melhores dados para coletar no data-driven? Não se esqueça de compartilhar caso tenha curtido, até a próxima!

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