Cidade de Goiás recebe apresentação do grupo Congo Vilaboense

Apresentação será na igreja matriz Nossa Senhora de Sant’Anna, nesta terça-feira (26)

 

O grupo Congo Vilaboense se apresenta nesta terça-feira (26), a partir das 19 horas, na igreja matriz Nossa Senhora de Sant’Anna, na Cidade de Goiás. A apresentação é realizada por meio do edital de Fomento da Cultura Popular Tradicional, com o objetivo de celebrar a tradição da congada, trabalhando pelo fortalecimento da identidade e manutenção dessa manifestação de fé, esperança e música.

Criado em 1953, o Congo Vilaboense é considerado um arquivo vivo da linguagem, das experiências e conhecimentos tradicionais das cosmologias de matrizes africanas na antiga capital goiana. A congada é uma fonte de fé e esperança e também uma representação da resistência dos povos afro-brasileiros.

“As apresentações do Congo Vilaboense reforçam o reconhecimento da congada enquanto cultura popular, bem como a relevância dessa tradição para o mercado de produção cultural e a preservação da memória do grupo Congo Vilaboense no universo da cultura popular”, explicou Rainy Aghata, produtora a frente da Cereja do Cerrado Produções, que comanda a realização do evento. “A ideia é incentivar a união e participação dos membros da comunidade, de todas as gerações, especialmente os idosos e deficientes de mobilidade reduzida que terão oportunidade de rememorar suas experiências, bem como, passá-las adiante aos mais jovens possibilitando, dessa forma, a manutenção desta importante tradição que passa de pai para filho”, pontuou.

Além desta, o projeto contou com uma outra apresentação realizada, em maio deste ano, no CENEG – Centro de Cidadania Negra do Estado de Goiás, em Goiânia; e deverá ter como produto final um documentário, que oportunizará o acesso à cultura e ao conhecimento da congada para as futuras gerações.

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui