Atualidades para concursos – confira dicas para se sair bem na disciplina 

earth with digital network connection background

 

 

A matéria de Atualidades está cada vez mais presente em editais de concursos públicos. Por ser um conteúdo amplo e dinâmico, muitos concursandos têm dúvidas sobre como estudar a disciplina. Para dar uma força aos que desejam ser aprovados, o especialista em Atualidades do IMP Concursos Wesley Santos, vai dar algumas dicas infalíveis.

“Sempre digo que não tem mistério em estudar atualidades. O negócio é ler! Mas não é simplesmente ler. Tem que saber o que está lendo. A leitura feita de forma errada, sem direcionamento às questões que realmente importam e que devem ser respondidas na prova é uma leitura ineficaz”, comenta Wesley.

Os noticiários são importantes ferramentas para acompanhar os fatos que ocorrem no mundo. Mas é necessário entender que ele não passa a informação por completo. Ao observar aquele noticiário, o estudante deve buscar entender a origem daquele fato, as características e os motivos que faz ele acontecer e quais são os impactos, consequências e soluções para essa problemática. Desta forma, apenas acompanhar os noticiários sem buscar complementar sua informação não é o suficiente.

“As bancas não fogem de alguns eixos temáticos importantes. Então temas como saúde, tecnologias, meio ambiente, segurança pública, educação, cultura, relações internacionais e sociedade tem ganhado maior destaque este ano nos certames já realizados. Como o cenário tem sido abrangente para os temas anteriores, não vejo muita chance de fugir muito destes segmentos” explica o professor.

A forma mais tradicional de aplicação do tema atualidades é na redação discursiva. Onde a partir de um texto motivador o aluno deve discorrer sobre a temática proposta. E nos certames que estão em aberto, como por exemplo da secretaria de educação. Saber falar sobre o tema ganhou um peso ainda maior na redação. É a banca querendo que o candidato realmente saiba tudo sobre o que ele está falando.

O ano de 2022 trouxe pelo Brasil várias bancas que cobram atualidades em formato de questões. E a pandemia da COVID-19 tem sido um tema muito abordado pelas bancas. Mas geralmente quando o conteúdo é cobrado com essa característica nos certames, as bancas tendem a trazer mais fatos do noticiário comum, do que temáticas específicas como é o caso das atualizações em redações, por exemplo. Então se a banca for cobrar ATUALIDADES em formato de questões, a dica é ficar atento aos principais acontecimentos nacionais e internacionais.

Para finalizar, o especialista enfatiza que a principal dica é ficar atento aos resumos dos principais fatos da semana e do mês.

“Vários canais de mídia na internet trazem resumos com os principais fatos. Então fazer a leitura e principalmente estar antenado com os fatores para que aquilo esteja acontecendo é a principal forma de estar bem preparado para esse tipo de questão. Uma outra dica é ficar atento ao enunciado da questão. Geralmente questões de atualidades trazem um texto motivador que pode auxiliar com alguma informação relevante para a resolução da questão” complementa Wesley Santos.

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.