Aprenda a cultivar Bougainville com o  paisagista Luciano Zanardo

Profissional responsável pelo Terraço Hélade, da CasaCor São Paulo 2022, orienta as “mães” e os “pais” de plantas no cultivo desta flor nacional

Espécie brasileira ilustra a riqueza da flora nacional e demonstra que as opções do paisagismo com plantas nativas possibilita espaços cheios de personalidade e sofisticação. Foto: Renato Navarro.

Um dos passatempos preferidos de diversas pessoas, especialmente após o período de confinamento da pandemia, é a criação de jardins particulares. Seja em apartamento ou casa, o cuidado com as plantinhas rende a muitos o carinhoso título de “mãe” ou “pai” de planta. A Bougainville é a espécie ideal para ajudar a compor esse espaço de relaxamento e contemplação e não há ninguém melhor para dar dicas de como cultivá-la do que o paisagista Luciano Zanardo, que assina o Terraço Hélade, na CASACOR São Paulo — projeto que usa a flor nativa brasileira para encantar e inspirar os visitantes.

Também conhecida como Primavera, Três Marias ou Flor-de-papel, este gênero rústico é famoso por suas cores vibrantes e a sua facilidade de se adaptar a vários climas. É, naturalmente, uma espécie trepadeira — característica que fez com que os franceses, ao a encontrarem no Rio de Janeiro por volta de 1767, a chamassem de “trepadeira maravilhosa”.

Excelente opção para quem ainda é iniciante no universo dos jardins, a Bougainville requer pouca manutenção. De acordo com o profissional à frente do Zanardo Paisagismo, a rega deve ser realizada em dias alternados, entre duas e três vezes na semana, dependendo da estação do ano.

Nessas horas, o olhar atento pode auxiliar a entender a necessidade da flor. Por exemplo, se os botões estiverem despencando, o cuidador provavelmente não está fornecendo água o suficiente. Agora, se a quantidade de flores for pouca, o oposto é o caso: o dono está molhando demais. Já a adubação deve ser feita uma vez por mês e a dica do especialista é usar o fertilizante NPK 4-14-8.

“As Bougainvilles necessitam de sol pleno para seu desenvolvimento. No Terraço Hélade, podemos observar que elas estão expostas em área aberta sem cobertura. Em ambientes de meia sombra, não recomendo o cultivo”, Zanardo orienta ao abordar o processo de concepção para o seu espaço na CASACOR, onde a floração delicada em cachos marca a exposição.

Com a proposta de inspirar aqueles que desejam cuidar de plantas, mas que não desfrutam de muito tempo para promover manutenções, o paisagista trouxe ao Terraço Hélade espécies de alta resistência, como a própria Bougainville. Foto: Renato Navarro.

Além dos cuidados simples, a beleza da Bougainville é a possibilidade de cultivá-la tanto em áreas externas como internas. No entanto, em apartamentos, a atenção precisa ser redobrada para garantir exatamente a alta incidência de sol, essencial para o seu desenvolvimento, que o paisagista recomendou.

Outro ponto importante para levar em consideração é a dimensão do vaso: Zanardo recomenda uma peça de grande dimensão, com material resistente, como os vietnamitas ou os de cimento aramado. No plantio direto na terra, a flor deve ser cultivada em solo fértil, previamente preparado com adubos químicos ou orgânicos — lembrando sempre de favorecer ambientes em pleno sol.

“É fundamental frisar a importância da luz, pois um dos erros mais comuns no cuidado com a Bougainville é justamente a carência de incidência solar, juntamente com o excesso de água e a falta de adubação e limpeza das folhas e galhos secos”, ressalta Zanardo.

Os vasos vietnamitas, ideais para conter a vibrante decoração brasileira, expõem a profusão do lilás nos cachos de Bougainville presentes na 35ª edição da CASACOR. Foto: Renato Navarro.

Quando o assunto é cor, a mais tradicional é a rosa ou a lilás. Inclusive, a intensa tonalidade arroxeada, que floresce no período invernal, foi a escolhida pelo paisagista para compor o terraço em estilo mediterrâneo da CASACOR. Porém, as pigmentações branca, vermelha, amarela e laranja, cuja floração ocorre na primavera e no verão, também compõem o repertório.

Agora só resta saber onde obter a “trepadeira maravilhosa” e qual o melhor estágio para a compra. Segundo o paisagista, a Bougainville pode ser encontrada nos principais garden centers e na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), onde geralmente são comercializadas em vasos plásticos. Apesar de estarem disponíveis em vários formatos, o ideal é priorizar uma já com floração. E não tem porque se preocupar: mesmo após a queda, com os devidos cuidados, os botões retornam em poucos meses.

Serviço 35ª edição CASACOR São Paulo

Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073

Localização Terraço Hélade

Período de visitação: 05 de julho a 11 de setembro de 2022

Horário: terça a sábado, das 12h às 22h | domingo, das 11 às 21h

 

 

Sobre Zanardo Paisagismo

Luciano Zanardo, que comanda a Zanardo Paisagismo, atua no mercado de paisagismo corporativo e residencial, cuidando pessoalmente de cada projeto, imprimindo seu toque em todas as suas obras. A paixão pelo paisagismo surgiu quando cursou Biologia em Bauru no interior de São Paulo. Já na capital paulista, estudou na Escola Panamericana de Artes e no IBRAP (Instituto Brasileiro de Paisagismo), onde aperfeiçoou seus conhecimentos na área. Atualmente, seu escritório conta com uma equipe altamente qualificada de profissionais e também parceiros nas áreas de arquitetura e design de interiores, oferecendo estrutura necessária para garantir a qualidade de cada projeto executado.

 

Seu trabalho tem como característica essencial a simplicidade, sem deixar de lado a sofisticação, fazendo melhor uso dos recursos naturais, o que resulta num paisagismo de bom gosto e com características sustentáveis. Some-se a isso tudo, um atendimento ágil e extremamente focado, buscando sempre trazer inovações para atender às necessidades de seus clientes. Seus projetos inspiradores, pautados pela brasilidade, denotam a importância dos jardins e a forma pela qual eles tornam nossas vidas mais prazerosas e harmônicas.

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui