“Você pode ser religioso e acreditar na ciência” diz a biomédica e neurocientista Mellanie Fontes-Dutra em novo episódio do Podcast Amazon Music Original #DáUmReload

Considerada uma das principais vozes da pesquisa científica brasileira nas redes sociais, além de ser idealizadora da Rede Análise COVID-19, da União Pró-Vacina e da rede #TodosPelasVacinas, Mellanie Fontes-Dutra fala sobre a importância da popularização da pesquisa científica no país.

A biomédica e neurocientista Mellanie Fontes-Dutra é a convidada da semana do podcast #DáUmReload

Uma produção original da Amazon Music em parceria com o Canal Reload (@canalreload), o podcast #DáUmReload acaba de ganhar um novo episódio disponível na plataforma e no app Amazon Music.

Apresentado por Letícia Wexell (@leticinios), o programa aborda os principais fatos da semana em uma linguagem descomplicada e diversa para o público jovem. A convidada desta edição é a biomédica, neurocientista, mestre e doutora Mellanie Fontes-Dutra (@mellziland), que fala sobre a importância da popularização da pesquisa científica no país.

Aos 29 anos, Mellanie é considerada uma das principais vozes da pesquisa científica brasileira nas redes sociais, além de ser idealizadora e coordenadora da Rede Análise COVID-19, da União Pró-Vacina e da rede #TodosPelasVacinas.

Mell produz conteúdo e faz questão de oferecer tudo da forma mais clara e organizada possível, pois acredita que o apoio e o comprometimento na produção de conteúdo educativo é a maior ferramenta no combate às fake news. “A gente sabe que tem assuntos científicos que não vão ser divertidos, mas  podemos torná-los mais acessíveis à população para ajudar nas tomadas de decisões”, comenta.

Sobre o caso da queniana que afirmou ter sido curada do vírus do HIV em um culto religioso, assunto  que ganhou o trend topic do Twitter recentemente, Mell entende que o negacionismo à ciência é algo muito mais complexo do que simplesmente um não à informação.

“Você pode ser religioso, acreditar na ciência e saber separar as duas coisas quando tiver de tomar uma decisão”, avalia. “Não existe uma resposta mágica sobre como acabar com a fake news. É algo muito complexo, pois existe toda uma estrutura e razões diversas que fazem com que as pessoas sejam mais favoráveis a uma realidade do que a outra”, completa.

E no quadro de poesia Slam, a reflexão é sobre o porquê do imaginário social ser machista, se a participação das mulheres na construção do pensamento científico é tão antiga quanto o princípio da ciência.  Confira os episódios anteriores do podcast #DáUmReload na plataforma e no aplicativo do Amazon Music.

Sobre o Podcast #DáUmReload

A cada semana, em uma conversa “de jovem pra jovem”, a apresentadora Letícia Wexell recebe um convidado para contribuir e descomplicar temas como justiça climática, capacitismo, orgulho LGBT+, violência policial, entre outros. Ao final de cada episódio, a poeta slam, escritora e socióloga Jéssica Campos participa com um comentário poético relacionado ao tema abordado na conversa.

O podcast #DáUmReload é estruturado a partir de uma apuração rigorosa realizada por cerca de cem jornalistas de dez organizações que compõem a estrutura base do Canal Reload. São elas: Agência Lupa, Agência Pública, Amazônia Real, Congresso em Foco, Énois, Marco Zero Conteúdo, O Eco, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora e Repórter Brasil. Juntos, os canais de comunicação reúnem mais de 100 prêmios nacionais e internacionais como Prêmio Gabriel García Márquez, Prêmio Rei da Espanha e Leão de Bronze do Festival de Cannes.

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui