A chegada da Tenda Literária
Para iniciar a comemoração de seus 45 anos, o Sindicato dos Escritores levará autores ao encontro dos leitores
Neste domingo, 12 de novembro, das 8h às 12h, no Eixo Norte (Eixão do Lazer na área verde na altura da 108/208 Norte, próximo do Choro no Eixo), serão iniciadas as atividades da Tenda Literária, espaço criado pelo Sindicato dos Escritores do DF (Sindescritores), para começar a comemoração dos 45 anos de fundação da associação. A celebração irá até novembro de 2024.
“A ideia é oferecer aos nossos colegas escritores o contato direto e regular com os leitores e vice-versa”, explica o presidente interino do Sindescritores, o jornalista e escritor, Marcos Linhares.
Segundo Linhares, os encontros serão realizados duas vezes por mês, sendo uma no Eixo Norte e outra no Eixo Sul (na altura da 210 Sul).
“E a cada encontro vamos nos organizar para oferecer sessões de autógrafos, saraus, contação de histórias, palestras, seminários, gincanas literárias e o que mais quisermos. Inclusive, estaremos abertos às sugestões dos leitores”, diz o presidente do Sindicato.
O escritor também revela que não pretende ficar só no Eixão do Lazer. “Quando quisermos e pudermos, poderemos fazer o mesmo em outros lugares, como nos Parques, em outras regiões administrativas do DF e por que não, combinarmos com prefeituras do Entorno ou mesmo de outros lugares e levarmos a tenda e fazermos umas ‘invasões literárias’ Brasil afora? “, revela Linhares.
Autores confirmados
Flora Castelo Branco, Ildefonso de Sambaíba, Marcos Linhares, Mary Bussom e Nádima Nascimento , entre outros, estão confirmados para este domingo.
Para celebrar os 45 anos, além da Tenda Literária, o Sindescritores prevê a realização de diversas ações como o Lançamento da Plataforma de Cursos Sindescritores, o 1o. Encontro de Escritores LGBTQIAP+, as Coletâneas dos 45 anos (Prosa e Poesia) e o projeto Memória ( com a gravação de declamações e/ou leituras dramáticas de autores longevos do DF, com a presença deles).
Sindescritores
Primeira entidade sindical de Escritores do Brasil, o Sindicato dos Escritores do Distrito Federal (Sindescritores), foi fundado em 9 de fevereiro de 1979. Entidade ativa na cidade, ajudou na criação da Feira do Livro de Brasília em 1982. Entre outras conquistas, conseguiu a inclusão na Lei Orgânica do Distrito Federal da obrigatoriedade da literatura brasiliense nas escolas. Já organizou evento, em uma das salas da Casa das Rosas (Avenida Paulista- São Paulo), ajudou, entre outros, na organização do projeto Eixo Brasília-Recife (que possibilitou a escritores do DF, lançarem livros na XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, de 1 a 12 de outubro de 2021), além das Maratonas de Poesia (12 horas ininterruptas), sendo realizada a mais recente em 2013, no Museu de Arte de Brasília, ou ainda os encontros “A literatura e as manifestações artísticas para além da floresta: povos indígenas em movimento”, e o “Terror Literário”, ambos realizados na Biblioteca Nacional de Brasília.
Agenda Tenda Literária 2023
Sempre das 8h às 12h
Novembro
12 – Eixão do Lazer na área verde na altura da 108/208 Norte, próximo do Choro no Eixo
19 – Eixão do Lazer na área verde, na altura da 210 Sul, próximo ao Complexo Itinerante
*Dezembro (único mês com uma única edição)