Conhecimento e cultura popular no ambiente escolar com projeto “De Repente a Cantoria

Escolas da rede pública de ensino recebem artistas para apresentações culturais

De Repente a Cantoria

Leva arte e entretenimento para o ambiente escolar, como forma de compartilhar conhecimento e cultura popular

Mais do que entreter, em De Repente a Cantoria alunos e alunas terão a oportunidade de conhecer uma das muitas artes populares presentes no Distrito Federal. Trazida por Candangos vindos do Nordeste, a Cantoria do Repente é parte do imaginário artístico-cultural local.

Disseminado a partir de Ceilândia, a cidade mais nordestina do Brasil fora do Nordeste, o Repente conta com grandes cantadores e versistas dessa arte. Muitos com formação pela Casa do Cantador, em Ceilândia, onde acontecem importantes eventos destinados à valorização dessa cultura.

Além de apresentar essa arte ao público escolar, este mesmo será instigado a pensar sobre assuntos relevantes. Pois as rimas são construídas a partir de provocações, trazidos pela plateia, ou temas da contemporaneidade e cabe aos artistas aprofundar o debate por meio de composições criadas, de improviso, na hora.

Cinco escolas, nas Regiões Administrativas de Santa MariaGama e Park Way, irão receber o repentista Messias de Oliveira, que fará dupla com os cantadores premiados Chico de Assis, também apresentador dos shows, Donzílio Luiz, Valdenor de Almeida, João Santana e Ramalho de Oliveira, um em cada escola.

O projeto também prevê a distribuição de folhetos de poesia de cordel sobre a história dos repentistas Sátiro Vicente e Lourival Bandeira, pioneiros e falecidos no Gama. Ao todo, serão entregues 1.000 exemplares do livreto aos alunos e alunas.

Todas as apresentações serão traduzidas para libras e ao final do projeto, um vídeo documentário, produzido durante a realização, contará a história do Repente no DF. O projeto tem fomento do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do DF, idealização de Messias de Oliveira e produção executiva de Francisco Chagas, Neném.

Programação:

De Repente a Cantoria

Dia 20/05, às 15h, no Centro de Ensino Médio 02, do Gama

Dia 27/05, às 16h, no Centro Educacional (Vargem Bonita), no Park Way

Centro de Ensino Especial 01 de Santa Maria; Centro de Ensino Fundamental 316 de Santa Maria; e Centro de Convivência do Gama Leste, com dias e horários ainda a serem confirmados.

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui