Um Projeto vai isentar as mulheres vítimas de violência de taxa de inscrição para concursos

Objetivo é promover que as mulheres vítimas de violência tenham acesso à liberdade e autonomia, conquistando a independência financeira e saindo de ambientes violentos

 

Mulheres vítimas de violência doméstica e familiar poderão ser isentas da taxa de inscrição em concursos públicos. A ação é prevista pelo projeto de lei nº 951/2024, apresentado pelo deputado Wellington Luiz (MDB) na Câmara Legislativa do DF.

A medida, apresentada no mês internacional da mulher, pretende alterar a Lei nº 4.949/2012, que estabelece normas gerais para a realização de concursos públicos pela administração direta, autárquica e fundacional do Distrito Federal.

Para garantir o direito, a candidata deverá apresentar, no ato de inscrição, um dos seguintes documentos comprobatórios: certidão que comprove a existência de ação penal enquadrando o agressor nos termos da Lei Maria da Penha; ou comprovante de instauração de inquérito policial contra o agressor nos mesmos termos da Lei Maria da Penha.

O objetivo da medida é promover que essas mulheres tenham acesso à liberdade e autonomia por meio do serviço público, contribuindo para conquista da independência financeira e a saída de ambientes violentos.

O deputado Wellington Luiz destacou que o Brasil ocupa a quinta posição no ranking mundial de feminicídios. O PL está em tramitação na CLDF e aguarda análise e votação pelos parlamentares.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.