Um Estudo revelou que a Via Láctea é cinco vezes mais ‘leve’ do que se pensava antes

Astrônomos utilizaram o telescópio Gaia para analisar uma parte do céu e refutar diversos estudos feitos anteriormente

Um estudo feito com a ajuda do telescópio Gaia, mostrou que, na verdade, a Via Láctea tem várias vezes menos massa do que se pensava. Estimava-se que ela tinha a massa entre 890 bilhões e 1 trilhão de vezes a do Sol, mas esse número foi reduzido para “apenas” 200 bilhões.

Segundo os cientistas da Universidade de Paris, esses dados apontam para uma falta de matéria escura em nossa galáxia. Eles pensavam que esse tipo de matéria era seis vezes mais abundante que a comum, o que foi alterado após as novas medições.

No entanto, o estudo revelou somente um terço da massa total, que pode chegar a cerca de 600 bilhões de sóis. Essa enorme discrepância de valores fez com que os esforços para achar uma resposta fossem redobrados.

Cientificamente, a matéria escura ainda não foi observada, mas na teoria é um tipo de matéria que não interage com objetos físicos e nem consigo mesma.

“Se a nossa galáxia realmente tem tão pouca massa como este trabalho sugere, teríamos que explicar porque é que trabalhos anteriores baseados em técnicas diferentes chegaram a um número mais elevado”, afirmou, ao jornal New York Times, o professor Andrew Pontzen, da University College London.

Via Láctea possui entre 100 e 400 bilhões de estrelas

PEXELS

Ele completou dizendo que essa análise poderá nos ajudar a entender mais sobre a história do Universo, além de revelar que, supostamente, a Via Láctea sofreu menos colisões com outras galáxias do que suas “irmãs”.

É importante lembrar que não existe peso no universo, apenas a massa. Peso é calculado multiplicando a massa de um objeto com a gravidade do ambiente em que ele está.

O Observatório de Paris explicou que os dados foram revelados após um estudo ter observado o que é conhecido como curva de rotação. Eles descobriram que esse fenômeno em nossa galáxia é diferente do normal na Via Láctea, já que ela não é plana.

Descobriu-se também que as estrelas orbitam mais lentamente do que o esperado: a 50.000 anos-luz do seu centro, o que indica que parte da gravidade da matéria escura estava ausente.