A Sonda chinesa que pousou no lado oculto da Lua está regressando com amostras de solo

Sonda pousou em uma cratera conhecida como Bacia Apollo, localizada no lado oculto da Lua

Em 1973 a banda Pink Floyd lançava o álbum The Dark Side Of The Moon, mas apenas 51 anos depois as amostras de solo do lado escuro da Lua poderão ser conhecidos, após a sonda da Administração Espacial Nacional da China (CNSA) voltar à Terra.

A missão já fez história ao aterrissar com sucesso no lado oposto da Lua, onde foi possível visualizar as primeiras imagens do pouso. Conforme noticiário chinês, o módulo ascendente da sonda Chang’e-6 “decolou da superfície lunar”, e entrou com sucesso em uma órbita predefinida ao redor da Lua. Essa foi a primeira nave que conseguiu decolar com sucesso do lado “escuro” da Lua.

A missão do Chang’e-6 começou em 3 de maio deste ano. A sonda é equipada com dois possíveis métodos de coleta de amostras, sendo uma broca para materiais abaixo da superfície, e um braço robótico para os que estiverem acima.

Conforme Ge Ping, porta-voz da missão Chang’e-6, ao jornal Xinhua, a análise das amostras pode permitir “aprofundar a pesquisa sobre a formação e a história evolutiva da Lua”, e oferecer informações até mesmo sobre “a origem do sistema solar, estabelecendo uma base melhorada para missões de exploração posteriores”.

A China é o único país a conseguir um pouso suave no lado mais distante da Lua. A Ranger 4 da NASA foi a primeira espaçonave a pousar no lado oposto da Lua em 1962, mas foi um pouso forçado e não conseguiu enviar nenhum dado para a Terra.

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.