A Nasa descobriu mais um buraco negro supermassivo de 13,2 bilhões de anos

A descoberta pode trazer dados importantes sobre o surgimento do universo e como são formados esses corpos celestes gigantescos

 

Cientistas da Nasa descobriram o talvez buraco negro mais velho de todos, datando de próximo do surgimento do universo. O enorme corpo celeste, segundo os estudos, possui cerca de 13, bilhões de anos e é considerado supermassivo pelos pesquisadores.

A agência espacial afirmou que o buraco negro possui de 10 a 100 milhões de vezes mais massa que o nosso Sol e se encontra na galáxia UHZ-1, a mais de 13 milhões de anos-luz de distância da Terra.

Ele não é um dos maiores que os astrônomos já observaram, mas é surpreendentemente grande para ter “apenas” 500 milhões de anos a menos que o universo.

A nova descoberta, feita utilizando os telescópios espaciais Chandra e James Webb, pode trazer novos dados para o estudo da formação de buracos negros e encerrar finalmente o debate sobre quando eles surgiram.

Os investigadores pensam que se formou diretamente a partir do colapso de uma enorme nuvem de gás, com base enas imagens feitas usando raios-x.

Cientistas debatem até hoje a idade de diversos buracos negros

Cientistas debatem até hoje a idade de diversos buracos negros

REPRODUÇÃO/TWITTER

“Finalmente, descobrir um buraco negro tão grande, quando o Universo era tão jovem, diz-nos que o buraco negro devia ser muito grande quando foi inicialmente formado, provavelmente devido ao colapso direto de uma enorme nuvem de gás”, disse o autor do estudo Andy Goulding ao tabloide Daily Mail.

No geral, as descobertas concordam com as previsões de 2017 para um “buraco negro descomunal” que se formou diretamente a partir do colapso de uma enorme nuvem de gás, de acordo com a equipe.

Os cientistas agora planejam usar este e outros resultados do Webb e dados de outros telescópios para preencher uma imagem mais ampla do Universo primitivo.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.