A Nasa adiou para 2040 a missão que vai TENTAR trazer amostras de Marte

Inicialmente, a missão para o retorno das amostras do Planeta Vermelho para a Terra estava prevista para 2028

 

A Agência Espacial dos Estados Unidos (a National Aeronautics and Space Administration, Nasa) anunciou, nesta segunda-feira (15/4), os planos para o retorno de amostras de rocha e solo de Marte, previstos para 2040. O comunicado feito pelo administrador da Agência, Bill Nelson, avalia que que as amostras ajudarão a entender a formação e evolução do planeta e do Sistema Solar.

Nos último anos, a Nasa tem feito esforços para determinar a história de Marte, parte do esforço é o retorno de amostras do planeta. Um dos meios de coleta é o rover Perseverance que está coletando amostras para o futuro retorno à Terra desde que pousou em Marte em 2021.

“A Mars Sample Return será uma das missões mais complexas que a Nasa já realizou. O resultado final é que um orçamento de US$ 11 bilhões, e a data de retorno em 2040 é muito distante”, comentou Nelson.

“Aterrissar e coletar as amostras com segurança, lançar um foguete com as amostras em outro planeta — o que nunca foi feito antes — e transportar as amostras com segurança por mais de 33 milhões de milhas de volta à Terra não é uma tarefa fácil “, acrescentou o administrador.

A agência também divulgou a resposta da Nasa a um relatório do Conselho de Revisão Independente de Retorno de Amostras de Marte de setembro de 2023. O conselho de revisão disse que “problemas técnicos, riscos e desempenho até o momento indicam uma probabilidade quase nula” de que vários aspectos da missão estejam prontos para lançamento no atual cronograma, que era anteriormente de 2028.

No comunicado de Nelson, a Nasa deve pedir em breve ao setor aeroespecial propostas de arquitetura que possam devolver as amostras na década de 2030 e reduzir o custo, o risco e a complexidade da missão.

“A Nasa faz ciência visionária e o retorno de amostras diversas e cientificamente relevantes de Marte é uma prioridade fundamental”, disse Nicky Fox, administrador associado da Diretoria de Missão Científica.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.