Ford traz para o Brasil um Mustang mais potente e tecnológico

 

 

Cupê esportivo tem 488 cavalos de potência e chega com preço a partir de R$ 529 mil

 

Texto: Sérgio Dias

Fotos: Sérgio Dias e Divulgação

Fomos convidados pela Ford para conhecer no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da marca em Tatuí, interior de São Paulo, a nova geração do Mustang, que chega ao mercado brasileiro na versão única GT Performance, equipada com motorização com 488 cavalos de potência e preço a partir de R$ 529 mil.

O modelo ainda não ficou durante uma semana na nossa garagem, mas isso não significa que não conseguimos sentir o desempenho dinâmico do modelo. Foi possível realizar uma volta rápida com um piloto da marca e nesse momento foi possível perceber o quanto o cupê esportivo evoluiu no desempenho.

Televisão com jogo de carro

Descrição gerada automaticamente com confiança média

“Essa nova geração inaugura mais um capítulo na história do Mustang, que tem uma trajetória única dentro da indústria e impressiona pela capacidade constante de evolução e inovação. E todo esse sucesso, na verdade, tem uma razão muito simples: a grande paixão que, assim como os fãs, todos os times da Ford têm por esse produto”, nos explicou Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.

A sétima geração do Ford Mustang GT Performance é equipado com motor Coyote V8 5.0 de quarta geração e transmissão automática de dez velocidades com nova calibração, conjunto que entrega 488 cavalos de potência – cinco cavalos a mais que o Mach1, que tem 483.

“O novo motor Coyote é muito forte e entrega 80% do torque máximo a apenas 2.000 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h, de 4,3 segundos, é praticamente a mesma. Mas em trechos maiores, como 0 a 200 km/h, por exemplo, o ganho é perceptível”, disse Ariane Campos, supervisora de Engenharia da Ford América do Sul.

Carro parado na rua

Descrição gerada automaticamente

O modelo chega ao Brasil com suspensão adaptativa MagneRide com quatro opções de ajuste, sistema de detecção automática de buracos, uma tecnologia muito útil no mercado brasileiro e barras estabilizadoras herdadas do Mach 1, que aumentam a rigidez torsional.

Os freios, outro destaque que sentimos na prática durante a volta rápida, são Brembo de alta performance, tanto na dianteira como na traseira, com discos maiores e pinças com seis e quatro pistões, respectivamente. Para completar, agora as rodas exclusivas de 19” são equipadas com pneus Pirelli P-Zero 255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira.

Uma novidade na nova geração agrada os amantes de manobras de derrapagem. Trata-se do freio de estacionamento eletrônico Drift Brake, que amplia o leque de técnicas de pilotagem. Os recursos para pista incluem também o Line Lock para manobras de “burn out”, cronômetros e medidores auxiliares no Track Apps.

Desenho de carro rosa

Descrição gerada automaticamente com confiança média

O condutor do Ford Mustang GT Performance pode calibrar a seu gosto desde a assistência elétrica da direção, a sensibilidade do acelerador, a rigidez da suspensão e o ronco do escapamento, até a aparência do painel de instrumentos para diferentes situações de rodagem.

Para isso, basta selecionar um dos cinco modos de condução disponíveis: Normal, Esportivo, Escorregadio, Pista e Pista Drag. Também é possível configurar até seis modos de condução personalizados, usando os três modos de direção elétrica, os quatro modos de escapamento e os quatro modos de suspensão, disponíveis pela primeira vez na linha, que prevalecem sobre a seleção automática.

“O novo Mustang GT Performance tem uma dirigibilidade impressionante. As relações de direção mais rápidas, a dinâmica em curvas, a maior potência em linha reta e as respostas de aceleração e frenagem são muito superiores ao antigo GT e, em alguns aspectos, melhores também que as do Mach 1”, destaca Luís Gozzani, piloto de Testes e Engenharia Veicular da Ford.

Carro parado na calçada

Descrição gerada automaticamente

No design a Ford fez questão de mostrar que a sétima geração do Mustang combina linhas modernas com elementos clássicos do modelo original dos anos 60. Sua frente apresenta uma nova grade, faróis full-LED e entradas de ar no capô. A traseira, em formato de cunha, exibe novas lanternas de três barras e aerofólio.

No interior o cockpit foi renovado e, segundo a Ford, inspirado em caças a jato. As telas de 12,4” e 13,2” do painel de instrumentos e do multimídia SYNC 4 formam um conjunto único, com várias opções de personalização e incluem GPS embarcado, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador por indução e som B&O.

O volante esportivo tem a base reta, com revestimento em couro e aquecimento. Os bancos parcialmente em couro contam com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento. Outro recurso novo e desenvolvido pela engenharia brasileira é o Remote Rev, que permite ligar e acelerar o motor remotamente pela chave.

Foto de um carro

Descrição gerada automaticamente

Os itens de segurança incluem monitoramento de ponto cego, assistente de manobras evasivas e sensor de ré, além de piloto automático adaptativo com Stop & Go, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção e centralização em faixa, entre outros.

A Ford inicia as vendas do Mustang GT Performance em março, com as primeiras entregas previstas para junho e será oferecido nas cores Vermelho Zadar, Vermelho Arizona, Azul Estoril, Azul Algarve, Branco Ártico, Cinza Torres, Cinza Catalunha e Preto Astúrias.

Confira um vídeo com o Ford Mustang GT Performance em https://youtu.be/fX7azXDVcJs.

Notas Rápidas, por Sérgio Dias

Continental amplia seu portfólio de pneus no Brasil com novo modelo esportivo

 

A Continental apresentou nova geração de pneus ExtremeContact Sport02, modelo esportivo que chega para complementar o portfólio da marca no mercado brasileiro para atender consumidores que desejam um produto versátil e que buscam esportividade e desempenho nas pistas como lazer em ações de track days.

O ExtremeContact Sport02 incorpora diversas tecnologias inéditas, como a SportPlus e será inicialmente importado e no segundo semestre de 2024 passará a ser produzido nos aros 16, 17 e 19 na fábrica da Continental Pneus em Camaçari, na Bahia.

Volkswagen Caminhões e Ônibus supera 20 mil caminhões extrapesados vendidos

 

A VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus comemora os resultados dos seus extrapesados, que já ultrapassam a marca de 20 mil unidades vendidas em seus três anos e meio de comercialização. Grande parte dos clientes vêm atraídos pela eficiência dos modelos Meteor e Constellation voltados ao transporte de grandes cargas.

Entre os diferenciais dos modelos estão a potência e o torque superiores do motor D26 de 13 litros, produzidos no Brasil, com alta tecnologia, eficiência e durabilidade. Estão mais potentes, com 2.400 Nm de torque e equipados com sistema de emissões SCR e EGR.

Nissan Kicks terá duas gerações disponíveis no mercado brasileiro em 2025

A atual geração do Nissan Kicks, atualmente produzido em Resende, se manterá disponível para os consumidores mesmo com a nova geração, um carro totalmente novo, aumentando assim o leque de opções oferecido pela marca japonesa aos brasileiros.

Vale lembrar que em novembro de 2023 a Nissan confirmou que está investindo R$ 2,8 bilhões no Brasil para, a partir de 2025, produzir dois novos veículos utilitários esportivos e montar um motor turbo em seu Complexo Industrial em Resende, no estado do Rio de Janeiro.

Hyundai confirma venda do IONIQ 5 no Brasil ainda em 2024

A Hyundai confirmou que vai comercializar no mercado brasileiro o IONIQ 5, modelo construído sob a plataforma de veículos elétricos a bateria do Hyundai Motor Group, chamada E-GMP – Electric-Global Modular Platform. O modelo conta com uma gama de configurações elétricas de potência desenvolvida para atender às necessidades de mobilidade de cada pessoa, sem comprometer o desempenho.

Os clientes contarão com a bateria 72,6 kWh, e dois layouts de motores elétricos, seja apenas com motor traseiro ou com motores dianteiro e traseiro. As variações proporcionam autonomia de até 480 quilômetros e velocidade máxima de 185 km/h.

Larisa Gambrell será a nova presidente da DAF Caminhões Brasil

A DAF Caminhões Brasil anunciou a nomeação de Larisa Gambrell como sua nova Presidente a partir de 1º de maio de 2024, em substituição ao executivo Lance Walters, que retornará aos Estados Unidos para ocupar o cargo de Assistant General Manager — Vendas e Marketing de PACCAR Parts. Larisa se reportará a Michael Kuester, Vice-Presidente para a América do Sul da PACCAR.

A executiva ingressou na PACCAR em 2006 e ocupou cargos de crescente responsabilidade nas divisões PACCAR Parts, Dynacraft e Kenworth. Sua última posição foi Assistant General Manager — Operações de PACCAR Parts, em Renton, Washington, nos Estados Unidos. Larisa é formada pela Universidade de Washington (B.A. — Economia) e pela Universidade de Seattle (M.A. — Negócios Internacionais).

Ducati promove recall para os modelos XDiavel e XDiavel S

A Ducati Brasil convoca os proprietários das motocicletas XDiavel e XDiavel S, fabricadas entre 2016 e 2022, para a verificação e eventual substituição do encosto do banco do passageiro. Mais informações no site oficial https://www.ducati.com/br/pt/home/servicos/pos-vendas/campanhas-recall.

As análises demonstraram que em situações excepcionais, caso o encosto do banco do passageiro não tenha sido instalado corretamente, pode haver o afrouxamento dos parafusos de fixação, causando a fissura ou a quebra do componente.

Caminhão Iveco S-Way 2024 conquista o prêmio “iF DESIGN AWARD”

O caminhão Iveco S-Way 2024 conquistou o prêmio “iF DESIGN AWARD” na categoria “Design de produto de automóveis/veículos”. Um júri independente de 132 especialistas internacionais em design nomeou o modelo vencedor depois de competir com mais de 11 mil inscrições de 72 países.

“Estamos muito orgulhosos pelo fato de o novo Iveco S-Way ter sido premiado com o iF DESIGN AWARD. Acreditamos que esse caminhão é o Iveco S-Way mais impressionante da história do modelo, combinando uma estética excelente com uma ergonomia impressionante”, diz Marco Armigliato, diretor de Design Industrial do Iveco Group.

Mitsubishi apresenta a “aventureira” L200 Triton Sport Outdoor GLS 2025

A Mitsubishi amplia a linha de picapes comercializadas no mercado brasileiro com a L200 Triton Sport Outdoor GLS 2025, modelo com apelo aventureiro, detalhes externos em acabamento grafite fosco, preço a partir de R$ 245.490,00 e disponível nas cores de carroceria Preto Ônix, Cinza Londrino, Prata Lítio e Branco Fuji.

A versão Outdoor GLS 2025 é equipada com motor 2.4 Turbodiesel de quatro cilindros, 190 cavalos de potência e torque de 43,9 kgfm, além do o sistema de transmissão automática de seis velocidades com opções para trocas sequenciais na alavanca seletora.

Caoa promove exclusivo leilão em favor do “Hospital de Amor”

A Caoa vai leiloar a última unidade confeccionada do Hyundai Tucson Flex no mundo, que saiu da linha de produção da planta de Anápolis (GO) em 2019. Todo o valor arrecadado por meio de leilão será convertido em doação para o “Hospital de Amor”.

O leilão da unidade especial já está aberto na plataforma Super Bid e deverá ser mantido ativo até o dia 05 de abril, por meio do link https://www.superbid.net/evento/caoa-1530h-246160. Essa iniciativa deverá atrair o público que valoriza e apoia o “Hospital de Amor” e antigos e atuais usuários do SUV e colecionadores, atraídos pela unicidade e exclusivismo de ser a última unidade do Tucson a ser produzida em todo o mundo.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.