65 anos no Brasil: Fusca ainda é opção econômica para o dia a dia  

 

Amado pelos brasileiros, carro completa marca histórica: primeiro Fusca fabricado no país foi em 1959. Com manutenção fácil e de baixo custo, veículo segue como ótima opção

 

 

São Paulo, janeiro de 2024 – O tempo passa, mas o Fusca ainda tem uma legião de fãs e segue sendo considerado um dos carros mais queridos dos brasileiros. Esse ano será ainda mais especial, pois completará 65 anos da fabricação do primeiro Fusca no Brasil. A partir dessa data, iniciou-se uma nova era na produção de automóveis no país. Apenas no primeiro ano foram 8.406 Fuscas produzidos, se tornando líder de vendas no mercado nacional durante 24 anos.

 

O Fusca é tão especial para os apaixonados por carros no Brasil, que existe até o Dia Nacional do Fusca, celebrado em 20 de janeiro, com eventos em várias localidades. Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), quase 2 milhões de Fuscas ainda circulam pelas ruas do país atraindo os olhares de todos. Vale ainda destacar o fato de ser um dos veículos de passeio com maior tempo de produção no país, com 30 anos dividido em dois períodos (1959 a 1986 e depois de 1993 a 1996).

Apesar de muitos terem o carro como uma peça de colecionador, boa parte dos proprietários ainda utilizam o carro para o dia a dia, principalmente para curtos deslocamentos. O popular Fusquinha segue como uma ótima alternativa por ter uma manutenção econômica e não ser tão complexa, ao ponto dos “mecânicos de final de semana” conseguirem fazer os reparos sem dificuldades. Veja algumas dicas do Gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel, Célio Renato Ruiz, para cuidar do  Fusca com menos custo e mantê-lo sempre em atividade.

 

Cuidados com o motor

 

Por ser um carro com 65 anos, o Fusca precisa de uma manutenção mais frequente. Muitas vezes o motor já está desgastado e a questão da vedação é de extrema importância. Encontrar as juntas originais do Fusca pode ser um desafio, além de pesar no bolso. Mas para isso existem as vedações anaeróbicas.

 

“Dependendo do caso, as juntas originais podem não ser encontradas e com isso podem ser substituídas por uma junta líquida. Produto homologado e comprovado pela indústria automobilística para ser utilizado em uma bomba d’água, uma bomba de óleo, em um fechamento de cabeçote, entre outros”, detalha Célio Renato Ruiz. Um dos exemplos dessas juntas líquidas é o Loctite 518, vedante de alta resistência desenvolvido para uso em superfícies metálicas como alumínio, aço, inox, zinco, níquel e cromados.

 

Conservação e embelezamento do xodó

 

Normalmente, o proprietário de um Fusca gosta muito de fazer a manutenção do próprio carro, por não ser uma mecânica complexa, e sempre deixá-lo com ótima aparência.  “Quem possui um Fusca e utiliza em sua rotina no dia a dia sempre quer deixá-lo bonito, mas também quer economizar na manutenção. É diferente do colecionador, que utiliza o carro com o propósito de exposição e até para desfilar”, comentou Célio Renato Ruiz, gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel.

 

Com a aplicação de um revestimento transparente sobre a pintura, que protege e restaura, o veículo fica com aparência renovada. O Loctite PC 4400 reúne essas características e pode ser utilizado por meio de um spray. A tinta antiga,  desbotada do veículo, fica com aspecto de nova.

Amplie os conhecimentos

Se você é um desses proprietários de Fusca que se dedica e aprecia realizar a manutenção do próprio veículo e deseja aprimorar seus conhecimentos sobre como as soluções adesivas podem ser benéficas para o seu veículo, a Henkel oferece de forma gratuita a plataforma de e-learning Loctite Xplore, que pode auxiliar a aprofundar seus conhecimentos e aprimorar a manutenção do seu xodó.

 

Sobre a Henkel

Com suas marcas, inovações e tecnologias, a Henkel ocupa posições de liderança em todo o mundo em negócios industriais e de consumo. A unidade de negócios de Adhesive Technologies é líder global nos mercados de adesivos, selantes e revestimentos funcionais. Em seus negócios de Consumer Brands, a empresa ocupa posições de liderança em muitos mercados e categorias em todo o mundo. As três marcas mais fortes da empresa são Loctite, Persil e Schwarzkopf. Fundada em 1876 e com uma longa tradição em sustentabilidade, a Henkel emprega equipes diversificadas com cerca de 50.000 pessoas em todo o mundo – unidas por uma forte cultura corporativa, valores compartilhados e um propósito comum: “Pioneers at heart for the good of generations”. No ano fiscal de 2022, a Henkel registrou vendas de mais de 22,4 bilhões de euros e lucro operacional de cerca de 2,3 bilhões de euros. As ações preferenciais da companhia estão listadas no índice de ações alemãs DAX. Mais informações em www.henkel.com.

Sobre a Henkel Brasil

A Henkel está no Brasil há 68 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Consumer Brands, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt, Bonderite e Schwarzkopf Professional. A Henkel Brasil conta com mais de 1.000 profissionais distribuídos nas plantas de Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. No ano de 2022, a Henkel alcançou um crescimento orgânico das vendas de 8,8%.

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