Prova de ganho de peso destaca evolução genética no Tocantins

As avaliações são realizadas em três categorias: confinamento, a pasto e dupla aptidão

Em Silvanópolis, cidade do interior do Tocantins, será realizada mais uma edição da Prova de Ganho em Peso (PGP), que é promovida e reconhecida pela Nelote Tocantins (ACNT), entidade promocional regional conveniada à Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A prova terá início neste sábado, 22 de junho e se estenderá até 12 de abril do próximo ano, avaliando mais de 100 exemplares da raça Nelore.

Com a participação de mais de 20 criadores, a PGP será realizada na Fazenda Encontro da Natureza, sob a liderança do pecuarista Celso Guelfi. Durante os próximos dez meses, as análises dos animais demonstrarão de forma prática o potencial da raça para o desenvolvimento da pecuária no Tocantins.

Nesta edição, a supervisão técnica da prova será conduzida por José Neto, técnico de campo e consultor do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) no Escritório Técnico Regional (ETR) da ABCZ em Palmas, Tocantins. “O intuito da prova é mostrar a qualidade do gado Nelore do estado do Tocantins, bem como o alto nível dos trabalhos realizados pelos criadores. A prova permite a visibilidade nacional, gerando interesse da genética tocantinense por parte das centrais de sêmen. Na edição anterior da prova, conseguimos três contratações, e as expectativas para esta nova prova são as melhores”, aponta José.

As Provas de Ganho em Peso, oficializadas pela ABCZ, têm como propósito identificar os animais com melhor desempenho em aspectos como ganho de peso, peso final ajustado e conformação. As avaliações são realizadas em três categorias: confinamento, a pasto e dupla aptidão.

Além de destacar os animais com melhor desempenho no ganho de peso, a PGP também serve como uma ferramenta relevante para compartilhar técnicas de manejo, reprodução e nutrição, promovendo a raça Nelore do Tocantins como uma excelente opção para o mercado de carne bovina. Por isso, durante o evento será realizada uma roda de conversa com o tema: “Genética melhoradora, dos rebanhos PO ao gado comercial.”

“A competição não apenas enfatiza os avanços genéticos da raça, mas também impulsiona a indústria pecuária local, proporcionando um ambiente onde os criadores podem apresentar seus melhores animais e trocar conhecimentos. Eventos como esse são fundamentais para valorizar a pecuária de qualidade e estimular a busca contínua por melhorias na criação de gado Nelore”, ressalta a presidente da Nelore Tocantins, Andrea Stival.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.