AgroBrasília 15 anos – O Agronegócio do futuro a gente cultiva hoje

Brasília, 25 de maio de 2023. AgroBrasilia. Foto: Gesival Nogueira Kebec/Trilux

 

Nos últimos 40 anos, a produção agropecuária brasileira se desenvolveu de tal maneira que o Brasil será o grande fornecedor de alimentos do futuro

Hoje, a agricultura do Brasil está totalmente adaptada aos seus diversos biomas e condições climáticas. Produtores rurais de Norte a Sul do País têm consciência da sua relevância na produção de alimentos que precisa estar atrelada às responsabilidades ambientais.

 

Esses trabalhadores rurais, bem como as grandes feiras como a AgroBrasília, compõem um dos setores mais produtivos e modernos do mundo, que vem transformando a economia mundial.

 

Produzindo cada vez mais, o agronegócio brasileiro reduziu o preço da alimentação e melhorou a saúde e qualidade de vida da população, liberando seu poder de compra para bens produzidos pela indústria e pelo setor de serviços.

 

O Agro do Futuro a gente cultiva hoje

 

Este foi o tema escolhido para a edição de 15 anos da maior feira de agronegócio do Planalto Central. José Guilherme Brenner, presidente da AgroBrasília e da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) comentou a escolha do tema:

 

“A AgroBrasília já é uma feira consolidada. 15 anos não são 15 dias. Muita coisa aconteceu nessa trajetória, graças a força do agronegócio na nossa região que é um fato comprovado – tem muita área irrigada, muitos produtores, muita tecnologia e essa sempre foi a nossa proposta, levar conhecimento, tecnologia e oportunidades para que o produtor possa melhorar a produção de maneira eficiente e sustentável”, destacou o presidente.

 

Números e recordes

Hoje, 25% do PIB brasileiro vem do agronegócio (que engloba agropecuária, agroindústria, insumos, distribuição e outros serviços).

De acordo com estatísticas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), em colaboração com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), a população ocupada no agronegócio brasileiro soma 28,5 milhões de pessoas no 3º trimestre de 2023.

No quesito exportações, o Brasil abriu 76 novos mercados para o agronegócio em 2023, registrando um recorde de US$ 139,58 bilhões em dez meses. As informações são do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por intermédio da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI).

Os novos acordos comerciais foram realizados com 38 países das Américas, Ásia, com destaque para o México, a China e o Chile. As aberturas de mercados abrangem uma ampla variedade de produtos, incluindo carnes, grãos, frutas, vegetais, sementes e produtos florestais.

Serviço:

 

AgroBrasília 2024 – 15 anos

Data: terça-feira a sábado – 21 a 25 de maio.

Horário: 8h30 às 18h.

Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – AgroBrasília, BR 251 km 5 – PAD-DF.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.