A internet ocasionou mudanças de paradigmas em diversos âmbitos da vida, todo dia surgem novas atualizações que transformam os modos de consumo, consequentemente, as formas de divulgação também se atualizam, o marketing digital é um exemplo disso.
Os meios online têm sobreposto todas as outras mídias, sem contar o aumento progressivamente acelerado que seu alcance vem ganhando devido o acesso cada vez maior da população em geral às tecnologias.
Antigamente, era o marketing tradicional que dava conta de garantir uma divulgação por meio de sua sinalização horizontal e massificada em relação a todas as mídias existentes, como o rádio, a TV e o jornal.
Hoje, é preciso conhecimento de como fazer marketing nos meios digitais para conseguir melhores resultados. Afinal, mais de 4 bilhões de pessoas no mundo todo já estão conectadas à internet.
Só no Brasil, as redes sociais em 2019 alcançaram o estrondoso número de 10 milhões de novos usuários. Além disso, os brasileiros gastam mais de 9 horas por dia na internet.
Não é à toa que as maiores buscas de franquias para investir são por aquelas que têm boa atuação no ambiente digital. Empresas das mais variadas necessidades e tamanho, em níveis diferentes de maturidade, vêm investindo nesse tipo de marketing.
Tendo isso em vista, não é mais possível negar a necessidade de empresas se apropriarem, cada vez mais, de estratégias de divulgação online que possam angariar clientes de forma qualitativa e conseguir alavancar suas vendas.
Para conseguir garantir esse sucesso, o grande desafio é o de ser a primeira escolha no momento em que o consumidor tem que fazer uma compra, mas é possível conseguir isso se mantendo constantemente na lembrança de seus clientes.
É nesse momento que o marketing se faz extremamente útil, afinal, é ele que vai atrair o público e convencê-lo a consumir determinado produto ou serviço. Por isso, um marketing alinhado às dinâmicas e necessidades do público é essencial.
Tendo ciência de tudo o que foi exposto até então, ainda podem surgir dúvidas quanto a real necessidade de se investir em marketing digital ou se é a hora certa de investir; para adiantar, vale dizer que a hora certa é agora.
Pois, afinal de contas, o tempo da internet é um tempo acelerado, sendo assim, é urgente a necessidade de atualização de uma empresa de instalação de forros de PVC ou de qualquer outro ramo.
No entanto, existem diversas formas de investir e objetivos diferentes, que variam de empresa para empresa.
No seguinte artigo será melhor explicada a importância desse marketing e os motivos para investir o quanto antes nele.
O que é o marketing digital?
Hoje em dia, já é evidente que existem diferenças gritantes entre o marketing digital e o tradicional.
O tradicional é composto por 4 braços:
- Rádio;
- TV;
- Telefone;
- Impresso.
Essas vias ainda são necessárias e sua importância não deve ser desprezada, o que acontece é que um canil de american bully branco, tinha apenas essas 4 opções para fazer a divulgação dos seus serviços.
O marketing realizado em uma dessas 4 opções também é chamado de marketing offline.
No entanto, hoje existe mais uma opção, o marketing que acontece de forma online, pelos meios digitais: o marketing digital ou marketing online.
Ele permite uma aproximação maior das empresas com os seus clientes e vice-versa, é por isso que é preciso conhecer uma comunicação adequada para esse meio, pois essa comunicação tem a característica de ser mais direta e personalizada.
Essa forma também tem o plus de contar com o acesso a uma análise dos indicadores de performance, tornando-se mais prático o acesso a dados que averiguem se uma campanha obteve sucesso ou não, para então, realizar as mudanças precisas.
Ajudando a garantir resultados futuros mais vantajosos e com uma praticidade e acessibilidade como a de uma tecnologia utilizada para um alongamento de cabelo de tela.
É possível definir o conceito dessa modalidade de marketing como um conjunto de estratégias que se desenrolam no meio digital, investigando, localizando, aproximando e convertendo clientes, tudo de forma online.
A facilidade proporcionada pela tecnologia é vantajosa em grau e número em relação às antigas formas, alcançando objetivos de maneira eficaz, e além de tudo, de forma econômica, prática e cômoda.
Por meio de canais como blogs, sites, e-mail marketing e redes sociais, é possível para um empresa que produz consumível tampografia, conseguir prospectar seus produtos um número cada vez maior de consumidores.
Além de ser possível alçar o fortalecimento da marca, e dessa forma, o aumento das vendas.
No entanto, diferente do que possa se pensar, essa modalidade de marketing não se resume à administração de redes sociais. Muito além de gerenciamento de redes, é preciso ter conhecimento aguçado de vendas, assim como nos meios tradicionais.
Afinal, não serve de muita coisa uma produção de conteúdo intensa e uma rede social com milhares de curtidas e seguidores se todo esse alcance não se converter em cliente, e consequentemente, em vendas.
O gerente de marketing de um negócio de rolamento para moto, tem que conhecer muito mais do que as engrenagens das redes sociais e de suas motos, ele tem que entender pessoas e seu comportamento, seja no online ou offline.
Isso é necessário porque o marketing de internet tem o conveniente para o consumidor de possibilitar que sejam realizados e divulgados para outros consumidores os famosos feedbacks, e eles podem ser positivos ou negativos.
Por isso, é crucial conhecer e se relacionar muito bem com a persona do público. Além disso, assim como na vida em geral, nem sempre o planejado irá sair como esperado e ter a compreensão de que erros e acertos fazem parte do processo.
Objeções acerca do marketing digital
Portanto, é comum que essa modalidade de marketing assuste novos e antigos empreendedores.
São inventadas as mais diversas desculpas para não investir nela como:
- Não ter dinheiro para o investimento;
- Ter tido uma primeira experiência ruim;
- A empresa ainda não ter um site;
- Estar mais acostumado ao marketing tradicional.
A primeira justificativa é a mais comum de todas e muitas vezes a mais inválida. Afinal, o marketing digital é uma alternativa que permite uma gama de ações de divulgações por valores muito em conta.
Acerca da segunda, é preciso compreender que o marketing digital é um lugar de atuação muito recente, devido a isso, é possível encontrar empresas que também estão tateando novos lugares.
Quanto ao terceiro ponto, este também se trata de uma justificativa irreal, afinal, é possível partir de outros tipos de táticas de marketing digital, como criar perfis em redes sociais, criar landing pages e distribuir conteúdos onlines qualitativos.
O quarto ponto requer que o empreendedor queira sair da zona de conforto. Como exposto no começo do texto, o acesso ao meio digital vem crescendo de forma exponencial, dessa maneira, a internet é basicamente o novo outdoor.
Importância e motivos para o investimento no marketing digital
Além do que já foi colocado como a questão do crescimento do acesso à internet e o baixo custo desse investimento, existem muito mais vantagens desse tipo de investimento, seguem algumas:
- Maior Alcance;
- Segmentação;
- Mensuração de resultados;
- Relação e engajamento com o público;
- Investimento flexível.
Quanto ao primeiro ponto é possível compreender quando se faz uma comparação com o alcance limitado do marketing offline, restrito a um comercial físico que, provavelmente, será visto por pouquíssimas pessoas.
O segundo ponto diz respeito a diversidade do público que se pode alcançar e é possível, por exemplo, criar um comercial mais adequado para cada um e para um que de fato irá se interessar pelo que está anunciado, já que se chega até ele através de uma filtragem.
O terceiro ponto se refere a possibilidade de acesso a ferramentas gratuitas online que fazem uma análise bem estratificada das diversas características do público alcançado. Essa ferramenta é extremamente eficaz para um planejamento eficaz.
O quarto ponto diz respeito ao fato de que o público hoje em dia é participante, ele interage com a publicidade veiculada e não a recebe mais de forma passiva. Além disso, pode e quer interagir com as marcas que fazem parte da vida deles.
O quinto ponto, para muitos, é o mais atrativo dentre todos, como já foi dito, existem as mais variadas formas de investir online com um gasto mínimo.
Dessa maneira, é possível para uma uma empresa de remoção e tratamento de resíduos com parcos recursos, angariar novos clientes com poucos gastos.
Considerações finais
Sendo assim, de tudo o que foi visto é possível inferir que a progressiva inserção da internet na vida cotidiana vem fazendo com o que o marketing digital se torne uma necessidade vital na estrutura de um negócio.
Com investimento financeiro baixo é possível chegar a bons resultados e ainda fortalecer a imagem de uma marca e aproximá-la do seu público, tudo isso apenas se utilizando do ambiente digital.
Dessa forma, fica mais que nítida a necessidade de adentrar o digital em suas mais variadas possibilidades, diversas empresas já estão aderindo a esse movimento e para evitar o atrofiamento dos negócios essa é a melhor estratégia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.