Algumas empresas não sabem o que é marketing de varejo, mas ele pode fazer toda a diferença nos resultados de vendas. Tanto é que é um dos maiores responsáveis pela boa experiência de compra dentro de uma loja.
São estratégias e ações que conquistam os clientes que visitam os pontos de venda, e que podem ser desde um desconto até ofertas personalizadas oferecidas no site da empresa ou no aplicativo.
Mas, ele é muito diferente do marketing que os gestores e empreendedores estão acostumados a lidar, entretanto, é capaz de enriquecer o repertório com sua abordagem.
As organizações têm muito a aprender com as tendências deste setor, que cada vez mais se torna digital. Mas, para colocá-lo em prática, é fundamental entender um pouco mais sobre ele.
O ponto de vendas é onde os consumidores têm contato com os produtos e serviços, por isso, as estratégias de marketing nesses espaços precisam ser perfeitamente elaboradas. É assim que os clientes terão uma boa experiência.
Neste artigo, vamos explicar o que é marketing de varejo, listar estratégias que ajudam a promover a empresa e classificar o que precisa estar presente para que o e-commerce seja um sucesso.
Entenda o que é marketing de varejo
Marketing de varejo é um conjunto de estratégias que ajudam a promover, divulgar e vender nos pontos de vendas. O objetivo é vender mais, ampliar a participação da marca no mercado, fidelizar clientes e transmitir uma imagem positiva das soluções.
O varejo é um setor que possui sua própria dinâmica, por isso, as estratégias de marketing dentro deles são diferentes das tradicionais.
Por exemplo, em uma loja que vende chapa de hambúrguer para fogão, as estratégias são focadas na venda de produtos e no relacionamento com os clientes.
É muito diferente do que acontece com os fabricantes e prestadores de serviços, visto que o varejista oferece diferentes categorias de produtos e em pequenas quantidades.
É fundamental que ele saiba aplicar o marketing, de modo a promover o estabelecimento, por meio de diferentes estratégias relacionadas aos produtos, serviços, atendimento e preços.
Dentre os objetivos estão:
- Superar concorrentes diretos e indiretos;
- Aumentar os lucros do estabelecimento;
- Melhorar o ticket médio;
- Fidelizar consumidores.
Ele também ajuda a atingir o volume ideal de vendas e ampliar a participação da loja no mercado, aumenta a percepção de valor dos produtos e serviços, satisfaz as necessidades e expectativas dos consumidores e converte as vendas.
Estratégias que ajudam a promover a empresa
Se uma loja de petrifilm EC souber trabalhar o marketing de varejo, vai atrair muitas oportunidades de negócios, promover seus produtos, fortalecer sua imagem no mercado e fidelizar os clientes. Para isso, algumas estratégias são:
Investir no marketing de influência
As redes sociais abriram espaço para o surgimento do marketing de influência, fazendo parcerias com influenciadores digitais que promovem os produtos e serviços aos seguidores.
São pessoas que fazem parte do público que a organização pretende atingir, e esse tipo de estratégia ajuda a fortalecer o ponto de venda nas redes sociais.
Trabalhar com e-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta importante para o marketing de varejo, tendo em vista que disparos bem planejados envio um conteúdos que conduzem os prospects dentro do funil de vendas.
São materiais usados para divulgar lançamentos, promoções e eventos que são do interesse da audiência da marca.
Fazer cross merchandising
Cross merchandising é uma estratégia de marketing onde os produtos complementares são organizados próximos uns dos outros.
Com isso, o consumidor faz as associações e acabam comprando mais para complementar o produto que originalmente deseja.
Investir em programas de fidelidade
Criar programas de fidelidade e oferecer vantagens para os consumidores ajuda a aumentar as vendas consideravelmente.
Os programas de pontos, por exemplo, estimulam as pessoas a comprar mais para que possam atingir a pontuação necessária que dá direito a trocas e brindes.
Estar nas redes sociais
Uma empresa de salgados para revenda deve criar um perfil nas redes sociais porque essas plataformas são fundamentais para engajar o público e se relacionar com os consumidores.
Mas, não basta apenas criar um perfil, pois é necessário que a empresa seja conhecida pelo compartilhamento de conteúdos relevantes, o que nos leva à próxima dica.
Investir em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia que também pode ser usada no varejo. A loja deve produzir materiais ricos e relevantes para a audiência, e que sejam compatíveis com seus assuntos de interesse.
São materiais em formato de vídeos, textos, imagens, infográficos e outras opções, que atraem, educam e convertem. Além disso, transformam uma loja de bateria estacionária placa solar em autoridade naquilo que faz.
Trabalhar com marketing sensorial
As lojas físicas devem investir em marketing sensorial e adotar medidas que possam impactar os consumidores, como uso de cores, maneira estratégica de posicionar os produtos, música ambiente, aroma da loja e assim por diante.
São elementos que, embora simples, conseguem influenciar a experiência do consumidor e consequentemente sua decisão de compra.
Como ter um e-commerce varejista de sucesso?
Até agora, temos algumas dicas de marketing de varejo que podem ser usadas nos pontos de vendas físicos, mas e quanto ao e-commerce? Também existem estratégias voltadas para eles. São elas:
Atualizar a linha de produtos
Uma das principais características do e-commerce é que ele é muito dinâmico, pois traz novidades todos os dias em relação às linhas de produtos e padrões de consumo.
A loja precisa de um portfólio atualizado e atento às novidades do mercado. Os lançamentos atraem a atenção dos clientes, mas também é fundamental fazer uma boa descrição dos produtos.
O empreendedor deve pesquisar e analisar o comportamento de seu público porque isso ajuda a escolher uma linha de produtos condizente com as necessidades das pessoas.
Outro ponto fundamental é ver se os preços são competitivos e compará-los com os dos concorrentes, e caso seja necessário, ampliar a quantidade de produtos em estoque para reduzir os custos.
Investir em SEO
Um fabricante de empresa terceirizada copeira investe em SEO (Search Engine Optimization), para que suas páginas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa, e uma plataforma e-commerce precisa fazer a mesma coisa.
Essas estratégias aumentam os acessos diários, e quanto maiores eles forem, mais chances a empresa tem de vender.
Dentre as principais práticas de SEO estão a produção de conteúdo relevante e otimização de palavras-chave usadas para descrever os produtos.
Evitar o abandono de carrinho
A plataforma precisa monitorar a taxa de abandono de carrinho, pois quando o cliente desiste da compra, é sinal de que está com algum problema.
Pode ser por conta do check out que está muito longo e complexo, necessidade de fazer cadastro, ambiente virtual despreparado para dispositivos móveis, preço do frete muito alto, dentre outras possibilidades.
Uma loja virtual de bateria caminhão 150 precisa de uma lista atualizada com os e-mails dos seus clientes, pois isso ajuda a manter uma relação mais próxima com eles e investir em estratégias de fidelização.
Melhorar a segurança da plataforma
As pessoas precisam se sentir seguras ao acessarem a plataforma de vendas, afinal, vão inserir informações pessoais importantes nesse ambiente.
Para transmitir segurança e credibilidade, é fundamental obter um certificado de segurança para atestar a confiabilidade do e-commerce.
As formas de pagamento em uma loja de bateria heliar 50 amperes precisam preservar os dados dos clientes e oferecer suporte, caso tenha algum problema.
As desistências na concretização de vendas podem acontecer por diversas razões, como experiência de navegação insatisfatória, layout pouco conveniente e outros fatores que aumentam a desconfiança dos usuários.
Procure se atentar para a jornada de compras e verifique onde estão os possíveis problemas para resolvê-los o quanto antes.
Cuidar do design do site
É muito desagradável entrar em um site com design mal-feito, pois isso transmite a sensação de amadorismo. A internet é um ambiente dinâmico e os usuários não têm mais paciência com páginas lentas ou navegabilidade complicada.
A plataforma de uma loja de bateria de nobreak em moto deve ser intuitiva e garantir a experiência do usuário, pois isso transmite uma boa impressão e inspira confiança.
Nesse contexto, garanta que a plataforma do seu e-commerce tenha design e layout profissionais, com cores atraentes e de fácil leitura.
Considerações finais
Sendo assim, o marketing de varejo serve tanto para os estabelecimentos físicos quanto para as plataformas de vendas online, e possui estratégias inteligentes que aumentam as vendas e ajudam a criar um relacionamento próximo com os consumidores.
Neste artigo, você conheceu algumas das principais práticas que vão potencializar as vendas da sua marca e trazer resultados satisfatórios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.