As métricas são muito importantes para as estratégias de marketing digital e precisam ser usadas para valorizar o orçamento do negócio e melhorar os resultados obtidos.
Indubitavelmente, o marketing digital trouxe novas oportunidades para as organizações, principalmente para os negócios que estão começando agora. Mas além dessas oportunidades, é fundamental compreender o que envolve o marketing digital.
As métricas são fundamentais nesse processo, pois elas mostram como está o desempenho das estratégias e o que pode ser feito para melhorar os resultados.
Só que o marketing digital muda constantemente. Na verdade, ele evolui para que as organizações possam acompanhar as mudanças do mercado e isso acaba fazendo com que os empreendedores não prestem muita atenção em outras coisas.
Eles ficam tão focados em acompanhar as últimas estratégias de marketing digital, que simplesmente se esquecem das métricas e de tudo o que elas podem fazer pelo negócio.
Mas elas estão diretamente relacionadas com a rotina de análise de dados que ajuda a mensurar as ações e é assim que o negócio vai alcançar seus propósitos.
Pensando nisso, este artigo vai explicar o que é métrica, qual é a diferença entre ela e outras medidas de desempenho, como escolher a métrica correta e os benefícios de utilizá-las.
O que são métricas?
As métricas nada mais são do que medidas quantificáveis que são usadas para analisar os resultados de uma estratégia. São medidas de desempenho indispensáveis para quem quer extrair o melhor do marketing digital.
Este número representa a medida que a marca vai acompanhar para compreender o que está funcionando ou não em suas estratégias de marketing.
Uma barraquinha de crepe, por exemplo, consegue saber o andamento de sua campanha, identificar tendências e comparar resultados.
Ela depende muito do que a organização quer ou precisa medir, e no meio de tantas possibilidades, para saber qual é a melhor métrica, é fundamental elaborar um plano.
Diferenças entre métricas e KPIs
As métricas e os indicadores chave de performance (KPIs) são medidas de desempenho, mas enquanto as métricas trazem informações sobre uma ação, os KPIs são os resultados dessa ação, e um dá continuidade ao outro.
Assim sendo o KPI é tão importante quanto as métricas porque ele indica quais são os resultados dos investimentos e existem diferentes tipos, como:
- Indicadores de produtividade;
- Indicadores de capacidade;
- Indicadores de qualidade;
- Indicadores estratégicos.
São medidas fundamentais para qualquer empresa, mas para compreender ainda mais essas diferenças, é interessante observar alguns exemplos.
Como métrica, a organização pode considerar o número de leads de sua base, agora, como KPI, pode considerar o custo de aquisição por lead.
Para uma clínica de médico de acupuntura outro exemplo de métrica é o volume de pessoas que comprou um ebook no site, enquanto o KPI é a taxa de conversão proporcionada por esse material.
Como escolher as métricas corretas?
Para fazer uma gestão baseada em dados e que corresponda aos padrões do mercado, é fundamental saber quais métricas podem ser aplicadas ao negócio.
Existem as métricas de atendimento que são fundamentais para melhorar a maneira como a organização se relaciona com o público.
Isso é necessário porque a fidelização pode afetar as receitas de médio e longo prazo, um ponto que pode ser otimizado por meio de indicadores como o FCR.
Trata-se de uma sigla para First Call Resolution e mostra se os profissionais de suporte são capazes de resolver os problemas na primeira chamada.
As métricas de análise de resultados visam avaliar as decisões tomadas pelos gestores e uma das mais importantes é o retorno sobre os investimentos (ROI).
Ele mostra quais foram os impactos financeiros que o investimento trouxe para a organização, comparando com o custo de aquisição de clientes, produtos e outras possibilidades.
Uma empresa especializada em teto rebaixado drywall também pode acompanhar as métricas de performance. São indicadores que mostram como os profissionais podem aproveitar os recursos operacionais disponíveis.
Além disso, é uma maneira de alcançar bons resultados no dia a dia, como no caso das métricas de produtividade e os indicadores de erros operacionais.
Enquanto as métricas de vendas, que permitem que o gestor avalie se as estratégias comerciais são efetivas, podendo otimizar a abordagem usada para garantir mais receitas.
Uma das principais é o ticket médio que avalia o gasto médio de cada comprador. Mas para escolher a métrica que será avaliada, é necessário fazer um planejamento, pois garante mais efetividade e habilidade para demonstrar a situação do negócio.
A primeira coisa a ser feita é avaliar o perfil da empresa e seus times, estabelecer uma comunicação clara sobre cada métrica, aplicar feedbacks para os funcionários e revisar as métricas regularmente.
Uma distribuidora de produtos de higiene pessoal precisa fazer esse trabalho continuamente porque manter a organização lucrando não é tarefa fácil.
É indispensável estar atento às novidades, fazer investimentos e tentar manter os consumidores satisfeitos com as demandas atendidas.
Além do mais, é necessário conhecer os tipos de métricas que podem ser aplicadas na organização, uma vez que elas vão garantir a estabilidade do negócio e identificar o que pode ser melhorado, embasando as tomadas de decisão.
Consequentemente, a organização consegue se manter à frente de seus concorrentes e oferecer soluções de alta performance.
Benefícios das métricas para os negócios
O fato de muitas organizações não saberem como usar as métricas mostra uma total falta de conhecimento sobre o papel desses indicadores dentro de uma estratégia de marketing digital.
É um erro usá-las apenas para dar uma satisfação aos gestores e empreendedores, na verdade, elas também são muito úteis para transformar dados em ações.
Para uma clínica especialista em exame de gato fiv e felv, as métricas são fundamentais porque ajudam a descobrir o que está errado e transformar os erros em acertos.
Um dos maiores benefícios trazidos por elas é a coleta de dados, afinal, a primeira coisa que a empresa precisa fazer é coletar informações por meio de ferramentas automatizadas.
Para fazer essa escolha, é fundamental selecionar, considerando os objetivos estabelecidos para a estratégia e aí sim verificar as métricas que serão observadas e configuradas na ferramenta.
Uma boa opção é o Google Analytics, além de ferramentas específicas que trabalham com as redes sociais.
A análise das métricas também ajuda a formar padrões, visto que depois de reunir os dados dentro de um período, é fundamental interpretar o que as informações falam sobre o desempenho das ações.
Com isso, um fabricante de guardanapos de papel personalizados consegue compreender sua situação e definir se os esforços realizados ao atual momento estão trazendo os resultados esperados.
Essa etapa exige uma análise completa porque isso evita problemas e ajuda a compreender os dados que trazem soluções mais assertivas.
Outro benefício inegável é a geração de ideias, pois uma vez que o negócio descobre o que precisa melhorar e o que está funcionando bem, vai pensar em soluções para cada situação.
É interessante recorrer às pesquisas online, tendo em vista que mais corporações passaram pelo mesmo problema e encontraram maneiras de lidar com ele da melhor forma.
Uma empresa que presta serviço de guincho intermunicipal também pode reunir a equipe de marketing para que juntos possam otimizar o que está funcionando e assim aproveitar o máximo das ferramentas disponíveis.
A implementação das estratégias fica muito mais fácil, uma vez que a companhia já sabe quais estratégias vai adotar, as mudanças que vai implementar e a necessidade de iniciar um novo ciclo de acompanhamento.
Mas antes de iniciá-lo, é necessário permitir que as novas ações se provem eficazes ou não, um processo que requer paciência, visto que alguns dias não são suficientes para que a prática seja totalmente testada.
O ideal é que a organização faça um planejamento antes de iniciar qualquer estratégia porque é muito melhor fazer mudanças pontuais e testá-las do que mudar totalmente as ações de marketing do negócio e testar tudo outra vez.
Por fim, para um fabricante de pressostato kpi35, o maior benefício é a possibilidade de acompanhar os resultados de perto e compreender se o planejamento vale a pena ou se ele precisa passar por novos ajustes.
Considerações finais
Assim como é fundamental investir em um planejamento antes de colocar em prática as estratégias de marketing ou qualquer outro tipo de ação que vai interferir nos resultados do negócio, é necessário utilizar as métricas para acompanhá-las.
São informações muito importantes que mostram o funcionamento das ações de marketing trabalhadas pela companhia, o que precisa ser alterado e quais ações podem ser potencializadas.
Analisar as métricas é a melhor forma de garantir o máximo aproveitamento do orçamento e fazer valer a pena todos os esforços da marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.