Quanto maior for o tamanho de uma empresa, maior se torna a responsabilidade de tal companhia, sendo preciso adotar um bom clima organizacional para que tudo funcione da melhor maneira possível, a começar pela relação a ser mantida entre os funcionários.
Ainda mais se levarmos em conta o fato de que o sucesso de uma empresa está diretamente associado à forma com que tal companhia se conecta com seus clientes, e são os profissionais que ali atuam que são responsáveis por manterem essa relação positiva.
Tudo isto resulta em um maior rendimento para tal empresa, com o seu aumento no número de vendas podendo estar associado à imagem da companhia, a sua relação com clientes e parceiros comerciais, além de muitos outros pontos que partem da ação de um funcionário.
E isso é algo a ser visto com atenção tanto pelos profissionais diretamente contratados, como para aqueles que são admitidos via outros modelos, tal como o contrato a ser feito com uma empresa terceirizada de portaria e limpeza, em busca de um serviço otimizado.
Independentemente de qual seja a sua função em uma empresa, é essencial que uma companhia dê atenção a todas equipes que fazem parte dessa companhia, já que a sua maneira todos são importantes para o melhor trabalho a ser realizado em tal negócio.
Sendo importante destacar, por exemplo, a relação entre o time de marketing e de vendas, já que ambos lidam com o objetivo de concluir uma nova venda, mesmo que atuem em momentos diferentes com esse público, criando interesse ou oferecendo um produto.
Relação essa que é capaz de resultar no nome de destaque que uma companhia pode alcançar no mercado, fazendo com que ao procurar por uma empresa de cameras de segurança SP, o público acabe optando por uma empresa em particular, vide seu destaque.
Ou seja, antes de buscar melhorar a relação com a sua audiência externa, formada por consumidores, clientes em potencial, parceiros comerciais e fornecedores, primeiro é preciso dar atenção ao público que será responsável por exercer essa conexão positiva.
Tudo levando a forma diferenciada a qual uma empresa deve olhar para os seus funcionários, fazendo ao máximo para estabelecer um bom clima interno nas dependências da empresa, o que conversa com a importância de desenvolver o seu clima organizacional.
Ao que se refere esse clima de organização?
A organização de uma casa costuma estar associada a limpeza dessa residência, mas também a facilidade em encontrar qualquer tipo de coisa ali a ser guardada, deixando seus livros, documentos e itens de preferência em locais que podem ser facilmente encontrados.
A ordenação de uma empresa não costuma ser tão diferente, com a única coisa que muda sendo o nível esperado de organização, diante do valor e da importância dos itens a serem administrados, principalmente quando se trata de uma companhia de grande porte.
Locais onde é indicado adotar um sistema de controle de caixa, de forma a controlar todas as entradas e saídas de recursos da empresa, para então compreender o real sucesso da empresa, sem deixar nenhum tipo de ativo passar em branco.
Quando se fala especificamente sobre o clima organizacional de uma empresa, o que está sendo discutido é o índice de satisfação dos colaboradores contratados em relação ao seu local de trabalho, a ponto de assim elevar até mesmo o nível de rendimento do negócio.
Em relação ao contentamento que um funcionário pode sentir em relação ao seu lugar de trabalho é possível destacar alguns itens, entre eles:
- Presença de benefícios;
- Disponibilidade de ferramentas de trabalho;
- Boa relação com outros funcionários;
- Chance de crescimento na carreira.
Todos esses são pontos que podem ser otimizados dentro de uma empresa, dependendo apenas da atenção que esse negócio pode dar ao seu campo interno, sendo importante olhar para esse time da mesma forma em que os seus clientes são tratados.
Ainda mais se levarmos em conta que são os profissionais contratados os responsáveis por darem início a relação a ser mantida entre uma empresa e o seu público. Algo que é válido desde um fornecedor de acessorios para datadores até uma pequena lanchonete.
Pois da mesma forma que um bom clima organizacional pode levar a melhores resultados, a presença de uma falta de gestão interna pode resultar em situações prejudiciais para esse negócio. Um contato prejudicial que pode se expandir até o número de clientes.
E diante da relevância em se trabalhar com o clima de organização de um negócio, é importante conhecer a fundo em qual estado se encontra a sua empresa, o que pode ser feito a partir de uma bem desenvolvida pesquisa a ser feita com esse intuito.
Ela que pode levar a benefícios diretos para quem trabalhe com esse tipo de pesquisa.
A função de um estudo de organização interna
Para realizar um aprofundado estudo nesse sentido, de forma a compreender como está a realização dos seus colaboradores tanto entre si como com a empresa a que prestam serviços, é importante ter noção sobre os benefícios que podem ser adquiridos.
Tudo isso a partir da aplicação de uma boa pesquisa sobre o clima organizacional dos seus negócios, que quanto melhor for o seu resultado, maior será a chance de ter acesso a pontos como:
Identificação do que pode ser melhorado
Ao estudar a fundo o que ocorre nos corredores de uma empresa torna-se mais fácil ter acesso a relatórios bem aprofundados, que apontem principalmente aos pontos que precisam ser melhorados, levando às soluções a serem adotadas.
A começar pela realização de uma palestra de conscientização segurança do trabalho em uma empresa que tenha identificado a causa constante de acidentes em seu campo interno, o que pode distanciar um funcionário de suas funções.
Reduzir a troca de colaboradores
Sempre que uma empresa vê um funcionário ir embora é preciso dar início a um longo processo de contratação de substitutos. Indo desde a seleção de perfis até o treinamento desse novo time. Uma jornada longa que pode influenciar nos resultados da empresa.
Em frente a essa realidade é importante trabalhar na manutenção dos seus funcionários, o que pode estar ligado ao bom clima organizacional que ali esteja presente, dando destaque aos benefícios trabalhistas que podem ser oferecidos em tal companhia.
Melhor comunicação
Outro ponto positivo a ser medido por esse tipo de pesquisa é a comunicação a ser mantida entre uma empresa e seus colaboradores. Tudo a ampliar os resultados de uma empresa, começando por algo simples como a aplicação de um sistema voip para empresas.
Ou seja, um sistema de telefone que pode facilitar a comunicação entre diferentes times, que agora poderão trabalhar de forma conjunta, ampliando os seus resultados.
Contudo, para se ter acesso a todos esses benefícios citados, que podem ser conquistados por uma pesquisa como foco no clima organizacional de uma empresa, primeiro é preciso saber como aplicá-la.
Como fazer uma pesquisa de clima organizacional?
Para garantir que esse tipo de pesquisa seja feita da melhor maneira possível, levando a resultados confiáveis, que apontem para tudo o que pode ser melhorado em uma empresa em seu campo interno, as seguintes etapas devem ser seguidas:
Planejamento
A fase de planejamento deve envolver o principal foco da empresa, a quantidade de colaboradores que devem ser abordados, a escolha pelo melhor tipo de plataforma, além de outras questões que devem ser consideradas antes da aplicação de tal tipo de questionário.
Desenvolvimento das perguntas
Outra etapa importante envolve a construção do questionário, inclusive se ele será o mesmo para toda a empresa ou contará com modificações para cada setor, levando em conta o conhecimento específico sobre treinamento altura nr 35 por certos times.
Canais ideais
Após o desenvolvimento do questionário é preciso saber como distribuí-los ao público, optando pelos canais que sejam mais utilizados pelo seu time profissional, sendo possível considerar opções como:
- Redes sociais internas;
- E-mail;
- Telefone;
- Urna física.
Agora, de forma independente ao canal de comunicação escolhido, é importante garantir o direito ao anonimato de quem for responder, para assim receber respostas que possam ser mais honestas, diante da segurança que os funcionários terão ao responder.
Análise de resultados
Por fim é importante saber o que fazer com os resultados recebidos, estudando a fundo os retornos recebidos, para assim aplicar as melhores soluções à empresa, de forma a garantir a aplicação de um bom clima organizacional.
Sendo mais vantajoso atuar de forma antecipada do que receber uma resposta negativa ao buscar um laudo técnico de condições ambientais do trabalho. Documento cujo resultado ruim pode levar uma empresa a ser multada ou até mesmo impedida de atuar.
Questões que poderiam ser facilmente evitadas, sendo preciso apenas ter atenção ao clima organizacional que está presente em seu negócio, pois quanto melhor for o seu resultado, melhores podem ser também os índices gerais de uma empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.