O super Financiador do PCC com assaltos a bancos foi morto em confronto com a PM

José do Carmo Silvestre, o Pintado, foi preso em 2020 na Bahia após ficar 12 anos foragido. O criminoso é um dos envolvidos no roubo ao Banco do Brasil do Rio de Janeiro, que fez reféns. A troca de tiros ocorreu próximo à Cristalina (GO), a 130km de Brasília

Mais conhecido como o “Cangaceiro do PCC” e apontado como um dos responsáveis de financiar a facção com assaltos a bancos, José do Carmo Silvestre, o Pintado, foi morto após entrar em confronto com policiais militares do Estado de Goiás, na noite desta terça-feira (10/10). A troca de tiros ocorreu na BR-040, próximo à Cristalina (GO), a 130km de Brasília.

Pintado ostenta uma vasta ficha criminal e por roubos a carro forte, bancos e base de valores. Por questão de horas, ele não chegou a ter o nome divulgado na lista do Ministério da Justiça dos criminosos mais procurados do Brasil. No momento do confronto, o “Cangaceiro do PCC” carregava, em um carro, arma, colete balístico, jammer (aparelho de cortar sinal de comunicação) e artefatos explosivos, segundo informou o comandante da operação, capitão Mário.

O faccionado tinha papel relevante no PCC e era responsável por recrutar pessoas para praticar os assaltos cinematográficos contra bancos e transportadoras de valores. Parte do dinheiro subtraído nas ações criminosas era repassado aos líderes da cúpula. Em 1999, por exemplo, José esteve à frente do assalto no Banco do Brasil do Rio de Janeiro. Segundo informações colhidas na época, o supervisor de segurança, uma mulher e o filho foram mantidos como reféns. Os faccionados fugiram levando R$ 1,1 milhão, 52 armas e uniformes dos agentes de segurança.

Em 2020, Pintado estava na Bahia, quando foi preso pelas polícias da Bahia, do DF e de Goiás. Ele estava há 12 anos foragido.

Confronto

Após policiais receberem a informação de que o criminoso estaria transportando armamento e explosivo, as equipes deram início ao patrulhamento. “Ao tentar realizar a abordagem, o autor atirou contra os policiais, sendo necessário o revide”, afirmou o capitão.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para os primeiros socorros, mas o homem não resistiu e morreu.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.