Imagem que circula na rede social X (antigo Twitter) já foi vista por mais de 5 milhões de usuários do site e contém brasão oficial
Uma suposta lista da Polícia Civil de São Paulo com significados de tatuagens de presidiários foi publicada, no último domingo (20), por diversas páginas da rede social X (antigo Twitter).
O suposto documento, que contém o brasão da Polícia Civil de São Paulo, tem 54 tipos de tatuagens diferentes. No cabeçalho da página fala-se, inclusive, sobre um boneco onde estariam assinalados, pelo menos, 45 destes desenhos. Veja o documento abaixo.
Suposta lista de tatuagens
REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS
A lista conta com diferentes tipos de tatuagem como âncoras, que significariam esperança e proteção; borboletas, que seriam feitas à força em homossexuais; magos, tatuados em presos com envolvimento em tráfico de drogas; e até palhaços, estampado nos corpos daqueles que já mataram policiais.
A publicação fez com que mais de 50 mil pessoas enviassem respostas e compartilhassem a imagem da suposta lista. Na maioria dos casos, o documento foi ridicularizado e os internautas tomaram a informação como verdadeira.
Entretanto, segundo a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) essa lista é falsa. Em contato, a secretaria afirmou que não há um documento deste tipo entre os arquivos de inteligência da instituição.
A imagem que circula com o logo da Polícia Civil, logo, é falsa.