Transtornos psicóticos: entenda o que são e as causas

transtornos psicóticos

A perda do controle da realidade e capacidade de discernir aquilo que é real ou algo criado pela mente é um dos principais sintomas dos transtornos psicóticos.

Esse distúrbio mental afeta diretamente o sistema nervoso, pode estar presente na vida de pessoas de qualquer idade, porém tende a ser mais comum entre os jovens, que é o que indica um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

De acordo com essa pesquisa, cerca de 60% dos indivíduos da cidade de São Paulo que foram diagnosticados com psicose têm menos de 35 anos.

Além disso, esse transtorno não tem classe social, é importante lembrar que qualquer pessoa pode sofrer deste mal, desde o dono de uma empresa de tecnologia até o funcionário de instalação de para-raios.

Por isso é importante que se tenha informação para não tratar essa doença como algo que só certo tipo de pessoas possa ter, afinal é um distúrbio psicológico que afeta o sistema nervoso, sendo assim todos estão propensos a ter, em qualquer fase da vida.

Essa condição não é fácil de lidar e muitas vezes a pessoa que sofre desse mal não percebe a gravidade do transtorno, por isso para conhecer melhor sobre esse assunto e saber todas as características desse quadro, continue lendo este artigo.

Mas antes de tudo, é importante alertar que esse texto é somente para consulta, para que se obtenha um diagnóstico preciso é importante que você procure a orientação de médicos, psicólogos e psiquiatras. Somente eles serão capazes de avaliar sua condição psicológica.

O que é um transtorno psicótico?

O transtorno psicológico, também chamado de psicose, é caracterizado pela incapacidade de diferenciar a experiência da realidade, ou seja, uma pessoa que sofre desse mal presencia a desconexão com o mundo real e contato com aquilo que é concreto.

Nesse sentido, é como se a pessoa entrasse em um universo paralelo onde só existe na mente dela, com isso ela pode imaginar pessoas ou situações que de fato não existem.

É importante ressaltar que o grau de distanciamento da realidade costuma variar de acordo com o nível do transtorno psicótico. Nesse sentido, existem vários subtipos de transtornos psicóticos, mas todas elas compartilham alguns sintomas em comum.

De uma forma geral, as manifestações físicas e emocionais do transtorno psicótico estão associadas à falta de visão crítica das coisas, ou seja, enxergar um sentido e uma verdade para aquilo.

Essa falta de visão crítica costuma levar com que a pessoa pratique atitudes desajustadas, sem que ele consiga perceber o quanto é estranho o seu comportamento.

Principais transtornos psicóticos

Conheça quais são os principais transtornos psicóticos e quais são suas características. É importante que todos saibam sobre o assunto, desde uma dona de casa até o dono de uma distribuidora de produtos químicos, só assim será possível ajudar quem passa por isso.

Esquizofrenia talvez esse seja o mais conhecido por todos, as pessoas com essa doença têm mudanças de comportamento e alguns outros sintomas como delírios e alucinações, geralmente costumam durar cerca de seis meses esses episódios.

Esse quadro costuma afetar o paciente em diversos pontos da sua vida, como em seus relacionamentos, na escola e até no trabalho.

Afinal, se ele trabalha em uma empresa de monitoramento de alarmes, por exemplo, não irá conseguir se concentrar no trabalho devido às alucinações e delírios que terá no decorrer do dia.

A esquizofrenia costuma afetar 1 a cada 100 pessoas em algum momento da vida, o tratamento é feito com medicamentos e dependendo da condição as pessoas podem tomar remédios por um período ou tomá-los pela vida toda.

No transtorno esquizoafetivo, os indivíduos que sofrem desse quadro apresentam sintomas da esquizofrenia além do transtorno de humor, como problemas relacionados à depressão ou bipolaridade.

Por esse transtorno ser bem parecido com a esquizofrenia, o seu diagnóstico tende a ser bem difícil, pois não existem exames específicos para comprovar a doença, e em diversos casos as pessoas que sofrem desse problema são diagnosticadas como esquizofrênicas.

O transtorno psicótico breve é caracterizado por um comportamento psicótico que dura por um período bem curto e de maneira súbita, geralmente ele ocorre após um evento de muito estresse ou algum acontecimento bem marcante, como a morte de algum familiar.

Por ser algo extraordinário e com uma causa conhecida, a sua recuperação tende a ser rápida, com a ajuda e o tratamento certo pode durar cerca de um mês, vai depender muito do paciente e do grau que foi esse transtorno.

O principal sintoma do transtorno delirante é ter tido um delírio (uma crença ou realidade alterada que é mantida com persistência apesar de evidências ou acordo em contrário).

Esse delírio envolve uma situação da vida real, fazendo com que a pessoa pense que é verdadeira. Essas situações podem ser:

  • Ser perseguido na rua;
  • Achar que foi trapaceado;
  • Pensar que está com alguma doença séria;
  • Pensar que alguém roubou seu capacete de segurança.

Esses delírios parecem tão reais que as pessoas nessa condição costumam ter alucinações.

O transtorno psicótico compartilhado ocorre quando as ideias delirantes de uma pessoa com problemas mentais contagia outra, assim elas compartilham os mesmos sintomas e paranoias, o que geralmente ocorre entre casais.

Sendo assim, uma pessoa que já sofre de algum transtorno faz com que uma pessoa que não tem esse problema comece a ter delírios, alucinações e acredite nas mesmas coisas, mesmo que irreais.

O transtorno psicótico induzido por substância, como o próprio nome diz, é causado pelo consumo de substâncias químicas, podendo ter sintomas pelo uso ou abstinência desses produtos.

Os sintomas mais comuns tendem a ser alucinações, delírios ou dificuldade para se comunicar.

 A parafrenia tem sintomas bem parecidos com a esquizofrenia, porém sua tendência é que apareça em um determinado período da vida adulta, acometendo as pessoas idosas.

Quais são os sintomas de psicose?

Agora que você já sabe quais são os principais transtornos psicóticos, conheça os sintomas que as pessoas nessas condições podem ter.

A pessoa que sofre com transtorno psicótico pode apresentar sintomas no comportamento, na cognição, humor e na fala. Além disso, são comuns os sintomas psicológicos como alucinações visuais, delírios de perseguição.

Por exemplo, uma pessoa trabalha com personalização de frotas e começa achar que o seu cliente ou colega de trabalho está perseguindo ele.

Além disso, essas pessoas costumam ter delírios religiosos, depressão, medo, episódios maníacos, paranóia, entre outros. Os principais sinais que uma pessoa está passando por um quadro de psicose tende a ser:

  • Agitação;
  • Agressividade;
  • Hiperatividade;
  • Automutilação;
  • Hipervigilância;
  • Inquietação;
  • Hostilidade;
  • Isolamento social;
  • Movimentação repetitiva;
  • Transtorno de pensamento;
  • Desorientação de tempo e espaço;
  • Confusão mental;
  • Lentidão ao realizar atividades;
  • Sentimentos indesejados;
  • Pensamento acelerado;
  • Tendência suicida;
  • Pesadelos;
  • Perda de memória;
  • Dificuldade de raciocínio lógico e compreensão.

Além disso, as pessoas que sofrem com esses transtornos percebem em seu humor um descontentamento generalizado, ou seja, nunca nada está bom o suficiente, além da mudança de estado de espírito entre excitação, raiva e nervosismo.

Também são observados problemas no que diz respeito à fala e na maneira de se expressar, podendo apresentar deficiência de linguagem, discurso incoerente, conversa rápida e frenética.

É importante ficar atento aos sinais, por isso se você observar qualquer um desses sintomas, procure a ajuda de um médico e acima de tudo se mantenha do lado das pessoas que você mais considera, já que toda ajuda é necessária nesse caso.

Viver com um transtorno não deve ser como carregar um extintor CO2 4kg sozinho, compartilhe com as pessoas que te amam, elas irão te ajudar e cuidar de você.

Quais são as causas desses transtornos psicóticos?

As causas desses transtornos ainda são desconhecidas, não ficando claro se existe um fator determinante para a propensão dessas doenças.

Alguns estudos mostram que genética tende a ser um dos fatores mais presentes, porém não se sabe ao certo um gene específico que determine os transtornos psicóticos, como já dito, qualquer pessoa pode sofrer dos quadros clínicos apresentados.

Por isso é importante que se esteja atento aos sintomas e características descritas, assim você pode identificar algum traço em você ou em algum colega de trabalho enquanto faz um projeto de iluminação industrial, por exemplo.

O diagnóstico deve ser feito por especialista, eles irão realizar diversos exames, avaliações e entrevistas para identificar as causas e qual a sua condição clínica. Todos esses procedimentos são projetados para identificar se a pessoa possui ou não um transtorno.

Doenças mentais são um assunto sério, o preconceito e a desinformação podem acabar atrapalhando o diagnóstico e o tratamento, afinal, quando queremos um gerador, procuramos por locação de gerador preço e quando estamos gripados, vamos ao hospital.

Com as doenças mentais deve ser da mesma forma, assim que observar qualquer sintoma, é necessário que se busque ajuda.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.