O Medicamento que previne a infecção por HIV foi eleito o maior avanço de 2024

A medicação prevê duas injeções a cada dois meses e consegue, assim, bloqueiar as fases-chave da replicação viral

 

Uma das principais publicações científicas do mundo, a revista Science elegeu como maior avanço de 2024 o desenvolvimento do lenacapavir, um novo medicamento injetável que previne a infecção pelo HIV, vírus causador da Aids. Os ensaios clínicos demonstraram uma eficácia significativa, alcançando 100% de proteção em mulheres africanas e 99,9%, em grupos de ambos os gêneros em todos os continentes.

O sucesso do medicamento resulta de pesquisas sobre a proteína da capsídea do HIV, o invólucro que protege o material genético do vírus. Ao enrijecer essa “capa”, o lenacapavir bloqueia fases-chave da replicação viral.

O mecanismo de direcionamento do capsídeo, antes considerado impraticável, poderia inspirar tratamentos para outras doenças virais, sugere a Science. “Inicialmente desenvolvido como terapia de resgate para pacientes resistentes a outros medicamentos, a forma injetável de longa duração do lenacapavir, agora como um divisor de águas na prevenção do HIV”, escreveu o químico H. Holden Thorp, no editorial da revista.

Segundo Thorp, o remédio supera problemas de adesão observados com a profilaxia oral pré-exposição (PrEP) diária e com injeções bimestrais, especialmente para populações que enfrentam estigma e desafios de acesso.

Acessibilidade

“No entanto, a implementação global depende da acessibilidade, de acordos de fabricação e de infraestruturas de saúde robustas, com a aprovação regulamentar prevista para 2025”, disse Thorp. “No entanto, o seu potencial para reduzir drasticamente as infecções em populações de alto risco sublinha a sua importância. Combinado com avanços biomédicos anteriores, o lenacapavir representa um passo fundamental para a diminuição do HIV/Aids enquanto crise de saúde global.”

Em nota, grupos de defesa de pacientes expressaram entusiasmo com o medicamento. “O lenacapavir é uma verdadeira mudança de jogo, especialmente para as pessoas que enfrentam o estigma e a discriminação em países de baixo e médio rendimento”, diz uma declaração da People’s Medicines Alliance — uma coligação global de mais de 100 organizações que abrangem 33 países e que defendem tornar os medicamentos mais acessíveis.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.