Novembro Dourado: Especialista orienta como identificar sintomas de câncer em crianças e adolescentes

O câncer infantojuvenil não possui sintomas específicos, o que torna mais difícil a sua detecção, ao possuir sinais muito comuns, como febre, dores de cabeça ou na barriga. Entretanto, alguns sinais podem ser observados e levar a um diagnóstico precoce para o melhor tratamento.

 

A campanha novembro dourado tem o objetivo de conscientizar sobre o câncer em crianças e adolescentes, além de apoiar o diagnóstico precoce que, nesta faixa etária, a chance média de cura é em torno de 64%, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Dentro da campanha, ainda possui o Dia Mundial de Combate ao Câncer Infantojuvenil, 23 de novembro.

 

O INCA define o câncer infantil como o conjunto de várias doenças que têm a proliferação de células anormais de forma descontrolada, atingindo qualquer parte do organismo. Entretanto, em vários casos, as crianças e adolescentes respondem bem aos tratamentos, devido aos tumores serem predominantes de natureza embrionária e formados de células indiferenciadas.

 

Além da enfermidade ser a primeira causa de morte por doença em crianças, estima-se que no Brasil terá cerca de 8 mil novos casos em crianças e adolescentes, de 2023 a 2025, de acordo com a pesquisa “Estimativa 2023: incidência de câncer no Brasil”, realizada no ano passado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

 

O início da câncer juvenil , não apresentam sintomas específicos e os que aparecem são muitos semelhantes a outras doenças não graves, por este motivo, de acordo com a enfermeira da Estácio Brasília, Márcia Lorrane Lobo, especialista em saúde da família e urgência e emergência, os pais ou responsáveis devem observar a persistência de determinados sintomas que aparecem constantemente e que podem ser sinais de câncer.

 

“As crianças adoecem com muita frequência, e a maioria dos sintomas são parecidos, desde um resfriado, até um câncer. Por isso, o alerta é feito para que os pais se atentem a constância e persistência dos sinais e sintomas, que aparentemente são comuns, como por exemplo: dores de cabeça, dores na barriga e dores nas articulações, que não melhoram ou que vão e vem com muita frequência, estas devem ser investigadas. Outra atenção, é sobre a necessidade de avaliar constantemente a pele e o corpinho das crianças e dos nossos adolescentes, pois o câncer pode apresentar sinais como uma vermelhidão intensa, um roxo sem aparente explicação, inchaços, além de alterações no andar e no desenvolvimento dos pequenos.”

 

Os exames de rotina ou avaliações médicas perante suspeitas, ajudam no diagnóstico precoce e aumentam a possibilidade de cura através do tratamento que será elaborado de acordo com o tumor, que na infância, os mais comuns são o câncer da medula óssea (leucemia), do sistema linfático e do sistema nervoso. O tratamento normalmente é realizado através de quimioterapia, cirurgia e radioterapia.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.