Dezembro Laranja:saiba como fazer atividades físicas de forma segura durante o Verão

 

Profissional da Bodytech Brasília explica algumas medidas que tornam seguras a prática de exercícios em lugares abertos sob o sol

A prática de atividades físicas em períodos como o do verão deve ser feita com muita cautela, seguida do uso do protetor solar, para evitar enfermidades como Câncer de pele. Crédito (foto): Divulgação.

Vem aí, mais um Verão. Como ocorre em todos os anos, o mês é marcado pelas altas temperaturas em todo o país, o que leva muitas pessoas a lugares abertos como praias e clubes, a fim de se refrescar. Mas também é um mês que exige cuidados em relação à prática de atividades físicas, já que a estação é propícia para o aumento de casos de doenças relacionadas à pele e que, caso não sejam tomados os devidos cuidados, podem levar ao câncer de pele.
A doença é a segunda que mais leva a óbitos no país, perdendo apenas para o câncer de mama, entre as mulheres, e o câncer de próstata, entre os homens. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa para novos casos é de 220.490, sendo 101.920 homens e 118.570 mulheres.
De acordo com o profissional de educação física da Bodytech Brasília, Hadolfo de Melo, a atividade física consegue ajudar na prevenção do câncer, entre outros motivos, por ajudar a controlar o peso,fator de risco para o desenvolvimento de muitos tipos de câncer, como também ajuda a melhorar o sistema imunológico. Mas um ponto enfatizado pelo profissional é a proteção, que deve ser feita mesmo em dias nublados, desmistificando a história de que em dias de chuva podemos nos “livrar” do protetor. “A proteção solar é importante tanto em dias ensolarados quanto nublados para prevenir danos à pele durante a prática de atividades físicas já que, mesmo em dias nublados, os raios UVA e UVB tem o poder de ultrapassar as nuvens e penetrar em superfícies ou na pele do indivíduo, podendo ocasionar, a longo prazo, câncer de pele”, alerta.
Outro ponto salientado pelo profissional é a ideia de que pessoas negras não precisam de proteção, falado erroneamente por muitos indivíduos que possuem este fenotípico. “Todos nós estamos suscetíveis a danos causados pelo sol, independentemente da cor da pele, por isso, vale o reforço na proteção ao ar livre”.
Atividades físicas na sombra

Quem pensa que lugares que oferecem sombra são seguros para a prática de atividades físicas sem o uso da proteção solar, devem pensar duas vezes antes de abrir mão do protetor. É o que afirma Hadolfo, explicando que, mesmo nestes locais, que oferecem algum tipo de proteção, não há as garantias de que estas eliminam totalmente os riscos com a passagem dos raios solares. “E, assim, o uso do protetor continua sendo recomendado, mesmo em lugares fechados, já que há o risco de penetração dos raios em superfícies nestes locais, facilitando, com isso, a penetração na pele”.
Quanto ao tempo recomendado para a proteção antes da prática de exercícios ao ar livre, o profissional ressalta que a aplicação deve ocorrer cerca de 30 minutos antes da atividade física e que, em média, a proteção tem duração de duas horas, sendo necessária a reaplicação nesse intervalo. “Cabe lembrar também que há outras formas de proteção, como as que envolvem roupas com tecidos especiais que bloqueiam os raios solares e podem ser indicadas para a prática de exercícios ao ar livre”.
Por fim, o professor destaca que o profissional de educação física pode auxiliar nos programas de treinos levando em consideração as peculiaridades de cada indivíduo, onde identifica o nível de treinamento, escolhendo os melhores exercícios e horários para se evitar a exposição ao sol mais forte. “Além disso, este pode orientar sobre pontos relativos à proteção solar, bem como incentivar o uso de roupas adequadas”, finaliza.

 

Dicas para se fazer exercícios ao ar livre em dias quentes

1- procurar ambientes com sombras;

2- usar protetor solar

3- roupas com proteção UV

4- Usar bonés e óculos com proteção solar.

5- tomar bastante água

6- evitar horário com o sol mais forte. Entre 10h e 16h

7- iniciar a atividade com baixa intensidade e ir aumentando aos poucos

8- alimentação leve e saudável

9-Observar o seu corpo. Caso este esteja cansado ou muito quente, pare para não passar mal.

10- Procure um profissional capacitado para orientações
Fonte: Professor Hadolfo de Melo/Bodytech Brasília

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.