O implante dentário é fundamental para os indivíduos que perderam o dente e querem dar uma renovada na autoestima.
Esse procedimento facilita na mastigação, já que ao perder dentes surge uma certa dificuldade para mastigar os alimentos e com o implante dentário é possível reverter essa situação.
Caso queira entender como funciona esse método, quais são os tipos de implantes dentários, continue essa leitura para obter mais informações.
Como funciona o implante dentário?
Quando se perde um dente, o indivíduo geralmente necessita de uma forma de substituir um elemento dentário perdido para melhorar a mastigação e consequentemente a volta da autoestima ao sorrir.
Dessa forma, muitos dentistas indicam o implante dental que é um procedimento dentário feito por cirurgia, através da colocação de um pino de titânio que é utilizado para fazer a substituição da raiz do dente que foi perdida.
Nesse procedimento, o profissional com todo o cuidado faz com que o pino de titânio fixe ao osso, inserindo assim uma prótese dentária, renovando o sorriso e arcada dos dentes.
Quais são os tipos de implantes dentários?
Ao falar de implantes dentários pensamos em um tipo. Porém, para cada caso é utilizado um tipo diferente, sendo eles indicados para cada situação pelo implantodontista, e são:
- Implante unitário;
- Carga imediata;
- Implante dois por três;
- Prótese de protocolo fixo.
Desse modo, entenda mais sobre cada um desses tipos de uma maneira aprofundada.
-
Implante unitário
Como o nome já diz, esse implante se trata de algo único, ou seja, é feito para reposição de apenas um dente.
Caso o paciente perca um ou mais dentes, esse método pode ser utilizado de um por um, em que o procedimento é feito inserindo um pino de titânio no local em que se falta o elemento dentário.
-
Carga Imediata
Esse procedimento é parecido com o do implante unitário, entretanto a sua diferença está na análise de possibilidades de inserir uma prótese provisória.
Em alguns casos, não é possível realizar a carga imediata pois é preciso que ocorra a osseointegração. Nesse caso, é necessário esperar uma cicatrização para colocar uma prótese que auxilia na mastigação, não apenas na estética.
-
Implante dois por três
Esse modelo de implante é indicado para indivíduos que precisam repor pelo menos três dentes perdidos um do lado do outro.
Assim, é implantado dois pinos de titânio, onde a prótese é feita com todos esses dentes únicos, fazendo com que o elemento dentário do meio não precise de um pino já que a prótese é um suporte único para os vizinhos.
-
Prótese Protocolo Fixo
Trata-se de uma prótese não removível que é indicada para pacientes que perderam pelo menos oito dentes, podendo ser colocados pinos de acordo com o tamanho da arcada dentária do indivíduo.
A confecção desta prótese é feita sob uma barra e é revestida por uma gengiva artificial onde são colocados as próteses de dentes à base de resina, trazendo um aspecto de naturalidade para os elementos dentários do paciente.
O que fazer após o procedimento de implante dentário?
Após o procedimento do implante dentário, é preciso tomar alguns cuidados, assim como qualquer processo cirúrgico, sendo necessário:
- Fazer aplicação de gelo no local;
- Evitar alimentos duros e condimentados;
- Não mastigar do lado do implante;
- Realizar uma higienização correta.
É indicado fazer compressas de gelo na parte externa do lado operado para reduzir o inchaço, facilitando a cicatrização e evitando dores.
Além disso, é preciso evitar o consumo de alimentos duros, quentes ou muito condimentados durante uma semana, priorizando alimentos ricos em nutrientes para ajudar no processo de cicatrização.
Outro fator importante é evitar mastigar do lado operado, pois pode lesionar os tecidos, causando inflamação devido os resíduos de alimentos, o que pode dificultar a higienização.
É essencial realizar uma higiene adequada, evitando processos inflamatórios, tendo que tomar um cuidado redobrado, evitando passar a escova diretamente no local operado diretamente durante três dias.
O que você precisa saber antes de realizar um implante dentário?
O que muitas pessoas se perguntam antes de realizar um procedimento para repor os dentes perdidos é sobre os preços de implantes dentários.
Atualmente, o preço está mais acessível, diferentemente de anos atrás, podendo ajudar a reconstruir a autoestima de pacientes independente da classe social.
Além das dúvidas sobre os preços, existe um certo receio de realizar o procedimento por medo da dor e da dificuldade de fazer um implante dental por achar o método invasivo.
Entretanto, o implante dentário é super simples e não pode ser rejeitado pelo corpo, além de não haver dor durante o procedimento.
Uma das características mais importantes do implante é a volta da autoestima do paciente, facilitando no processo mastigatório e melhorando a qualidade de vida.
Para um resultado ainda melhor, muitos profissionais indicam um branqueamento nos dentes, sendo necessário investigar preço clareamento dental para um sorriso perfeito.
O implante dentário é essencial para melhorar a qualidade de vida do indivíduo que perdeu um ou mais dentes, ajudando na mastigação dos alimentos, exaltando a autoestima do mesmo.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.