Agora os Enfermeiros do DF podem prescrever as, medicação para os pacientes

A nova lei foi sancionada pelo governador Ibaneis Rocha nesta quarta-feira (17/7) e prevê penalidades para estabelecimentos que desrespeitá-la

 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sancionou Projeto de Lei que dá autonomia aos profissionais da enfermagem para prescrever medicamentos. A sanção da proposição de autoria do deputado distrital Jorge Vianna foi publicada, nesta quarta-feira (17/7), no Diário Oficial do DF (DODF)

Segundo texto de sanção da Lei 7.530, de 16 julho de 2024, fica assegurada aos enfermeiros, no Distrito Federal, a prerrogativa de prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde, nos termos da Lei federal nº 7.498, de 25 de junho de 1986.

A regulamentação impacta os 21.658 enfermeiros cadastrados no Conselho Regional de Enfermagem do DF, além de prever penalidades ao comerciante ou farmacêutico que se recusar a receber a receita, dentro da esfera legal, emitida pelos profissionais, como multa ou suspensão da licença de funcionamento do estabelecimento.

A multa prevista em casos comprovados de não cumprimento da decisão de multa de R$ 500, podendo ser duplicada em caso de reincidência, e suspensão da licença de funcionamento por até 60 dias, no caso de descumprimento reiterado.

O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) fica responsável por fiscalizar o disposto nesta Lei, inclusive por meio do recebimento de denúncias, e aplicar as sanções previstas na nova legislação.

 

Com informações da Agência Brasília.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.