Vantagens de usar o CRM no segmento do turismo

Na tentativa de expandir as operações comerciais, atrair novos clientes e manter sua base atual, as empresas confiam nas ferramentas disponíveis para facilitar o relacionamento com o consumidor, mais conhecidas como CRM (Customer Relationship Management).

Para empresas que se concentram no fornecimento de serviços de viagens e turismo, o CRM pode ser especialmente útil, pois este setor baseia seu sucesso na satisfação do cliente. Usando as ferramentas corretas, as empresas podem aumentar seus níveis de aprovação.

Para manter seus clientes satisfeitos e manter relações eficazes entre eles e seus agentes, as empresas de turismo precisam ter conhecimento sobre as preferências de seus consumidores e desenvolver serviços adequados a essas preferências.

Neste sentido, ter uma ferramenta de gestão de CRM será absolutamente útil para entender a jornada do consumidor, os gatilhos que o levam a agendar uma nova viagem, coletar feedbacks e até indicação de outros contatos.

Vantagens do CRM no turismo

Para agências, o principal objetivo do CRM é aumentar o número de turistas e mantê-los fiéis. Coletar tais dados em um sistema capaz de perfilar informações e também abastecer o time de marketing com meios úteis para tomada de decisão, manutenção ou não de uma campanha, e buscar sempre a satisfação do consumidor.

Veja, em mais detalhes, como este sistema pode ser vantajoso para a área:

Serviço personalizado – As soluções de CRM para viagens e turismo oferecem às empresas um banco de dados que permite que agentes e funcionários rastreiem informações relacionadas aos clientes.

Esses bancos de dados podem incluir informações como: nome, endereço e números de telefone; reservas anteriores; itinerários de viagem; e comunicação (antes e depois da venda), além de outras informações de cunho demográfico e comportamental que podem ser usados estrategicamente nos negócios.

Os dados do CRM podem ser compartilhados com o departamento de operações possa analisar, classificar ou ainda segmentar os tipos de turistas. Isso ajuda a empresa na criação de perfis de consumo e novas ações de venda.

Com posse dessas informações, agentes de viagens e empresas de turismo podem acompanhar as necessidades dos clientes com mais eficiência e também podem entender o histórico deles para atendê-los de maneira especializada e fornecer um serviço mais flexível e personalizado.

Personalização é importante no turismo

Cada vez mais, clientes esperam um serviço confiável e eficiente, especialmente no que se refere ao turismo e lazer. Cada consumidor tem desejos diferentes e esperam essa atenção ao contratar um determinado serviço.

Por exemplo, os viajantes escolhem seus destinos e programam-se de acordo com razões como lazer ou trabalho, por exemplo. Desta escolha, surgem as opções por ambientes e clima dos destinos como montanha, praia, cidade ou neve.

Estas mesmas viagens podem ainda ser divididas por turismo de cunho cultural,  ecoturismo, espiritual, de luxo, de aventura, etc. Perceba quantos detalhes podem interferir em uma oferta e que ela nunca será eficiente para todos os consumidores?

É muito importante diferenciar clientes de acordo com suas preferências individuais, já que o serviço personalizado faz com que eles sintam-se especiais, o que não só aumenta as taxas de retenção, como resulta em um possível aumento nas compras. Aqui estão mais dois outros benefícios do uso do CRM no setor do turismo.

Solução de problemas

Dado o número de clientes dos serviços do setor de viagens e turismo, há momentos em que reclamações ou problemas são ignorados ou caem em falhas. Uma boa operação de relacionamento com o consumidor vai evitar os efeitos dessas ocorrências e tratar cada situação com mais eficiência.

Além disso, as informações armazenadas no banco de dados do CRM permitem que os agentes rastreiem problemas recorrentes para que as empresas possam determinar soluções de médio e longo prazo.

O tratamento eficiente das solicitações dos consumidores é absolutamente crucial para todos os setores da economia, principalmente naqueles mercados com maior concorrência. Um cliente insatisfeito pode fazer com que você perca mais dez, mesmo que um bom número de reclamações possa ser tratado com facilidade e baixo custo.

Melhorias nas ações de marketing e publicidade

Ter um relacionamento próximo com o seu cliente não apenas ajudará a ouvir com mais atenção às necessidades deles, mas também fornecerá dados importantes para tomada de decisão, promover ajustes no seu funil de vendas e elaborar novos pacotes promocionais mais eficientes.

Sites de comparação de preços, fóruns de viagens… O setor de turismo e lazer como um todo passa por profundas mudanças. As pessoas usam a tecnologia em todas as áreas de suas vidas, principalmente quando o assunto é planejar novas viagens.

Com uma solução de CRM você pode capitalizar o conhecimento acumulado em relação à sua clientela para desenvolver serviços e produtos ou realizar ações de marketing direcionadas.

O software de CRM fornece recursos que ajudam agências e empresas a gerenciar de forma mais efetiva seu setor de publicidade, permitem planejar e organizar metas, automação de campanhas, resultando na redução no custo de operações na captação de novas vendas.

Chegou a hora de crescer

Você pode implementar novos destinos, hoteis e outros serviços em seu pacote de ofertas, mas é no tratamento com o cliente que vai fazer a empresa se consolidar neste mercado.

Mais do que produtos, venda experiências. E entender quais são estes desejos dos seus consumidores passa por uma profunda avaliação da base de dados e seus interesses.

Os dados devem ser usados para estabelecer decisões concretas sobre o futuro do seu negócio no ramo de turismo.

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