União pelo turismo e por Brasília mobiliza entidades do setor

Movimento criado pela Setur fortalece e executa ações efetivas em todo o DF

 

Os representantes do trade turístico de Brasília estão unidos em torno de um único propósito: a retomada do turismo na capital federal. Para propagar essa mensagem e demonstrar a força do trabalho conjunto, a Secretaria de Turismo (Setur) reuniu, em um vídeo, declarações de 19 representantes de entidades do Distrito Federal, como parte do movimento #JuntosporBrasília #JuntospeloTurismo.

O turismo interage com 52 atividades produtivas da economia e é um dos maiores potenciais de desenvolvimento econômico brasileiro. Focado nessa amplitude, o movimento lançado pela Setur conta com a participação de diversas áreas envolvidas e beneficiadas por essa atividade econômica. O novo vídeo da campanha #JuntosporBrasília #JuntospeloTurismo dá voz aos diferentes segmentos.

“O movimento #JuntosporBrasília #JuntospeloTurismo é uma iniciativa inédita por conseguir atingir, na prática, a integração entre governo, empresas, universidades e sociedade na elaboração de ações conjuntas para o setor produtivo do turismo”, resume a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. “A união de esforços nos traz a possibilidade de uma posição vantajosa como destino turístico e grandes chances de efetividade das ações, devido à abrangência e adesão dos envolvidos.”

“O movimento é uma iniciativa inédita por conseguir atingir, na prática, a integração entre governo, empresas, universidades e sociedade na elaboração de ações conjuntas para o setor produtivo do turismo”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo

Ampla representatividade

Fazem parte desse trabalho representantes das seguintes entidades: Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo (Abare), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (Abbtur), Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Comercial do DF (ACDF), Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing (ADVB), Brasília e Região Convention & Visitors Bureau (BRCVB), Centro de Excelência em Turismo da UnB, Fecomércio-DF, Federação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Fetratuh), Fibra, Fórum das Instituições de Ensino Superior, Ruraltur, Sindicato das Empresas de Turismo do DF (Sindetur), Sindeventos, Sindicato dos Guias de Turismo (SindgTur) e Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar). Essas instituições são membros do Conselho de Turismo do Distrito Federal (Condetur).

“Toda essa mobilização que está sendo feita é importantíssima nessa fase tão crítica que estamos passando”, destaca o presidente do Sindhobar, Jael Antônio da Silva. “É hora de valorizar e resgatar o turismo interno, principalmente na capital; mostrar o Brasil, as belezas naturais, toda a nossa arquitetura. É um movimento muito relevante que consegue unir todos os nossos coletivos, fortalecendo a retomada do turismo na cidade.”

O presidente da Fecomércio, Francisco Maia, também enalteceu a iniciativa da Setur: “A Fecomércio apoia essa campanha por saber da relevância do segmento para a economia da cidade. A engrenagem do turismo tem a capacidade de gerar empregos e renda em diversas atividades, por isso a importância de ter um grupo de trabalho, com entidades representativas e com a participação do governo, para que possamos superar esse momento de incertezas. Vamos sair dessa juntos”.

Para o presidente da Abrasel, Beto Pinheiro, a criação dos grupos de trabalho e da integração de todo o trade turístico é fundamental para a recuperação do setor. “Creio que tem muita riqueza nesse trabalho de pensar juntos”, ressalta.

Grupos de trabalho

Além de veicular uma mensagem de união e esperança, o movimento #JuntosporBrasília #JuntospeloTurismo também gera ações concretas em prol do desenvolvimento do turismo. A partir do movimento e da comunicação entre as entidades, foram criados cinco grupos temáticos de trabalho, divididos por áreas de afinidade: GT Eventos, GT Gastronomia, GT Artesanato, GT Qualificação e Pesquisa e GT Rotas Turísticas.

Os grupos se reúnem periodicamente por meio de videoconferência e, além das entidades, contam com a participação da iniciativa privada, representantes de instituições de ensino e outras organizações que possam contribuir para o tema debatido em cada ocasião. A união dos setores tem como objetivo buscar soluções de curto, médio e longo prazo para a retomada econômica dos segmentos que formam o setor do turismo.

Após a conclusão dos trabalhos, serão produzidos relatórios das ações estratégicas, diretrizes e atividades de cada grupo. “Os participantes estão apresentando soluções criativas e inovadoras para esse período de crise, que com certeza também serão utilizadas após o fim das medidas de enfrentamento dessa epidemia”, adianta a secretária de Turismo. “É um trabalho pensado também para o nosso novo mundo, com novas formas de vivenciar o turismo e a nossa cidade”.

Assista, abaixo, ao vídeo.

 

 

 

 

 

 

 

Com informações da Setur

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.