Com a internet sendo o maior meio de comunicação atualmente, podemos considerar que o rádio é um dos meios comunicativos que mais possui tradição e resistência. Entrevista de rádio é, até hoje, uma ótima opção para os radialistas conseguirem atenção.
Há pessoas que ainda preferem o rádio do que a internet, mesmo sabendo todas as qualidades que o mundo digital tem para oferecer. Com o tempo, a rádio começou a observar que havia mudanças a serem feitas para manter a atenção dos ouvintes.
Logo, adaptações foram feitas para se equiparar com a realidade digital, trazendo novos meios de interação e entretenimento sem perder suas características únicas.
É importante que, para manter uma audiência fiel, toda a programação da rádio deva ser feita de acordo com os interesses do público. Ou seja, não faz sentido falar de prevenção e combate a incêndio, para um público que quer saber sobre assuntos voltados à culinária.
Como sabemos, uma das grandes atrações, se não a maior que a rádio pode apresentar, são as entrevistas. Por sua vez, esse tipo de entretenimento tende a ganhar bastante ouvintes quando o entrevistado é uma celebridade, autoridade ou pessoa conhecida.
Lembre-se de ter um planejamento
Pode parecer óbvio, mas o pilar para que uma boa entrevista seja feita é realizar um planejamento com antecedência, para que atenda as expectativas do público.
Inicialmente, você precisa saber quem é o seu público-alvo e como alcançar ele. Em seguida, é interessante que você crie objetivos a serem conquistados quando estiver realizando a entrevista.
O público pode querer uma informação do entrevistado relacionada a determinado assunto, por exemplo, algo relacionado a cursos técnicos online, se o entrevistado for uma pessoa que possui autoridade sobre o tema, você pode extrair informações que poderão ser úteis para os ouvintes.
Ao listar os objetivos, crie caminhos para conseguir conquistá-los. Para isso, é obrigatório saber o histórico do entrevistado, fazer pesquisas sobre ele, afinal, uma pergunta mal feita pode colocar toda a programação em risco.
Crie um conjunto de estratégias para lidar com cada entrevistado, e em seguida, escolha a melhor de acordo com as suas metas e siga o seu planejamento.
Busque não sair do planejamento, haverá partes da programação que tomarão outro rumo, e é nesse momento que o planejamento deve ser lembrado.
Pense sobre o tema
Nessa parte é necessário pontuar novamente a necessidade de conhecer o público em que o conteúdo estará sendo apresentado, portanto, busque por temas atuais e que sejam do interesse do seu ouvinte.
Como exemplo, podemos usar os serviços em TI que, por sua vez, é um tema que pode ser usado caso o seu público-alvo seja voltado para assuntos que estão relacionados a empreendimentos.
Atualmente, sabemos que muitas empresas possuem setores tecnológicos, logo, a pauta sobre TI pode servir como uma porta de entrada para os empresários começarem a contratar os serviços.
Após escolher um determinado assunto, veja o que as pessoas comentam sobre ele. É interessante saber quais as novidades que rondam a pauta, isso pode render uma conversa produtiva que fará com que o ouvinte fique ainda mais interessado na programação.
É sempre importante lembrar que, você deve falar sobre algo que consiga agradar o seu público, portanto, procure saber quais os interesses do seu público-alvo.
Em meio a programação, não descarte a ideia de que o rumo da conversa possa mudar. Tenha cuidado nessa parte, se o assunto é sobre cabeamento óptico, procure não falar sobre sobre coisas que não estão conectadas ao tema principal.
Superar as expectativas dos ouvintes é um dos maiores objetivos que o radialista tem, portanto, dentro do planejamento também deve ser estudado o roteiro da programação.
Depois de definir o tema, elabore um roteiro descrevendo todos os assuntos que serão comentados.
Conforme o roteiro for desenvolvido, é necessário ter em mente que ele pode ser alterado por completo de acordo com o decorrer da entrevista, portanto, esteja preparado para qualquer eventualidade no meio da programação.
Não se esqueça da divulgação
Após definir um tema, como impressoras fiscais e escolher o convidado para entrevista, vale a pena você criar uma divulgação para que as pessoas saibam, com antecedência, o que vai acontecer. Levantes os seguintes pontos na divulgação:
- Como?
- Quando?
- O que?
- Onde?
Entretanto, não gaste o seu tempo divulgando a programação para todos os lados. Procure divulgar em lugares estratégicos, onde você sabe que tem um grande número de pessoas que possuem interesse sobre o assunto que será abordado.
Nessa divulgação, você pode apresentar os pontos mais importantes que serão abordados no decorrer do tema, e como será conduzida parte da entrevista.
Por exemplo, se o tema escolhido for sobre uma empresa de energia solar, você pode levantar os pontos fundamentais que serão abordados.
Qualidade da transmissão
Fique atento quanto a qualidade da sua transmissão, procure saber se a qualidade sonora está agradável. O ouvinte, apesar de estar mais interessado sobre a pauta, ele pode perceber qualquer falha que eventualmente possa ocorrer no meio da transmissão.
Dependendo do problema, o público pode perder o interesse sobre a programação, então, considere chegar sempre se os equipamentos estão ok, para que as entrevistas sejam realizadas com sucesso.
Ao vivo: veja as dicas
Durante a transmissão, procure manter a calma com o entrevistado e com o restante da programação. Siga o planejamento, fique atento aos detalhes que foram previamente estudados no planejamento.
Após encerrar, tente saber o feedback do público sobre o que foi apresentado. Faça uma análise sobre as críticas que serão feitas, veja o que mais agrada os ouvintes e, se possível, crie adaptações, se necessárias, para a sua próxima transmissão.
Como prender o ouvinte?
A entrevista geralmente tem o objetivo de informar os ouvintes de alguma forma sobre o assunto que está sendo debatido, além de dar a oportunidade para o entrevistado de ficar mais conhecido.
Até então, sabemos que o assunto escolhido deve ser interessante para o público. Contudo, se o tema também for de utilidade pública, as chances de gerar uma grande audiência aumentam.
Criar uma programação sobre assessoria trabalhista, por exemplo, apesar de ser um assunto para um nicho específico, o tema consegue ser de utilidade pública. Portanto, trabalhar com assuntos que podem ser úteis para as pessoas faz com que você crie uma audiência fiel ao seu trabalho.
A mesma coisa vale para assuntos que rondam os direitos do cidadão, como a saúde. Em tempos de pandemia, informar o ouvinte sobre as novidades que estão relacionadas a COVID-19, é uma maneira de cumprir com o papel do jornalismo, que é ajudar a população.
Assuntos como lazer, é uma opção que o radialista pode considerar para prender aquele tipo de público que gosta de se manter informado sobre as condições de vida que o brasileiro tem.
Ciente da complexidade que é realizar entrevistas, listamos 5 dicas técnicas que irão salvar a sua programação. Confira!
1 – Elabore a estrutura do programa
Defina quantos blocos haverão, e respectivamente, o tamanho de cada um. É importante que ambos os blocos não tenham um tamanho tão reduzido, para que as pessoas possam se entreter com o assunto escolhido.
Em contrapartida, os blocos também não podem ser muito grandes, porque a entrevista pode chegar em um nível em que o público possa perder o interesse.
Nesse momento, é importante dosar o assunto, por exemplo, se o tema for sobre profissões, como um síndico profissional, busque não focar tanto só nessa área de atuação.
2 – Mostre o planejamento ao entrevistado
Crie um panorama de como foi planejado a entrevista, para o próprio entrevistado. Isso porque ele sabendo qual será o rumo da programação, fará com que ele fique mais tranquilo, e isso consequentemente refletirá na forma em que a entrevista será conduzida.
3 – Peça para o convidado chegar com antecedência
Pelo fato do entrevistado chegar mais cedo, você pode aproveitar e conversar com ele. Isso fará que ele fique mais tranquilo, e a entrevista tende a ser conduzida da forma mais natural possível.
Essa dica funciona ainda mais com convidados tímidos, toda a recepção fará que eles fiquem mais à vontade com todo o ambiente.
4 – Sem pressa
Sabemos que a pressa é inimiga da perfeição, e isso faz parte quando o assunto é entrevistas de rádio.
Forneça tempo para que o entrevistado possa responder suas perguntas tranquilamente, respondê-las com calma, fará que a entrevista fique o mais natural possível.
5 – Cuide da linguagem da entrevista
Novamente, é de suma importância que você conheça o perfil do seu convidado. Será através das informações coletadas sobre ele, que você saberá qual linguagem usar na entrevista, seja formal ou informal.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.