Suspensão de aulas práticas para pilotar cinquentinha começa a valer

Fim da exigência de uso de simulador em autoescolas também passam a valer, o que reduz a quantidade de horas exigidas

 

A quantidade de aulas necessárias para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi reduzida a partir desta última segunda-feira (16/9). A mudança também se estende para os motoristas interessados em obter a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), documento exigido para dirigir cinquentinhas, ciclomotores com potência de até 50 cilindradas.

As novas regras foram determinadas em junho deste ano e entram em vigor hoje (16/9). Para a categoria B, responsável por carros, as aulas em simulador nas autoescolas passam a ser facultativas, reduzindo o número de horas obrigatórias de 25 para 20.

Com as mudanças na ACC, os condutores de cinquentinhas poderão fazer as provas prática e teórica mesmo sem terem passado por aulas práticas, somente em casos de reprovação, a aula passará a ser obrigatória. Em setembro de 2020 as aulas voltarão a ser exigidas para todos, mas apenas 5 horas serão obrigatórias, uma delas deverá ser noturna.

Atualmente, a exigência é de 20 horas. Os candidatos também poderão usar sua própria cinquentinha no exame prático, desde que o veículo não tenha mais do que 5 anos de uso.

Através de limitar, o TRF-4 manteve a obrigatoriedade das aulas em simulador para os condutores do Rio Grande do Sul.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.