Surfista salvou piloto de avião que caiu em SP após colocá-lo na prancha

A surfista Vanessa Paskevicius estava no mar com o marido no momento que um avião de pequeno porte caiu na água da Praia do Tombo em Guarujá (SP).

 

Uma moradora que surfava em uma praia em Guarujá, no litoral de São Paulo, foi a primeira pessoa a ter contato com o piloto do avião de pequeno porte que caiu no mar na tarde da última segunda-feira (25). A surfista Vanessa Paskevicius afirma que frequenta o local diariamente e nunca havia passado por uma situação parecida.
O acidente aconteceu por volta do meio-dia, na Praia do Tombo. Normalmente utilizada para voar com faixas de propaganda pela praia, a aeronave caiu na água por conta de uma falha no motor. Retirado do avião com a ajuda de Vanessa e do Grupamento de Bombeiros Marítimo (Gbmar), o piloto teve apenas ferimentos leves e foi socorrido.
À TV Tribuna, a surfista afirma que estava na água com o marido quando percebeu a movimentação atípica do avião. Em um primeiro momento, ela reparou que a aeronave havia soltado a faixa e voava em direção à água. “Ele veio de um dos lados da praia, já falhando, em nossa direção”.

“Começamos a ir para o raso, mas quando vimos que ele estava planando, voltamos para o fundo. Logo em seguida, o avião pousou na água e eu fui para lá. Fui a primeira a chegar, vi que ele estava com a boia e coloquei ele em cima da prancha. Nessa hora, ele perguntou se eu ajudaria e falei que ‘vim aqui para isso'”, conta.
Pouco tempo depois, as primeiras equipes do Gbmar chegaram aos destroços do avião para atender ao piloto. Com a ajuda dos bombeiros, ele foi retirado à faixa da areia, onde recebeu os primeiros socorros. Para Vanessa, o resgate ficará marcado na memória. “É muita adrenalina, mas também foi muito bom eu estar ali. Nunca vou esquecer”.

Surfista relata resgate de piloto de avião que caiu no mar em Guarujá, SP: “Nunca vou esquecer” — Foto: Reprodução/TV Tribuna

Relembre

Imagens gravadas por banhistas flagraram o momento em que o avião cai sobre o mar em Guarujá. Segundo apurado pelo G1, o piloto teve apenas ferimentos leves e foi socorrido por uma ambulância. Ele afirma que uma falha no motor causou a queda. Um banhista aponta que não havia fumaça no momento em que o avião caiu no mar.
Logo após a queda, condutores de motos aquáticas e botes que estavam na água foram até o avião para tentar localizar feridos. A operação de resgate também foi registrada pela equipe do Gbmar.

Em nota, a rede de aeroportos Voa SP, responsável pelo aeroporto de Itanhaém, informou ao G1 que a aeronave pertence a uma empresa de publicidade e saiu da pista às 9h39. No processo de decolagem, as equipes não notaram nenhuma anormalidade, embora, essa análise seja visual, segundo eles.
A Voa SP ressaltou que está cooperando com os órgãos de fiscalização e investigação de acidentes aéreos, e que todas as suas operações prezam pela segurança dos seus usuários e comunidades vizinhas.

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.