Site para bloquear telemarketing recebe 620 mil cadastros em 17 horas

No site Não me Perturbe, consumidores podem cadastrar o número para não receber ligações de telemarketing de empresas de telecomunicação

 

Após cerca de 17 horas no ar, o site Não Me Perturbe teve aproximadamente 620 mil pessoas cadastradas, nesta terça-feira (16/7). A plataforma, criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), permite que os usuários informem o número de telefone para que não recebam mais ligações de telemarketing de empresas de telecomunicação.

Após o cadastro, o usuário pode registrar seus números telefônicos, que ficam vedados para o telemarketing de empresas de telefonia e tevê a cabo. Neste primeiro dia, 247 mil pedidos de bloqueio haviam sido feitos. Os dados são do Sindicato Nacional das Empresas de Telefone e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil).

A medida atinge as principais empresas do setor, como Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Devido à quantidade de acessos simultâneos, que se aproximaram de 13 mil nesta terça-feira, com pico superior a 40 mil acessos pela manhã, o site ficou instável e algumas pessoas tiveram dificuldade de utilizá-lo. Segundo o Sinditelebrasil, após um upgrade na ferramenta de cadastros, o site voltou a funcionar normalmente.

Como funciona

O site serve para bloquear apenas as empresas de telecomunicação. Outras empresas, como bancos, por exemplo, poderão continuar a fazer ligações. Para se registrar, o internauta, após acessar o site, deve clicar em “Cadastro” no menu e, depois, escolher a opção “Solicitar bloqueio”. A primeira coisa a fazer, então, é clicar em “Criar um login”, informando o nome completo, o número do CPF, um endereço de e-mail válido e uma senha, além de concordar com o termo de uso e a política de privacidade.
Depois disso, um e-mail é enviado para o endereço eletrônico fornecido e o usuário faz a confirmação do cadastro. Depois disso, será possível ir ao site novamente e fazer o login, solicitando o bloqueio do número. É possível cadastrar mais de uma linha. Feita a solicitação do cliente, as empresas têm até 30 dias para o bloqueio de ligações. Segundo a Anatel, prestadoras que descumprirem a regra podem ser advertidas ou penalizadas com multas de R$ 50 milhões.

A bióloga Clara Helena, 23 anos, lamentou que, até o fim do dia, ainda não havia recebido a confirmação do cadastro no site, necessária para, depois, bloquear seu número de telefone. A brasiliense se mostra ansiosa para proibir as ligações, que, segundo ela, são insistentes e costumam ser feitas em horários inapropriados.
“Eles (telemarketing) não aceitam quando a gente diz que não está interessado e ligam várias vezes ao dia. A gente nem sabe como o nosso número vai parar em tantos lugares”, relata Clara, que mesmo após bloquear todos números que a importunavam, ainda recebe ligações oferecendo serviços e produtos.

É preciso fiscalização, alerta especialista

Maria Dolci, advogada especialista em Direito do Consumidor e coordenadora institucional do PROTESTE, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, vê como positiva a iniciativa, porém, alerta que, se não houver transparência no cadastro, o usuário continuará tendo problemas. “É importante ressaltar que o site é criado pelas empresas, não é da Anatel. E lá você tem que deixar todos seus dados. Se não houver uma punição exemplar e gradativa para quem descumprir a medida, com supervisão da Anatel, as ligações de operadoras serão suspensas apenas por um breve momento”, afirma a advogada.
Segundo a Anatel, as empresas de telecomunicações respondem por cerca de 32% das chamadas indesejadas. O presidente da instituição, Leonardo de Morais, compreende que o problema é complexo e, por isso, o cadastro no Não Me Perturbe seria o primeiro passo para resguardar os direitos dos consumidores.

“A Anatel, que iniciou as discussões sobre o tema ainda em 2018, agora vai monitorar de perto como a lista está sendo implementada e a efetividade da medida. Queremos garantir aos consumidores de telecomunicações o direito de não serem incomodados por seus fornecedores”, afirma.

A Anatel ressaltou, em nota, que os cadastros dos Procons estaduais, que já possuíam listas de “não me perturbe”, também foram integrados ao site, que possui uma área para que o consumidor informe caso continue recebendo chamadas após 30 dias da realização do cadastro. “A partir desses registros, será possível corrigir procedimentos e tornar o Não Me Perturbe ainda mais eficiente”, diz a nota.
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.