Simpósio inédito no Brasil debate avanços e desafios da sepse e injúria renal aguda

Doença mata mais de seis milhões de pessoas no mundo todos os anos

 

Pela primeira vez no Brasil duas especialidades médicas que caminham lado a lado – nefrologia e medicina intensiva – se reunirão para discutir e trocar ideias e experiências sobre sepse e injúria renal aguda, doença que acomete cerca de 30 milhões de pessoas a cada ano em todo o mundo, com mortalidade estimada em 6 milhões de pacientes.

O debate da doença norteará o “1º Simpósio Sepse + Rim – Injúria Renal Aguda em Sepse / Para onde caminhamos?” que será realizado entre 10 e 12 de Outubro, no Hotel Royal Tulip, em Brasília (DF), promovido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB – DF) e pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN – DF).

Sepse é a disfunção de múltiplos órgãos causada pela resposta inflamatória desregulada do paciente a uma infecção, com sério risco de morte. Uma resolução da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2017 reconheceu a doença como prioridade de saúde global em prevenção, diagnóstico e tratamento ao redor do planeta. Calcula-se que cada episódio de sepse custe à saúde pública cerca de R$ 38 mil, sendo que 59% do orçamento total é destinado a pacientes que acabam evoluindo a óbito.

Segundo o médico nefrologista Antônio Jose Inda Filho, presidente da Comissão Científica e porta-voz do Simpósio, a sepse é a causa predominante da Injúria Renal Aguda em pacientes críticos internados em Unidades de Terapia Intensiva. “A intervenção precoce nos pacientes com sepse é de extrema importância para a prevenção de complicações. A percepção é de que o diagnóstico ainda é tardio na maioria das vezes. Falta conscientizar a população sobre o que é a sepse e a necessidade da busca urgente pelo atendimento médico. É também necessário um maior treinamento para os profissionais de atendimento em Pronto Socorro para o reconhecimento do problema”, fala Inda Filho.

No evento – direcionado a profissionais das áreas médicas relacionadas ao tema e também a fisioterapeutas, enfermeiros e nutricionistas – estarão presentes as maiores referências nacionais e internacionais da nefrologia e da medicina intensiva, entre eles o professor Luciano Azevedo, professor de Emergências Clínicas da USP, coordenador de Pesquisa das Áreas Críticas do Hospital Sírio-Libanês, presidente do Instituto Latino-Americano de Sepse e presidente da Sociedade Paulista de Terapia Intensiva, que fará a palestra magna de abertura, dia 10, às 18h, intitulada “Sepse em 2019: Passado, presente e futuro”. Estarão presentes também dois convidados internacionais: Dr. Eric Hoste, full professor da Universidade de Ghent (Bélgica) e Dr. Raul Lombardi, professor do Centro de Nefrologia da Universidade da República do Uruguai. Mais informações em https://simposiosepserim.com.br/

Serviço –

1º Simpósio Sepse + Rim – Injúria Renal Aguda em Sepse / Para onde caminhamos?

Data: de 10 a 12 de Outubro

Horário: a partir das 18h (quinta-feira), das 8h às 17h30 (sexta-feira) e das 8h às 13h00 (sábado)

Local: Hotel Royal Tulip – SHTN Trecho 1 Conj. 1B, 0, Asa Norte

Promoção: Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB – DF) e Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN – DF)

Apoio: Nefromed Hospitalar

Organização: Grupo Combo

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.