Saúde Emocional Infantil em Foco: as sequelas causadas pela pandemia e como reequilibrar as emoções

0
1 – Como os óleos essenciais podem reequilibrar as emoções?

As moléculas químicas presentes nos óleos essenciais, quando inaladas, agem diretamente no sistema límbico. O sistema límbico é uma região no cérebro que regula as emoções e, por sua vez, está diretamente ligada ao sistema olfatório. Quando inalamos óleos essenciais, o sistema límbico reconhece essas moléculas e elas agem equilibrando as emoções. Por exemplo, o óleo essencial de laranja doce, presente no Pomanderzinho Alegria, tem uma molécula (um monoterpeno) chamada limoneno que, ao chegar no sistema límbico, traz bem-estar, diminui a tristeza.

2 – O que é a aromaterapia e como pode ser feita em crianças?
Aromaterapia é uma terapia natural, que utiliza as propriedades dos aromas de óleos essenciais , extraídos de plantas com moléculas olfativas, que estimulam diferentes partes do cérebro, atuando no campo físico e emocional. Óleos essenciais são naturais e puros, portanto absorvidos pelo organismo, agindo diretamente no sistema límbico, responsável pelas as emoções.  São completamente  diferentes das essências, que são sintéticas( aromas provenientes laboratório) e não absorvidas pelo organismo

Em crianças, a aromaterapia pode ser aplicada pela difusão aérea com a ajuda de difusores ou aplicando os sprays no ambiente, massagens principalmente nos pezinhos e banhos. O que é muito importante é se atentar para quais são os óleos essenciais que podem ser utilizados em  crianças, a dose deve ser reduzida em até quatro vezes com relação à dose aplicada em adultos e SEMPRE deve ser adequadamente diluído.  Aromaterapeutas e pediatras podem ajudar nessas orientações, pois estão diretamente ligadas à idade da criança, sintomas e método de aplicação escolhido.

3 – Os pais precisam tomar algum cuidado específico durante a aromaterapia para os filhos?

Os óleos essenciais são tóxicos, eles têm uma química muito forte, mesmo que natural. Os pais precisam tomar cuidado na aromaterapia. O Pomanderzinho® foi construído de uma forma segura, porque os óleos essenciais são os mais seguros para as crianças e estão diluídos, por isso que pode se usar tranquilamente.

4 – Qual a relação entre a liberação de ocitocina e a aromaterapia?

A ocitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo e que desempenha importantes funções no comportamento humano, incluindo as crianças – confiança, ansiedade, vínculo do bebê com a mãe – são alguns dos comportamentos regulados pela ocitocina. A ocitocina é reconhecida como o alimento do carinho, o “hormônio do amor”. Considerando que os óleos essenciais utilizados na Aromaterapia atuam diretamente no sistema límbico (local do cérebro responsável pelas emoções) e que o hipotálamo faz do sistema límbico, fica fácil relacionar a ação dos óleos essenciais na regulação da produção de ocitocina. Alguns óleos essenciais, como é o caso da lavanda e da camomila romana, presentes no Pomanderzinho Abraço de mãe, melhoram os níveis de ocitocina nas crianças e, com isso, a criança rompe a dificuldade de se socializar, por exemplo, trazendo confiança. Esses óleos essenciais também são capazes de diminuir a ansiedade nas crianças, com isso a criança melhora a sua capacidade cognitiva.

5 – Em tempos de pandemia, qual o papel das terapias complementares para as crianças?

As terapias complementares são poderosas ferramentas para esse momento de pandemia, onde as emoções das crianças estão muito desiquilibradas, principalmente porque elas espelham o sofrimento dos adultos, dos pais. E os pais também estão sofrendo e as crianças por tabela se sentem mais inseguras e essas dores emocionais podem ser tratadas com as terapias complementares, que são leves, não causam nenhum tipo de contra-indicação e seguem em paralelo com o tratamento convencional.

6-  Como os pais podem identificar que a criança está precisando de um tratamento com aromaterapia?
A partir de qualquer desequilíbrio emocional como: medo excessivo , regredir em algumas coisas como xixi na cama, não dormir sozinho, choro descontrolado , tristeza , quietude demasiada, dificuldade de foco, dificuldade em interagir.
7 – A partir de qual idade é recomendado?
No parto a mãe já pode se beneficiar da aromaterpaia, com o uso do óleo essencial de lavanda, perfumando a sala de parto, assim beneficiar mãe e bebê. Após o nascimento é recomendado a partir de 6 meses.
8 – Quais foram os tratamentos mais procurados para as crianças na pandemia?

Durante a pandemia sentimentos como medo e ansiedade foram os maiores motivos na procura por terapia floral e aromaterapia .

9 – Passar a tratar a pessoa com terapias alternativas desde a infância ajuda no equilíbrio da saúde?

A aromaterapia entra como recurso quando aparecem emoções em desequilíbrio (medo , agitação , falta de foco , tristeza, hiperatividade , ansiedade). Em tempo: jamais abandonar o tratamento médico , aromaterapia é terapia complementar.

anuncio patrocinado
Anunciando...