Filho do ícone da MPB e do cinema Sérgio Ricardo, multiartista carioca falará do primeiro álbum solo da carreira e histórias da relação com o pai no projeto de lives da Casa com a Música
O Sarau em Casa Com Vida, projeto de shows e entrevistas online, recebe o multiartista João Gurgel nesta terça-feira, 14 de dezembro, às 21h. Realizada pela Casa com a Música em parceria com o Sindicato Nacional dos Compositores Musicais, a iniciativa tem o propósito de abrir espaço para a diversidade e a riqueza das manifestações artísticas e é uma extensão virtual do evento Sarau ComVida, paralisado por causa da pandemia de Covid-19. A apresentação é de Robertinha Villas, Ricardo Moreno e Tuninho Villas.
Músico, cantor, compositor, professor, ator, artista plástico, poeta, entre outros talentos e ofícios, João é um artista multimídia, assim como o pai, o ícone Sérgio Ricardo, que iniciou e participou de diversos movimentos culturais, da Bossa Nova à Canção de Protesto, dos Festivais de Música Brasileira ao Cinema Novo, como músico, compositor, cantor, cineasta e ator. Com 16 anos de carreira profissional e mais de 20 anos de estudos, Gurgel herdou também a inquietude, a sensibilidade e o tom questionador, enquanto artista e ativista engajado em movimentos políticos e sociais.
– O meu pai me influenciou desde pequeno com seus exemplos de expressão artística plural e de luta. Ele me ensinou a desenhar, a cantar, a tocar violão, piano, enfim, praticamente tudo o que faço. Até mesmo como ator ele me ajudou muito, em especial, no filme que fizemos, “Bandeira de Retalhos” – revela o artista de 31 anos, que faz parte do grupo Nós do Morro, escola e cia de teatro, na comunidade do Vidigal, onde fez seus primeiros trabalhos nas artes cênicas com apenas 10 anos de idade.
Primeiro álbum solo da carreira em tributo ao pai
Para manter a obra de Sérgio Ricardo ecoando entre as novas gerações, João Gurgel lança “Conversação de Paz”, primeiro álbum solo da carreira, com canções do pai. A novidade já está disponível em todas as plataformas digitais e conta com diversas participações, como da família, com Marina Lutfi, Adriana Lutfi e Luiza Lutfi, de Babu Santana, Emília Lins, Fellipe Mesquita e Marcello Melo, e da banda formada por Marcos Schainberg (guitarra), Antônio Dalbó (teclado), Giordano Bruno (baixo), Neto Nbeatz (bateria), Jr. Ramos (percussão), Alexandre Caldi, Bororó Felipe, Cristiano Saramago, Diego Zangado, Edson Oliveira, Fernando Jovem, Juan Varela, Kuteer Vollmer, Luiz Felipe Caetano, Rodrigo Galha, Samir Aranha, Thiago Garcia e Victor Lemos.
Gravado pelo selo Tuhumusic, o álbum conta com releituras de sete canções emblemáticas de Sérgio em novas roupagens com elementos do jazz, do pop, do soul, do funk e do rock, mas sem perder a brasilidade. A produção musical e audiovisual, direção e arranjo são do próprio João. A produção fonográfica é do alemão Micah El Tuhu (amigo e parceiro de longa data de Sérgio), que também assina a masterização e, com Fellipe Mesquita e Gabriel Tavares, a mixagem.
Sarau em Casa
O Sarau em Casa Com Vida realiza lives semanais, sempre às terças-feiras, com o propósito de abrir espaço para a diversidade e riqueza das manifestações artísticas, além abordar temas relevantes para a cultura. É a versão online do Sarau Com Vida, evento por onde já passaram mais de 150 artistas, de nomes de peso da música brasileira, como Jane Duboc, Carlos Dafé, Azymuth, Gerson King Combo, Kiko Continentino, Renato Piau, Zé Alexandre, Carlos Malta e Reppolho, à nova geração, como Abufela, Beraderos, Soul Guanabara, Luciane Dom, Chelle, Muato, Nana Kozak e Lílian Bonard.
Ao longo da transmissão, o público poderá participar com perguntas e comentários. Para assistir, acesse www.facebook.com/casacomamusica