Saiba tudo sobre o processo de desinfecção

A sujeira que se acumula na nossa casa costuma trazer vírus, fungos, bactérias e outros patógenos junto à poeira, podendo transmitir doenças para a sua família. Por isso, higienizar os ambientes com regularidade é muito importante, não só para o bem-estar, mas para a saúde de todos.

Alguns produtos específicos para limpeza profunda têm propriedades de desinfecção, ou seja, eliminam esses micro-organismos, geralmente, em sua forma vegetativa, ainda adormecidos, mas prontos para se multiplicarem.

Esse é o jeito químico de fazer a desinfecção, que costuma ser bastante eficiente. Outra opção é usar meios físicos, como o calor. Quando você passa as roupas com o ferro a vapor ou ferve os panos de chão, também está realizando um processo de desinfeção.

Limpeza desinfeta?

Um dos objetivos de limpar a casa e as superfícies é, justamente, a desinfecção, já que muitas impurezas, incluindo os micro-organismos, são retiradas nesse processo. A limpeza pode ser feita de três formas: seca, úmida ou molhada.

Na limpeza seca, em geral, não são utilizados produtos, já que, como o nome diz, ela é feita a seco, com um pano, vassoura, espanador ou aspirador. Esse processo pode eliminar alguns patógenos, mas o ideal é que seja seguido da aplicação de algum produto com ação desinfetante, para garantir mais proteção.

A limpeza úmida consiste em aplicar algum produto, comumente, com a ajuda de um pano ou mop. Ela é a mais praticada no dia a dia e já tem um bom grau de eficácia, mas o ideal é que seja feita uma faxina com alguma regularidade, com a técnica molhada.

A limpeza molhada é a mais completa das que fazemos em casa, porque consiste em esfregar as superfícies com produtos adequados e enxagua-las com água abundante. Esse processo costuma ser eficiente para eliminar quase todos os micro-organismos do ambiente.

Uma dica para potencializar os efeitos de desinfecção de uma limpeza pesada é utilizar as três formas, aproveitando o melhor de cada uma delas. Você pode, por exemplo, aspirar o ambiente, depois, esfregar e enxaguar, em seguida, secar tudo com um pano e algum produto cheiroso, com efeito esterilizante.

Quais produtos fazem isso?

A indústria desenvolveu e colocou no mercado vários produtos com ação desinfetante. Em geral, eles são compostos por uma ou mais das seguintes substâncias:

●     álcool: as formas com 70% ou mais possuem ação eficiente para eliminar alguns vírus, bactérias e fungos em fase vegetativa;

●     cloro ativo: ele tem forte ação oxidante, por isso, consegue matar a maior parte das bactérias e germes, além de tirar manchas e remover limo;

●     água sanitária: este produto tem base de hipoclorito de sódio, composto que tem ação desinfetante e alvejante.

É sinônimo de esterilização?

Muita gente confunde desinfecção com esterilização, então é importante saber que elas não são sinônimos. O objetivo é comum, mas a desinfecção é a destruição parcial dos micro-organismos, enquanto a esterilização visa eliminar completamente todos os seres vivos presentes naquela superfície ou ambiente.

O processo de esterilização, portanto, é bem mais rígido e cheio de etapas, por isso, normalmente, é feito por profissionais especializados. É possível contratar empresas que vão até a sua casa, se você precisar do serviço.

Alguns produtos podem oferecer algo próximo a esse efeito, mas, para isso, o modo de uso precisa ser seguido com muita rigidez. O calor ou o frio extremo também são formas eficientes de esterilização, mas a temperatura varia de acordo com o micro-organismo que você pretende eliminar.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.